Procuro ajuda Certidão Brasileira

Boa noite para todos do Fórum.

Estou tentando achar a Certidão de Nascimento de minha sogra ( neta de portuguesa ). Estou ajudando a mesma no processo de Neto. Já temos todas as outras certidões e a certidão dela é a única que ainda não encontramos.


Algum amigo(a) poderia ajudar a localizar a certidão dela:


Nome solteira: Ana Maria Alonso Carneiro.

Nome casada: Ana Maria Carneiro do Nascimento.


Nascimento: 03/07/1957 ( Rio de Janeiro )


Filiação: Burguy Azevedo Carneiro.


Therezinha Alonso Carneiro.


Morava ao nascimento no bairro de Parada de Lucas no Rio de Janeiro.


Se alguém puder ajudar agradeço, visto que ela não sabe onde foi registrada.


Só sabe que nasceu provavelmente na Penha - Rio de Janeiro.

Comentários

  • Boa tarde @rogeriofernandes

    No site do Arquivo Nacional, no SIAN (tem que fazer cadastro), você tem acesso aos registros até 1961 dos cartorios do Rio (na aba de favoritos). Se não tem informação exata, começa folheando as do cartorio de Iraja (sucursal Penha) e assim por diante, pode demorar, mas vale a pena.

  • Eu achei que o registro do irmão de Ana Maria (PAULO CESAR ALONSO CARNEIRO), faça a busca tbm no cartorio de Jacarépagua


  • Olá @Ferpirj .

    Muito obrigado pela sua ajuda. O Paulo realmente é irmão da minha sogra, inclusive ele já até faleceu a uns anos atrás.

    Vou tentar achar no Sian algo sobre minha sogra. Não sei fazer direito essas procuras, mas vamos que vamos. Kkk

  • @Ferpirj realmente infelizmente não consigo ver os livros no SIAN. Até acho o link do acervo mais não abre. Me explica por favor como vc conseguiu ver os livros.

  • @rogeriofernandes , o último livro disponível para consulta online do cartório de Jacarepaguá é de junho de 1957.

    Sugiro que peça buscas no Cartório do 6º RCPN - Av. Geremário Dantas, Nº 142 - Tanque - Jacarepaguá 

  • @Leticialele obrigado mesmo Letícia.

    Farei isso. Estou reunindo a documentação para retificar alguns dados na certidão de casamento ( da portuguesa com o espanhol ).

    *Já peguei a certidão de nascimento da portuguesa ( inteiro teor digitada com apostilamento )

    *A certidão de nascimento do espanhol ( inteiro teor digitada com apostilamento e já fiz tbm a tradução juramentada) farei semana que vem o registro desses dois documentos estrangeiros no Cartório de RTD no Rio de Janeiro.

    * Já tenho a certidão do casamento deles realizada no Brasil em inteiro teor digitada. Essa certidão a retificação de dados.

    Dados a ser retificados na certidão de casamento:

    * A data de nascimento do espanhol tá com o dia, mês e ano errados.

    * Falta um sobrenome no nome do pai e da mãe do Espanhol.

    * A data de nascimento da portuguesa tá com o ano errado.


    OBS.

    Na certidão de casamento deles o nome da portuguesa consta como Anna de Souza Guimarães ( nome adotado por ela como solteira, visto que sua certidão de batismo só consta Anna)

    Após o casamento ela adotou o nome Anna de Souza Alonso ( esse Alonso é do Marido Espanhol José Alonso Blanco )

    Pedi ao cartório do óbito da portuguesa comunicá-lo ao cartório do casamento ele assim o fez, todavia o cartório do casamento disse não poder fazer a averbação deste óbito por terem o nome diferente e na certidão não dizer que ela passou a adotar o Alonso.

    Pediram para quando fizer as retificações explicadas acima aproveito e coloco no processo a certidão de nascimento da filha brasileira deles para provar que a portuguesa adotou o sobrenome Alonso após o casamento.

    Só depois da retificação destes dados irei transcrever o casamento pelo consulado do RJ.


    Minha dúvida: ESTOU NO CAMINHO CERTO?


    Desculpa o texto gigante.

  • @rogeriofernandes , sim, está no caminho certo.

    Esse cartório que se recusou a averbar o óbito, pelo visto, não sabe nada!!

