Certidão de nascimento

Boa tarde,

Gostaria de um auxílio em relação a certidão de nascimento do meu bisavô, ele é Português e eu gostaria de obter a cidadania através dele, porém, nenhum parente tem os documentos dele e muito menos sabe aonde ele nasceu, todas as informações que eu tenho sobre ele são:

Nascimento: Portugal

Nome: Amador Gonçalves Colletes  

Nascimento: estimado entre 1851 e 1907 

Falecimento: 1945

Nome dos genitores: Manoel Gonçalves Colletes e Maria Campana de Arruda

Nome da(o) esposa(o): Maria Campana de Arruda

Em relação ao pai dele, aparentemente a informação que eu achei sobre onde ele morava era o local de nascimento dele: Tangil, Braga, Portugal talvez o meu bisavô tenha nascido lá também.

Outras informações pertinentes:

Amador: https://www.geni.com/people/Amador-Gon%C3%A7alves-Colletes/6000000131762695998

Esposa do Amador: https://www.familysearch.org/tree/person/details/GS3Y-Z7F

Pai do Amador: https://www.geni.com/people/Manoel-Gon%C3%A7alves-Colletes/6000000131762696124

Agradeço toda a ajuda que puderem fornecer!

Comentários

  • @luccascollettes

    deve ser a chegada em SP http://www.inci.org.br/acervodigital/upload/livros/pdfs/L082_150.pdf nº ordem 1263, cita Jaboticabal e o fazendeiro tem sobre nome "Colete"

    deve ser o registro nº 30 do Amador https://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1099479 ...m0838.tif da freguesia de Merufe / Monção / Viana do Castelo https://tombo.pt/f/mnc15

  • @Kleber Silva Aguiar

    Agradeço o seu auxílio! No caso agora basta eu entrar em contato com a paróquia e solicitar o registro pelo nome do meu bisavô?

  • Bom dia pessoal! Infelizmente não são esses, segue resposta do arquivo distrital:

    Informamos que foram efetuadas as pesquisas que solicitou e que não foi localizado o documento pretendido.

    O assento que refere neste pedido trata-se de facto de um Amador, mas filho de Manuel Rodrigues e Maria José Gonçalves e não dos pais que aqui são descritos.

    Mais o informo de que os livros de registos de batismos da paróquia de Merufe já se encontram disponíveis via WEB.

    Por esta razão, queira efetuar as pesquisas via web, através do site deste Arquivo Distrital de Viana do Castelo.

    Para o efeito, terá de escolher o separador “Pesquisa Avançada” e, de seguida, deverá inscrever no campo “Código de referência” a expressão “PT/ADVCT/PRQ/PMNC15/001/00014 para os anos de 1865 a 1892 e PT/ADVCT/PRQ/PMNC15/001/00015 para os anos de 1893 a 1911

    Seleciona então o quadrado “Com Representação” em “Representação Digital” e clica em pesquisar. Passa logo a visualizar todos os registos descritivos existentes e, para visualizar as imagens do livro acima referido.

    Caso não encontre ali os assentos de que necessita, poderá efetuar o mesmo procedimento relativamente a outras freguesias do concelho ou do distrito que já se encontram online, utilizando, para o efeito os códigos de referência constantes da Lista alfabética dos fundos custodiados e respectivos códigos de referência disponível em http://advct.dglab.gov.pt/fundos-e-coleccoes/

    Aproveito a oportunidade para o informar de que se encontra em vigor nestes serviços como, aliás, nos restantes Arquivos Distritais da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), uma tabela de preços segundo a qual a primeira meia hora de pesquisas é gratuita, mas, finda esta, os requerentes passam a pagar 20,00 euros pela primeira hora ou fração e 25,00 euros a mais por cada hora ou fração seguintes, independentemente de ser ou não encontrado o registo pretendido.

    Se pretender a realização de nova pesquisa num período temporal diferente ou com referência a outra localidade, terá de submeter um novo pedido com os novos dados.

    Poderia solicitar o auxílio de vocês novamente?

  • @luccascollettes

    O nome da mãe e da esposa do Amador é o mesmo, Maria Campana de Arruda?

    Se ainda não tem sugiro que encontre o registro de casamento do Amador para verificar como está a filiação.

    Sugiro também que imprima o registro encontrado e, por enquanto não solicite uma via no AD de Viana do Castelo verifique primeiro a filiação no casamento.

  • @Kleber Silva Aguiar

    Peço perdão pelo equívoco, na realidade o nome da esposa dele é: Maria Cândida Mendes Vieira

    Vou tentar procurar a certidão de casamento dele pelo cartório, obrigado pela dica!

  • @Kleber Silva Aguiar

    Eu conseguiria encontrar de alguma forma a certidão de casamento deles sem a data? Pois nenhum parente teria esses documentos do meu bisavô e nem mesmo detalhes

  • Outra informação que eu posso ter encontrado é que o ano de nascimento do Amador pode ter sido aproximadamente em 1895 e o último nome pode ter sido diferente, sendo Manoel Gonçalves Collete

  • No registro número 312 do link https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939N-Q739-VS?i=2&wc=M5JB-PTR%3A372431201%2C371871902%2C372437101&cc=2177299 refere-se à algum Amador Gonçalves Collete, mas não sei do que se trata pois não consigo ler o quê está escrito

  • @luccascollettes geralmente o casamento ocorria no mesmo cartório em que o primeiro filho foi registrado, no período de 1/2 anos antes... creio que teria que fazer uma busca

    sobre o registro que você achou, o que entendi: batismo ocorrido em 6/10/1912 de Antonio, nascido em 2/5/1912, filho de Amador Gonçalves Collete e Maria ? (pode ser Vieira), naturais de Jaboticabal (pode ser um erro msm). Padrinho: Au...? Gonçalves Collete e madrinha Anna Francisca Collete.

