Mito do itamaraty e outros

Olá colegas de peleia!

Fiquei um pouco confuso com relação a legalização de documentos no tópico que criei "via portugal" e resolvi abrir este outro pra esclarecer alguns "acho que"

Liguei para a CRC em Portugal e falei com o setor de Nacionalidades. Segundo eles, a certidão de nascimento pode ser legalizada em QUALQUER consulado português, desde que NÃO honorário. Disse especificamente a eles que quando se faz a cidadania pelo consulado daqui eles pedem para enviarmos a certidão para legalização no ministério de relações exteriores e disseram que para eles a legalização em consulado bastava.

Outra coisa que me disseram é que eles precisam de cópia de um só documento de identidade não precisa mandar 300. Uma cópia de passaporte seria suficiente.

Além disso me disseram que se enviarmos os detalhes da certidão de nascimento eles mesmo pegam lá, não é necessário solicitar pelo portal do cidadão de Portugal para reenviar para Portugal. (o que não faz muito sentido mesmo)

Bom, o que eu gostaria do pessoal da comunidade é de que saber se alguém recebeu orientação especifica para que esta legalização seja feita no itamaraty, e se souber porque lá.

Eu sei que muita gente pode dizer: bom na dúvida manda pra Brasilia, concordo, talvez eu faça isso, mas acho que temos que nos empenhar em descobrir o que realmente é necessario e o que é perda de dinheiro e tempo.

São vários detalhes que no final acho que faz diferença, eu peridi 2 meses porque o correio extraviou a minha certidão vinda de Portugal. Talvez se tivesse feito da maneira mais "enxuta" já seria português.

Se alguém fez da maneira mais complicada e deu certo, ótimo! mas vamos tentar descobrir a maneira mais fácil para que pelo menos os próximos a fazer tenham mais facilidade.

valeu!!

Comentários

  • Juliano

    Viu falei q tinha q ser um consulado geral e NAO honorario! tem q ver se o de Porto eh geral?? isso ja nao sei...

    E quanto ao itamaraty eu nunca mandei!! passava no consulado e embarcava pra Portugal.

    quantos aos documentos, RG (ou passaporte) e Titulo(mandei o titulo tb nao sei pq), mas tudo autenticado no cartorio de Porto alegre!

    Fiz assim e minha avo ja e portuguesa , meu pai tb e agora masi uns dias serei eu!!!
  • É Dani

    Acho que tu estavas certa mesmo! Foi por causa das tuas dicas que eu resolvi me informar melhor sobre isso, thanks!
    Eles disseram que não precisa ser Consulado Geral, basta não ser honorário!

    Bom, se o da tua vó deu certo sem passar pelo itamaraty acho q o nosso vai dar tb né?

    Outra coisa Dani, tu chegou a mandar a certidão de nascimento ou tu deste os dados para que eles pegassem lá?

    Beijo!
  • Juliano

    Ha varias maneiras de se fazer as coisas, mas dependendo do orgao ou da pessoa que analisa o processo, aumentam as exigencias.
    Sei de depoimentos que na CRC pediram ate titulo de eleitor e tambem a legalizacao pelo Itamaraty.
    Eu sou prova disso, pois para minha cidadania (pelo meu Pai) a Cosnervatoria da Ilha da Madeira me disse por telefone que eu deveria legalizar minha certidao de nascimento no Itamaraty e no Consulado de Sao Paulo... foi o que fiz, pois ela me disse que estavam recebendo muitos documento falsos vindos do Brasil.
    Entao, recomento a todos que para GARANTIR a aprovacao do processo que nao economizem em carimbos.
    Cada um pode tomar suas decisoes e fazer ate diferente,,, pode dar certo tambem, mas tem pessoas que acham que precaucao e caldo de galinha, nao faz mal a ninguem.
    Sei tambem de um amigo (amigo mesmo) que hoje mora em Lisboa que na CRC lhe exigiram os carimbos acima, que ele nao tinha na epoca e teve que mandar pro Brasil de volta para alguem fazer pra ele.

    Quanto a obter a certidao portuguesa, realmente voce nao precisa manda-la para o processo desde que indique todos os dados de n. de assento, freguesia e concelho.

    Abraco.
  • Juliano

    Texto tirado do Consulado de Sao Paulo: (Legalizacao)

    "Como muitas entidades portuguesas o têm exigido, é altamente aconselhável que os documentos emitidos no Brasil (certidões de nascimento, casamento, óbito, procurações, diplomas, testamentos, autorizações, etc) sejam sempre legalizados"

    No link abaixo pode-se constatar a exigencia de legalizacao do Itamaraty.

    http://www.consuladoportugalsp.org.br/itamaraty.htm
  • Obrigado Paulo!