    O Código civil brasileiro de 1916 determinava , no artigo 240, que, ao casar, a mulher assumiria o sobrenome do marido e era relativamente incapaz(!!!) art. 6, II

    Isso vigorou até 1962, com o Estatuto da Mulher Casada!!

    Portanto, mesmo que não houvesse explicitamente menção na certidão de casamento, era um preceito legal, ao qual os cartórios não poderiam desobedecer!!!

  • @rogeriofernandes o site do arquivo nacional vive dando erro, vai atualizando a pagina que aparece.

    vc tem que fazer o cadastro, depois vai em favoritos e registros civis e depois ir no cartorio que deseja, vai aparacer qual tipo de registros que vc quiser e depois de escolher aparece um link em pdf para vizualizar

  • Muito obrigado pela ajuda de vocês. Vamos que vamos correr atrás de resolver tudo até a nacionalidade.

  • MikeBragaMikeBraga Member
    editado August 2021

    Olá, amigos!

    Como estão?

    Preciso da vossa orientação e ajuda... e das graaandes!

    Meus 2 primos estão tentando encontrar as certidões de suas avós (que são irmãs). Já buscamos em vááários cartórios, mas sem sucesso!

    Conseguimos visualizar algumas informações no FamilySearch, como os registros de casamento e de óbito. O atestado de uma delas o meu primo até tem, mas as certidões seriam primordiais. O único problema é que os nomes aparecem "de casada e de solteira", o que dificulta um pouco... Se alguém por gentileza conseguir encontrar as certidões de nascimento, ou dar-me uma direção, ficarei eternamente grato. Depois mando-lhes um chocolate pelo Correio, rs!

    O mais engraçado é que a certidão de nascimento do meu avô (pai da minha mãe, irmão delas) eu consegui em São Cristóvão, bairro onde viveram por muitos anos. Mas nesse mesmo cartório, após as buscas, informaram que os documentos (delas) não se encontram lá.

    a) DULCE DA SILVA BRAGA (nome de solteira)

    a) DULCE BRAGA MAGALHÃES (nome de casada)

    >>nascimento: 11/11/1920 ----------------- batismo: _/____/____ --------------- falecimento: 29/09/2002 (já temos o atest. de óbito)

    b) CÉLIA DA SILVA BRAGA (nome de solteira)

    b) CÉLIA DALVA BRAGA DO NASCIMENTO (nome de casada)

    >>nascimento: 25/02/1911 --------------- batismo: 15/08/1911 (São Cristóvão) ----------------- falecimento: 18/05/1985

    c) nome do pai: JOÃO MARIA DA SILVA BRAGA / às vezes aparece como JOÃO BRAGA (português)

    d) nome da mãe: EVANGELINA FERREIRA DA SILVA BRAGA (brasileira)

    Grande abraço, Maicon Braga

  • @MikeBraga , no caso da Dulce, como a mãe brasileira foi a declarante, terá que transcrever o casamento dos pais.

  • Boa tarde, meus amigos!

    Desculpe pela demora para respondê-los!

    Muito obrigado pela ajuda, @Kleber Silva Aguiar, e pela atenção, @Leticialele !

    Consegui adiantar o lado de um dos meus primos, no caso, da parte da sra. Dulce.

    Já a parte da outra parente, a sra. Célia, vou ver como conseguimos desvendar o mistério da documentação dela, pois essa certidão de nascimento está mais difícil de ver que a cara de um bacalhau. rs! O mais engraçado é que o meu avô (pai da minha mãe, e irmão delas) eu encontrei logo (no cartório de São Cristóvão)... Mas os demais estão "espalhados", como é o caso Dulce...

    Entretanto, @Kleber Silva Aguiar , há possibilidade de o senhor ver também se encontra algo de JOSÉ MURILO (ou Murillo) DA SILVA BRAGA? Estamos em busca dessa certidão há teeempos. Ele tbm é irmão delas duas... e no FamilySearch encontrei o básico. Seus pais são JOÃO MARIA DA SILVA BRAGA e EVANGELINA FERREIRA DA SILVA BRAGA. Ele português, e ela brasileira.

    Outro ponto importante: COMO POSSO ENVIAR O VOSSO CHOCOLATE? Ah, pois ééé... não esqueci, não! rs!

    Obrigado mais uma vez pela atenção!

    Abraços,

    Mike

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.