  • @gsilvestre , @luccascollettes , Antonio, filho de Amador Gonçalves Collete e Maria Vieira. Padrinho Antonio Gonçalves Collete e Anna Francisca Collete

  • @Leticialele

    Boa tarde, obrigado pela informação!

    Eu solicitei a certidão de nascimento do pai de minha vó, de nome Sidonio e descobri que os nomes na filiação são: AMADEU GONÇALVES COLLETES E MARIA VIEIRA COLLETES

    Porém não informou nada relativo à origem dos mesmos, será que eu conseguiria de alguma outra forma?

  • @luccascollettes , tem que pedir a retificação do nome de Amadeu para Amador! A não ser que o escrevente tenha transcrito o nome errado. É bom olhar a cópia reprográfica do livro.

  • @Leticialele

    Eu abri um ticket solicitando a retificação, obrigado. Quanto a cópia reprográfica do livro, como faço para visualizar?

  • @Leticialele

    Me tira uma dúvida, eu descobri que o irmão do Amador nasceu em 16 de dezembro de 1857, Merufe, Viana do Castelo, Portugal.

    Será que por ele, que tenho informações sólidas, conseguiria buscar algo em relação ao irmão, Amador?

  • @luccascollettes , você pode pedir para no Cartório para verificarem se houve engano na transcrição, pois o nome é Amador e não Amadeu.

  • Pessoal, ainda em pesquisas sobre a certidão de batismo do meu avô e nada...

    Não entendo como a certidão do meu tio, possa ter informações tão claras e ainda não encontrarmos o documento nas pesquisas.

    Será que pode não haver o documento?


    De qualquer forma, seguem informações que consegui até o momento.

    I. Manoel Fernandes (Tronco Principal)

    • Nascimento Estimado: Cerca de 1893 (tinha 30 anos em 1923). O dossiê genealógico aponta provável nascimento em 24/06/1893.
    • Local de Nascimento: Sistelo, Arcos de Valdevez, Portugal (prioridade baseada em outros documentos como a ficha consular do filho Américo e o dossiê genealógico). A certidão de óbito menciona apenas "Portugal".
    • Pais: Francisco Fernandes e Rita Domingues Freitas (ou Rita Domingues).
    • Óbito: 13/03/1980, às 21h, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

    II. Aurora Afonso Branco/Fernandes (Primeira Companheira de Manoel Fernandes)

    • Nascimento Estimado: Cerca de 1897 (tinha 26 anos em 1923). O dossiê genealógico aponta aproximadamente 1897.
    • Local de Nascimento: Merufe, Monção, Viana do Castelo, Portugal.
    • Pais: Manoel Afonso (Branco) e Maria da Conceição (com variações: Sinhorini, Senhorini, Cinhorini).
    • Casamento com Manoel Fernandes: Ocorreu em Portugal, entre 1910 e 1923. Não foi localizado o registro exato até o momento.
    • Óbito: Data e local do óbito de Aurora não foram localizados nos documentos fornecidos. É sabido que faleceu antes de Manoel iniciar união estável com Maria Augusta da Silva.

    III. Filhos de Manoel Fernandes e Aurora Afonso Branco/Fernandes:

    • Francisco Antonio Fernandes: Nascido em 15/08/1922, em Campo Grande, MS, Brasil. Pais confirmados: Manoel Fernandes e Aurora Afonso Fernandes.
    • Américo Fernandes: Nascido em 03/08/1923, às 09:00, na freguesia de Merufe, concelho de Monção, Portugal. Pais confirmados: Manoel Fernandes e Aurora Afonso Fernandes. Faleceu em 10/03/2015 em Campo Grande/MS, Brasil.

    IV. Irmãos de Aurora Afonso Branco/Fernandes (em ordem crescente de data de nascimento):

    • Manoel Affonso: Nascido em 13/01/1904, em Merufe.
    • José Afonso Branco: Nascido em 24/02/1909, em Merufe. Pais: Manoel Afonso Branco e Maria da Conceição Sinhorinho Branco.
    • Esperança Sinhorini Branco: Nascida em 25/11/1910, em Merufe. Pais: Manoel Affonso Branco e Maria da Conceição Sinhorini. Casamento em 27/12/1933 em São Paulo, Brasil.

    V. Maria Augusta da Silva (Segunda Companheira de Manoel Fernandes)

    • Nascimento: Por volta de 1910 (tinha 66 anos de idade ao falecer).
    • Óbito: 26/07/1976, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.
    • Naturalidade: Cuiabá-MT.
    • Relacionamento: União estável com Manoel Fernandes, após o óbito de Aurora Afonso Branco/Fernandes.


Entre ou Registre-se para fazer um comentário.