    Era isso mesmo que eu queria ouvir, de casos reais onde foram exigidos esses documentos. Agora que tu mencionaste eu me lembro desta onde de falsificação que gerou essa burocracia extra.
    O que frusta um pouco é que eu liguei para o orgão responsável pela nacionalização e perguntei especificamente sobre o itamaraty e a resposta foi aquela que citei acima. Mas como tu disseste, vai que outra pessoa pegue meus documentos e diga que precisa...
    Em fim, mais um tempo precioso que vou perder.. :(

    Grande Abraço!!
  • Juliano com qual telefone você conseguiu falar com a CRC??
    Eu estou querendo ligar pra la há mto tempo, mas sempre que tento chama, chama e ngm atende!
    Estou ligando pra 2 telefones:
    351213817647
    351213817600

    Mas o mesmo problema nos 2, ngm atende.

    Eu fui no consulado do Rio, e me informei, parece que no dia 20 de junho partiu duas caixas com processos pra CRC e o meu tava junto. Ai queria ver com a CRC se já foi integrado o meu processo.

    E mais uma dúvida, após a integração do processo (é isso mesmo? integração), a certidão portuguesa pode ser emitida já?
  • Diego

    Eles teem um prazo minimo pra montagem do seu processo e verificacao se nao falta nada. Ai entao eles dao um numero de processo, isso nao quer dizer que estara ja aprovado pelo Conservador , entao nao sera ainda emitida a certidao de nascimento.
    Somente depois de aprovado o processo pelo Conservador, ai entao eles darao um numero para sua certidao de nascimento.
  • Itamaraty = Ministério das Relações Exteriores

    Nome bem sugestivo, não acham?
  • Paulo

    A nao ser no meu caso, que fui pessoalmente a Lisboa e a propria funcionaria das extensoes das CRCs conferiu e ticou os docs. Em 3 dias chegou meu numero de processo via email, conforme pedido meu.
  • Nossa, os documentos do meu pai emperraram no consulado, quando fui enviar pedi para fazer um depósito em Vale Postal e a menina dos correios fez Dinheiro Certo e só fui perceber quando a moça do consulado me ligou e disse isso.
    Aí fiz um depósito no Bradesco conforme a mulher do consulado indicou, isso faz 7 dias e até agora nada, mandei um e-mail para o consulado exigindo explicações.
    Vamos ver no que dá.
  • Paulo,

    Acho que jah tem um numero de processo já.
    Pq quando fui no consulado, o funcionario deu o numero do processo pra outra funcionaria saber se já estava integrado.

    Seria isso mesmo?
  • Diego

    Eziatem dois tipos de numeracao, uma no Consulado e outro em Portugal e o que lhe interessa e o 2o.
  • DIEGO

    No primeiro e um numero de controle, assim como foi no caso em Lisboa. Depois que mandam o numero de processo, ou por Email, se vc pediu, ou pelo telefone, quando vc telefonar. Fique tranks
  • Ah.. Entendi!

    Muito obrigado pelas informações Alex e Paulo.
    Mas só mais 1 pergunta, após já existir um numero de processo na conservatoria e o conservador aprovar o processo e talz, quanto tempo demora pra ficar pronta minha certidão?

    E outra, a mulher do consulado do rio, me informou que após ser integrado meu processo, ela poderia emitir uma certidão aqui no consulado para efeito de viagem e talz..
    Pra eu chegar na imigração e apresentar, dizendo que sou Português e talz...isso procede?
  • Juliano

    a legalização no itamaraty e exigencia de alguns cosulados para poder legalizar e colocar o selo branco, as crcs so verificam a legalização pelo consulado (o selo branco) mas para o consulado legalizar eles pedem que passem pelo itamaraty pelo menos em curitiba e sao paulo e assim
  • Eu passei as certidoes da minha avo , do meu pai e a minha no consulado de SP, e eles nao exigiram o selo do Itamaraty. Foi para a CRC e a cidadania da minha avo e do meu pai ja ta pronta e a minha ta a caminho!!


    Concordo que quanto mais selos tiver e tal, melhor eh, mas so quis deixar registrado a minha experiencia!
  • Diego

    Voce so tera sua certidao de nascimento pronta quando o processo for finalizado, ou seja, quando o Conservador aprovar seu processo ai entao eles darao um numero de registro do seu processo. Ou seja o numero do registro do seu nascimento portugues, o qual voce depois podera solicitar uma via para fazer Bilhete de Identidade.
    O que a moca do Consulado quiz dizer e isso.
  • Diego

    Desculpa não ter te respondido, mas não consegui entrar na comu antesde hj. Acho q a gurizada respondeu as tuas dúvidas quanto aos números de processo melhor do que eu responderia até pq eu nem cheguei nesse estágio ainda hehe.

