Número do processo

Como faço para obter o número do processo de transcrição de casamento para acompanhamento. Obrigada

Comentários

• NaniNani Member

Para Ponta Delgada

• @Nani , os processos de transcrição de casamento não são numerados e não são acompanhados online.

Se os documentos estiverem corretos, Ponta Delgada manda um link para pagamento dos emolumentos no valor de 120 euros e, após a confirmação do pagamento, fazem a transcrição.

• NaniNani Member

Eu já efetuei o pagamento. Você sabe quanto tempo mais ou menos eles levam para fazer a transcrição?

• gsilvestregsilvestre Member
    editado August 2021

@Nani 1 a 2 semanas depois do pagamento

• NaniNani Member

Obrigada mais uma vez pelas informações. No momento qual é a melhor opção de conservatória para encaminhar o pedido de cidadania?

• @Nana

Se for como filho (art-1C), o Arquivo Central do Porto (ACP).

Se for como neto (art-1D) não há opção, somente pode mandar para a CRCentrais de Lisboa.

Se for outra modalidade, explique.

• NaniNani Member

@gandalf Meu marido já possui a certidão - assento e agora estou pedindo a transcrição do casamento, para posteriormente pedir do meu filho, então posso mandar para Porto, correto?

• NaniNani Member

@gandalf agora fiquei na dúvida porque meu sogro que era português de fato. Meu marido tem a cidadania portuguesa.

• @Nani , seu marido deve ser português por atribuição, o que significa que ele "nasceu" em Portugal.

Se ele foi o declarante do nascimento do seu filho até que este tenha completado 1 ano de idade, não precisa transcrever o casamento.

Mande o processo de seu filho para o Arquivo Central do Porto. Se é menor, sai em 2 meses; maior, em 6 meses.

Transcreva o casamento para mandar seu processo de cidadania por aquisição (vale a partir da concessão) pelo casamento, art. 3. Só tramita na CRCentrais - Lisboa.

• NaniNani Member

@Leticialele obrigada pelas informações. Agora que eu já pedi a transcrição, vou aproveitar e fazer o meu processo também. Posso pedir os dois na mesma época?

• @Nani , sim! A transcrição é rápida, quando o processo por casamento chegar às mãos do Conservador para análise, o casamento estará transcrito.

• NaniNani Member

@Leticialele que bom!!!!entao a relação de documentos para tirar a cidadania do meu filho será igual do meu marido? Me falaram queagora é necessário a transcrição por isso que estou fazendo, mas pelo que vc me informou não há necessidade. Obrigada, vc me ajudou muito. Boa noite!!

• @Nani , sim, os documentos são os mesmos.

A transcrição é necessária para sua aquisição por casamento

• @Nani

Desculpe ter errado o nome no primeiro post acima.

Faça como a Leticialele lhe disse e atente pra isso: O processo do filho para o ACP-Porto. O seu processo como esposa para CRCentrais-Lisboa.

O do seu filho (art-1C) corre independente porque depende somente do pai. Na maioria das vezes nem precisa da transcrição (mas no caso, quando forem analisar já estará feita): https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/253963/#Comment_253963

O processo de esposa (art-3) precisa ter pelo menos 3 anos de casada se tiver filhos portugueses atribuídos, ou 6 anos sem essa condição. Para o seu processo tem que enviar junto um xerox da transcrição.

• NaniNani Member

@Leticialele bom dia!!! Meu filho irá se casar em abril de 2022, se solicitar a cidadania agora depois terá que fazer a transcrição do casamento para alterar o estado civil antes de tirar o cartão cidadão e o passaporte? Ou melhor tirar somente após o casamento?

• NaniNani Member

@gandalfmuito obrigada pela atenção. Só mais uma dúvida.. comi meu filho irá se casar em abril de 2022 é mais vantajoso esperar para ele pedir a cidadania? Porque pelo que pesquisei tem sempre que estar com o estado civil atualizado , portanto se fizer o processo agora antes de tirar o cartão e o passaporte terá que fazer a transcrição, correto?

• @Nani

Para a cidadania não altera nada. Ao receber a cidadania, seu filho estará nascendo em PT, um bebê. A cidadania retroage ao nascimento dele.

Depois, os atos da vida civil vão se construindo ao longo do tempo, e vão sendo informados. Casamento é um deles.

O que você deve ter lido, é que se deve ter a transcrição de casamento antes de tirar o Cartão do Cidadão (uma carteira como o RG). Isso porque o estado civil e eventuais mudanças de nome, vêm registradas nela, e o consulado assim exige. Mas isso sempre será posterior a cidadania. A cidadania não depende disso. Depende apenas da certidão de nascimento, porque se refere ao nascimento como português.

• Bom dia.

Enviei os documentos para transcrição de casamento em 01/07/2021 para conservatória PD e ainda não recebi nenhum e-mail para envio do pagamento.

Aguardo por quanto tempo? Ou seria melhor enviar um e-mail para a conservatória?

Obrigada.

• @Beatriz Sartori PD tem demorado mesmo. Eu esperaria mais 1 semana antes de mandar e-mail… Os documentos foram recebidos la dia 1/7?

• NaniNani Member

@Beatriz Sartori eu enviei a transcrição para PD e após 45 dias me enviaram o e-mail com o link para pagamento. Logo chegará o seu...

• @gsilvestre Chegaram lá no dia 06/07. Obrigada, vou esperar mais uma semana.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.