Inicio do processo e algumas duvidas

Olà pessoal, boa noite.

Primeiro parabéns por este forum, muita informação valida e muita gente boa que ajuda. Fico contente de ter encontrado vcs. Eu estou iniciando a busca dos documentos para tirar a minha cidadania por atribuição pelo meu avô paterno. Infelizmente a minha mae faleceu quando iriamos iniciar todo o processo para solicitar a dela, antes da mudança da lei. Então agora faremos o processo por atribuição com a nova lei, e estou precisando de alguns esclarecimentos. Somos 4 irmãos.

Eu sou casada, e meu esposo é italiano, mas não mudei meu sobrenome, eu vou ter que apresentar a minha certidão de casamento de qualquer forma? Meus irmãos tmb são casados, mas no Brasil, e não mudaram o sobrenome. 

Eu moro hà 23 anos na Italia, posso declarar a minha residencia com o endereço do Brasil mesmo, ou tenho que declarar a residencia daqui da Italia?

Estou querendo apresentar meu pedido diretamente em Protugal quando tiver reunido todos os documentos, e provavelmente apresentarei também o pedido da nacionalidade dos meus irmãos. Eu poderia dar entrada em Braga (meu avo era de là) ou em Porto, ou teria que ser em Lisboa mesmo? O que me aconselham?

Pessoal, eu jà tenho a nacionalidade italiana, mas gostaria muito de ter a Portugesa porque é uma coisa de sangue e tenho uma grande ligação afetiva com Portugal. Meus irmãos não tem outra nacionalidade, sò a brasileira mesmo. Agradeceria se vcs pudessem me ajudar. Obrigada! Um abraço

  

Comentários

  • @adrianapinho

    para o pedido de nacionalidade, como não houve alteração no nome, não precisa apresentar a certidão de casamento. somente para depois fazer a nacionalidade de filhos é que vai precisar transcrever o casamento, provavelmente.

    o endereço informado é indiferente...

    não compensa dar entrada pessoalmente, muito melhor enviar via dhl/correios. Processos de neto tramitam somente em na CRC-Lisboa.

  • Obrigada pelas informações. Eu queria apresentar pessoalmente em Lisboa porque estarei passando por lá de qualquer forma para ir para a Itália. Você acha uma boa ideia?

  • @adrianapinho como disse, não compensa fazer pessoalmente. o atendimento está ocorrendo somente com agendamento e é difícil achar algum horário. muito melhor fazer pelos correios

  • Ok, muito obrigada @gsilvestre !

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.