Processo neto - SEM TRANSCRIÇÃO DE CASAMENTO

Olá Pessoal, boa tarde !


Ja vi em alguns comentários sobre esse assunto, diante da minha situação, que vou arriscar em seguir com processo de nacionalidade sem transcrição de casamento dos meus bisavós, queria trazer esse assunto para conferir se alguém já conseguiu processo de neto sem transcrever o casamento dos bisavós .


O meu caso farei primeiro para minha mãe que é neta de português .


Os 2 bisavós são portugueses, pais do meu avô Antônio que é pai da minha mãe Maria.


Meu bisavó declarou o nascimento de seu filho ( Antônio ) na menoridade, que Antônio declarou o nascimento de minha mãe ( Maria ) na menoridade.


Iria até então fazer a transcrição em Santos, mas descobri que a certidão de casamento deles está com o sobrenome do meu bisavô José ilegível ele apresentou com tudo legível o nome que adotou na vida adulta José Maria de Pinho, mas por algum motivo o tabelião naquela época não sabia escrever e acabou colocando qq outra coisa que parece ser Maurício, Marcílio, mas nada como Maria .


Entao vou seguir apresentando a certidão de óbito apenas, porque o cartório quer o pedido judicial pra seguir com a retificação e fico com medo de mexer nisso porque minha mãe recebe aposentadoria, não quero atrapalhar ela já que ela está fazendo um baita favor de fazer esse processo de nacionalidade por minha causa.


Desculpe se estou fazendo algo errado em postar o assunto aqui, mas pensei em trazer o tema afim de ajudar também aqueles que estão vendo essa outra rota como uma solução e caso alguém tenha conseguido processo de neto sem transcrição e sem pedido de urgência aprovado por favor pode compartilhar sua história ?


abraços amigos!

Comentários

  • @Andréspilborghs sim, outras pessoas já conseguiram sem transcrever o casamento, mas como os dois avós são portugueses, terá que mandar o assento de baptismo certificado de ambos. Essa foi a opção dada por Lisboa: transcrever o casamento ou encaminhar o assento de baptismo dos dois.

  • @gsilvestre Opa meu querido, já recebi o assento de batismo dos 2, então é sucesso, que Deus abençoe !


    Qualquer novidade já informo aqui.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.