Civil Online x Assento de Nascimento - CC + PEP

Olá pessoal, espero que estejam bem.

Ontem, meu processo de atribuição de nacionalidade ficou pronto, e prontamente pedi meu assento pelo Civil Online, que chegou hoje pela manhã, porém me deparo com um dilema...

Vou dar um pouco de contexto...

Minha mãe finalizou a homologação do divórcio dela, durante o trâmite do meu processo em Portugal, mas na data do meu nascimento ela era casada.


O dilema é: no meu assento de nascimento consta o nome dela de casada, pois faz referência a data do meu nascimento, que ela era casada. Porém no sistema do civil online, na "prévia", o nome dela está de solteira.

Nesse caso, quando eu for fazer o meu cartão de cidadão e passaporte na Embaixada de Brasília, eles consideram o que está no sistema "prévio" do civil online, ou o que está no assento de nascimento?


Se alguém tiver sugestão ou uma luz, agradeço.

Comentários

  • @Isac Gabriel Teoricamente virá como está atualmente em seu assento de nascimento. Uma pergunta. Anteriormente na página prévia que mencionou estava o nome dela de casada? Pois se estava e depois alterou, quer dizer que corrigiram no assento de nascimento, e o PDF que está disponível a você é ainda o de quando solicitou, que vai ficar aparecendo por 6 meses. Mas se pedisse um novo, viria atualizado.

    Agora caso não tenha alterado, será conforme consta em sua certidão.

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado August 2021

    @Isac Gabriel se foi averbado na sua certidão o divórcio dela, os documentos sairão conforme o nome após o divórcio… se não consta essa averbação, vai sair o nome de casada

    nao sei como ocorre normalmente em PT, mas no BR é mt raro a gnt ver averbação do divorcio no registro do filho para fins de alteração no nome da mãe… mas, em tese, é possível.

  • @lucasbitte Na página prévia sempre ficou como de solteira, eu pedi o assento depois do divórcio estar pronto (pedi ontem), por isso creio que meu assento de nascimento esteja atualizado, não consta nenhuma averbação de divórcio dela no meu assento.


    @gsilvestre Entendi, nesse caso o averbamento dela não consta no meu assento. Fiquei com essa dúvida se lá eles modificam o nome dos pais no documento dos filhos.


    Estou tentando entrar em contato com a Embaixada de Brasília só pra finalizar essa confirmação. Pois se caso precisar fazer algo ainda há tempo.

  • @Isac Gabriel eles costumam responder rapidamente pelo e-mail

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.