Ajuda!!!!
Boa noite, preciso de ajuda para localizar o registro de nascimento/batizado do bisavô de meu companheiro para fins de solicitar a cidadania portuguesa para ele.
Possuo as seguintes informações:
Nome do natural português: José Luiz Teixeira
Filiação: Manoel José Teixeira e Maria Leopoldina Reis
Ano estimado de nascimento: 1877 - 1879
Irmã: Maria Adelaide Teixeira, nascida entre 1887 e 1889
Não sabemos o local de nascimento
Agradeço toda ajuda.
Muitíssimo obrigada.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@RosaneAlcantara
Qual o nome do cônjuge e filhos do José Luiz?
solicite informações da habilitação do José Luiz e da irmã até alguém postar alguma novidade
Ficha: 14916 / Fundo/Coleção: 3ª Pretoria do Rio de Janeiro, (Freguesia de Sacramento) - EV
Assunto: Habilitação para casamento de Agostinho Vitorino de Carvalho e Maria Adelaide Teixeira
Ano Inicial: 1910 / Número: 3187 / Maço: 42 / Gal: A
https://www.gov.br/arquivonacional/pt-br/servicos/copy_of_acervos-mais-consultados/registro-civil-da-cidade-do-rio-de-janeiro
se o cônjuge for a Marieta
Ficha: 78477 / Fundo/Coleção: 11ª Pretoria do Rio de Janeiro, (Freguesia do Engenho Velho) - T8
Assunto: Habilitação para casamento de José Luiz Teixeira e Marieta de Sousa
Ano Inicial: 1904 / Número: 2737 / Caixa: 330
https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:XJ3T-NVK no casamento está que é filho natural da Maria Leopoldina
@Kleber Silva Aguiar
Olá Kleber, vou anexar as certidoes de casamento de José Luiz Teixeira, Marietta de Souza e de Maria Adelaide Teixeira do que tenho (todas do Brasil).
Quanto aos filhos do casal José Luiz e Marietta são todos falecidos, os nomes estão abaixo relacionados. as datas de nascimento, quando sabidas, estão entre parenteses:
Alzira Teixeira (1905), Zulmira Teixeira (1907), Regina Teixeira (1908), José Teixeira (1910), Ruben Teixeira (1912), Orlando Teixeira (1921), Nilda Teixeira (1923), Nelson Teixeira (1927), Luis Teixeira e Raul Teixeira.
Perguntei ao cartorio que emitiu a certidão de casamento de Jose Luiz & Marietta sobre os documentos apresentados para a habilitação para o casamente e fui informada que são incinerados após cinco anos sem nenhum tratamento para preservação...
Tentei no Tompo.pt mais não consegui entender a dinamica do site... Você sabe como usá-lo?
Onde mais posso procurar?
Obrigada por toda ajuda. Vamos nos falando.
Muito obrigada
@Kleber Silva Aguiar Localizei os nomes dos pais de José Luiz Teixeira e de Maria Adelaide Teixeira: Manoel José Teixeira e Maria Leopoldina Reis, agora o local de casamento tá difícil...
@RosaneAlcantara
Solicite informações no AN "sobre os documentos apresentados para a habilitação para o casamente"
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/255875#Comment_255875
@Kleber Silva Aguiar enviei um e-mail para o AN, agora é só cruzar os dedos é aguardar
Obrigada
@Kleber Silva Aguiar liguei para o AN/RJ e a previsão para resposta às consultas realizadas por e-mail (única forma de atendimento no momento) está morosa... Logo, pensei em consultar o Cartão de Imigração deles, mas não sei por onde começar, você tem alguma idéia?
Forte abraço
@Kleber Silva Aguiar
Prezado, qual é a ferramenta mais eficiente para consultar cartão de imigrante?
Abs