    Quanto aos telefones eu tentei esses dois mesmo. Acordei as 6:30 e fiquei tentando, só fui conseguir falar com alguém as 8:00. Não sei pq não atendem, mas na insistência até se consegue.

    Quando fui atendido perguntei sobre essa questão de validação e a mulher disse que me passaria pra pessoa do setor de nacionalidades pra responder, perguntei se este setor teria um telefone direto e ela me deu o 351 213817647, não cheguei a usá-lo pq ela me passou pro setor internamente, tá aí mais um número pra tentar :) se alguém tiver sucesso em usá-lo me avise! A senhora que me atendeu foi muito prestativa e objetiva ao contrário das outras 3 pessoas com as quais eu falei antes.

    Outra dica: não sei se é mto caro ligar pra lá por telefone, mas eu tenho usado o skype out e tenho falado mto bem com qualquer parte do mundo, pra Lisboa pago 1,2 centavos de libra (pq paguei em libras) por minuto. É só carregá-lo online e ainda por cima ele tem um discador automático, ideal para esses casos! haha
    (não, não estou ganhando comissão pela propaganda!)

    Bom, semana que vem deve chegar a minha certidão de Brasília e daí já mando pra Lisboa :D

    Valeu gurizada!
  • Valeu ai pela ajuda!

    Eu to meio bolado pelo seguinte!

    Dia 08 de Setembro estou indo pra Portugal, mais precisamente pro Porto, onde vou estudar na Univ. do Porto por 6 meses.

    Dai eu tentei tirar o visto de estudante no consulado, só que a mulher da parte de vistos la do consulado, falou que era melhor eu não tirar, pq o pedido iria chegar no SEF e eles iriam negar pq eles iam consultar e ver que eu tenho (teria na época) a nacionalidade portuguesa.

    O problema é esse, até agora não saiu! Eu entrei com o processo de atribuição no dia 17 de junho, com todos os documentos, tudo certinho. Só que agora preciso da certidão pra viajar, já que não vou ter visto. Vocês acham que até dia 8 essa certidão pode chegar aqui no Brasil?
    Será que se eu ligar pra CRC dando meus dados, e explicando essa situação, elas podem agilizar meu processo? Pq até pra eu poder me matricular na faculdade eu vou precisar do BI, então essa certidão é fundamental pra mim! =(

    Alguem tem alguma idéia do que fazer?
  • Diego

    Tenta ligar na CRC e saber como anda seu processo, de repente vc pega sua certidão lá mesmo, faz seu BI e depois a matricula.
  • Diego

    Veja, eu precisei viajar da Suica para Portugal tirar BI e Passaporte na epoca. So tinha o passaporte brasileiro em maos. Mas heis que eu tinha conhecimento com a funcionaria da Conservatoria de Foz Coa. Telefonei e expliquei a situacao que precisava de qualquer comprovante para entrar em PT. Ela disse que qualquer conservatoria tem acesso a todas as certidoes portuguesas. Dai no mesmo dia ela mandou por Fax e eu viajei tranquilo. Entrei mesmo com xerox na mao. Nao tem estresse, na cabeca deles nao somos brasileiro, somos portugueses nascidos no exterior, e eles estao certos.
    Se tiver como resolver desta maneira, faca-o.
    Boa sorte
  • Pow valeu pela dica Alex!
    Se meu processo já estiver aprovado, com numero do registro tudo certo, vou ver se a mulher da conservatória me manda por fax mesmo uma cópia da certidão.

    Eu sou estou preocupado com o tempo, não estou nem tão preocupado em entrar em Portugal, mas preocupado em quando eu chegar lá já possa dar entrada no BI pra poder me inscrever na faculdade. Mas segunda vou ligar pra CRC e explicar minha situação, espero que de tudo certo! ;D
  • Diego

    BI vc tira la, te dao em 6 dias. Valeu
  • Thiago

    Valeu pela dica. É, pelo jeito tem funcionarios que realmente não complicam com a legalização mas como o paula já disse que teve casos em que foi exigido acabei indo pela precaução. Já mandei quinta passada minha certidão pra Brasília, semana q vem deve estar de volta. E a tua cidadania, saiu rápido depois da entrada em Portugal? faz tempo que fizeste?

    Diego, para tirar o BI acho que da pra fazer um pedido de urgência, mas tem que ter um bom motivo, e eu acho q o teu motivo é bom o bastante. Tenta te informar se tem algo parecido com o processo de cidadania, até pq foste mal orientado pelo consulado, talvez eles levem isso em conta.

    Abraços
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.