Ajuda Busca Certidão Portuguesa Bisavô - poucas informações

Olá pessoal, venho aqui no fórum solicitar humildemente uma ajuda, depois de um ano procurando os documentos de meu avô e do meu bisavô português, consegui poucas informações que relato abaixo, família muito afastada e os que estão vivos tem pouca ou nenhuma informação. Meu bisavô que é o português, meu pai está vivo, e meu avô falecido.


Nome Português: ANTONIO AUGUSTO LOUREIRO DE SOUZA

Filiação: Júlio Francisco José de Souza e Maria da Conceição Loureiro de Souza

Filhos do Português:

- Walter Edson Leite de Souza – meu avô – Nascimento (16/02/1917)

- Lindaura Galdina Leite de Souza – Nascimento (18/04/1913)

O português morou em Salvador-BA e os filhos nasceram lá, na região do Cartório de Santo Antonio.

Consegui as certidões dos filhos e consta apenas a nacionalidade Portugal, e que também era solteiro, por isso não busquei certidão de casamento, e ele registrou os filhos no dia seguinte ao nascimento, infelizmente não obtive mais nenhuma informação, família separada e os parentes vivos não lembram do português, provável que tenha falecido antes dos nascimentos dos que estão vivos. Nem informação do óbito obtivemos.

Informações que ouvi de uma tia, sem certezas:

- Que o português era da região de Santarém

- Talvez ele fosse padre.

Com essas informações pesquisando na internet encontrei um artigo que pode ser o pai do português

http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/71703

Ai solicitei o registro dele no ministério e me enviaram

http://arquivohistorico.min-economia.pt/arquivohistorico/details?id=231206

Como são arquivos profissionais não encontrei muita informação, mas é quase certeza que esse seja o pai do meu Bisavô, pois comentando com minha tia, ela lembrou que ouviu histórias que o bisavô dela era engenheiro. E as informações batem, pois todos os registros profissionais dele são da diretoria de obras públicas de Santarém.

Aí pensei em procurar nos arquivos distritais, mas quando vi que na região de Santarém tem inúmeros concelhos e freguesias, e sem datas prováveis do nascimento do Antonio, seriam como procurar agulha no palheiro.

Encontrei também um provável Antonio Loureiro que veio no navio Cordillere em 1906, e esse navio teve parada na Bahia, tentei procurar o passaporte desse provável Antonio no tombo, encontrei apenas o livro de registro do requerimento com o nome dele, mas o requerimento ou o passaporte não encontrei, pois justamente o ano de 1906 não está digitalizado.

Link do registro do requerimento - https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=5782970 (pagina 205, primeiro registro)

Navio encontrei nesse site - https://imigracao.duobox.com.br/ (referência 9522)

Infelizmente só possuo essas informações, já busquei em todos os sites de pesquisa, mas bateu um desespero, pois cheguei em um beco sem saída e não tenho mais uma direção clara para seguir a minha busca, só falta o assento de batismo do português para dar entrada no processo de neto do meu pai.

Espero que alguém possa me ajudar a encontrar o assento ou que ilumine uma direção na minha busca.

Coloquei todos os documentos que encontrei no drive se alguém quiser olhar e puder contribuir só me avisar que envio o link.


Agradeço imensamente.

Luiz Souza

Comentários

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.