Continuidade do processo. AJUDA
Hector
Member
O processo de minha avó foi finalizado. A partir de agora surgiram algumas dúvidas....
Já estou com o numero do assento, porém para iniciar o processo do meu pai, eu preciso obrigatoriamente realizar a transcrição do casamento dela ou só precisaria pedir a certidão de nascimento pelo civil online , juntar com todos os documentos necessários e enviar para Conservatória?
Desde já agradeço !!!
Atenciosamente Hector.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Hector , se sua avó foi a declarante do nascimento do seu pai, não precisa transcrever o casamento.
Se, no entanto, o declarante foi seu avô (situação mais comum), tem que transcrever o casamento. Os locais mais rápidos são o Consulado de santos (se mora em SP ou MS), do Rio (se mora no RJ ou ES) ou Ponta Delgada (Açores)
Depois, mande os documentos de seu pai, como filho, pelos artigo 1C, para o Arquivo Central do Porto.
Olá Leticia, obrigado !!!
Realmente meu avô foi o declarante, então terei de realizar a transcrição do casamento deles. Para isso, minha avó terá de ir junto ou não precisa? Pergunto isso pois ela tem problemas de locomoção.
++++ Original da certidão de nascimento do(a) nubente estrangeiro(a) – NASCIDO(A) FORA DE PORTUGAL – emitida há menos de um ano, com assinatura do escrevente reconhecida e apostilhada (não precisa ser de inteiro teor)++++
Essa certidão de nascimento pode ser a Brasileira apostilada, correto ?
AInda não possuo a certidão de nascimento Portuguesa, apenas o numero do assento. Eles pedem a fotocópia da certidão portuguesa ou qualquer documento emitido pelas autoridades portuguesas.... Esse número de assento de nascimento, serve como documento ?
@Hector , sua avó não precisa ir, todo o processo é feito pelos Correios!
Sim, a certidão de nascimento do cônjuge brasileiro é inteiro teor, apostilada
Pode mandar apenas o número do assento, eles verificam pelo sistema.
Você manda os documentos pelos Correios, eles analisam, mandam para o email informado no requerimento as instruções para pagamento, transcrevem o casamento e devolvem os documentos no envelope plástico (do SEDEX) que você vai mandar.
Obrigado pelos esclarecimentos, Leticia !!!!