Ajuda- local de nascimento/casamento Avô

Olá pessoal, espero que todos estejam com saúde.

Na verdade são avós da minha mãe, ambos portugueses, se casaram em Portugal. Achei bastante coisa no familysearch, solicitei 2ª via do RNE da avó dela, pois faleceu provavelmente em 1958/1960 no RJ. Estou aguardando resposta do CEPESE de uma família parecida, mas como os nomes são muito comuns ta difícil demais.

Nome do avô: João Pereira - pai: Sebastião Pereira mãe: Maria de Jesus.

Nome da avó: Maria de Jesus - pai: Antonio Lopes da Silva mãe: "Francellina" de Jesus ou "Marcelina de Jesus" (no registro dos filhos tem essa divergência, possível erro.) Tiveram o primeiro filho em 1912 no Rio de Janeiro e o 2º em 1919 no Rio de Janeiro, no registro consta que eles casaram em Portugal. na certidao de casamento do filho mais velho, José Pereira(brasileiro, pais da minha mãe) de 1945 fala que a maria de jesus tinha 50 anos.(se tiver certo ela nasceu em 1895 e teve o primeiro filho aqui no Brasil com 17 anos.)

Alguma dica? tá difícil, estou revirando os óbitos aqui do RJ e até agora nada ... busco o casamento deles e o batismo em Portugal e nada

Comentários

  • @lucas21

    Foi o ID 121773 que solicitou ao Cepese? Parece ser da sua família.

    ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    121773 João Pereira Cinfães Cinfães Sebastião Pereira Maria de Jesus Trabalhador 27 Rio de Janeiro Casado

    9920

    ID Nome ID Titular Nome Titular Grau Idade Sexo Civil

    Maria De Jesus 121773 João Pereira mulher 27 Feminino Sem Indicação

  • Foi esse mesmo, infelizmente me informaram que não possuem dados da esposa maria de jesus que estava com ele.

    Quando me enviarem os dados eu vejo se tem alguma informação que vai me ajudar.

    Por enquanto ja estou visualizando os arquivos de batismo de cinfães do ano 1895, procurando por maria de jesus. Torcendo pra serem eles, já tem muito tempo que busco.

  • @lucas21

    Qual o nome do filho que nasceu em 1919?

  • editado July 2021

    Alvaro Pereira(20/09/1919ou 21/09), esse eu já achei o registro, uma letra horrível, mas não tem muitas informações, somente que eram portugueses, não fala o local. 3ª circunscrição RJ. do Jose é de 19/08/1912. daí que peguei a diferença do nome da mãe da maria de jesus.

  • editado July 2021

    deve ser eles mesmo , pq meu avô sempre disse que veio pro Brasil com 12 anos. então eles fizeram 2 viagens. uma para ir e outra de volta. por isso a idade dela ta 27 anos, se a viagem for de 1923, é isso.

    muito obrigado guilherme, talvez esse casal esteja com um José de 11 anos, só não achei ainda. O unico problema que esse Joao Pereira está com ID diferente

  • essa informação da viagem dele com 12 anos não sei se procede, infelizmente minha família tem poucas informações relevantes a respeito.

  • Valeu Guilherme, amanhã vou tentar extrair o máximo de informações desse documento(to no celular), uma grande pista. Caso eu consiga mais alguma informação eu posto aqui. Valeu pela força amigo.

  • Esse batismo indica que o Adelino é de Avitoure, se for irmão do João (meu bisavô) grande chance de ser um irmão mais novo, vou procurar desde uns 10 anos para traz nessa freguesia pessoas de Avitoure. E de repente quem sabe um casamento nessa freguesia. Da maria de jesus, não estou conseguindo pista nenhuma, nada de ligaçao com antonio lopes e nem francellina/marcelina.

  • Bom dia Pessoal, um bom domingo para todos.

    Descobri um novo filho de joao e maria: Annibal Pereira, nascido em 18/10/1914. vou pesquisar pra saber se a criança vingou, pois nunca ouvi falar dele. nesse registro confirma que a avó por parte de maria é marcellina de jesus, batendo com o registro do alvaro e conflitando com o registro de Jose (meu avô) que esta escrito francellina. possivelmente erro de escrita, pois o alvaro e o jose batem até o endereço de residência dos portugueses. Outra coisa, achei o registro de batismo do Jose, mas não tem muita coisa, talvez os padrinhos : Jose campello de oliveira e anna carolina gomes. Tudo isso aqui no Brasil (1912,1914 e 1919 tiveram filhos no Brasil)

  • Você é muito fera amigo.

    Sem palavras para te agradecer, não é só pela cidadania, mas uma homenagem pelo meu avô, pois tive um pai ausente e foi ele quem me criou. Sinto que é um patrimônio da minha família, estou até chorando. muito obrigado.

  • Kleber, sem palavras ... muito obrigado amigo. você é demais

  • Toda a linhagem de registro vem do nome do joão Pereira, ele registrou meu avô no dia seguinte ao nascimento, será que preciso da certidão de casamento deles também ou não é necessário? será cidadania para neta(no caso minha mãe) mais uma vez obrigado pela ajuda Guilherme e Kleber.

  • @lucas21 , eu entendo que, se o avô foi o declarante do nascimento do filho até que este tenha completado 1 ano, a transcrição é desnecessária. Se a avó também era portuguesa, mande também o assento de nascimento (ou batismo) dela.

  • Obrigado Leticia.

  • Bom dia todos, gostaria de agradecer mais uma vez ao forum, vocês são demais. Com as informações do Kleber consegui achar o registo de casamento deles, 4/12/1909 na paroquia de Ferreiro de Tendais. Mesmo entendendo que não tem necessidade, fico feliz por ter esse documento comigo.

  • Gostaria de tirar mais uma pequena duvida, no livro de registo do meu avô, erraram o nome da avó materna, colocaram Francellina e na verdade é Marcellina, como consta nos registos dos outros filhos e documentos portugueses dela. Preciso mandar corrigir isso?

  • @lucas21 , sim, tem que fazer a retificação administrativa. Vá ao Cartório onde está a certidão, explique o caso e veja o que eles exigem para consertar. Talvez você consiga com as certidões brasileiras!

  • Valeu @Leticialele.

    @Guilherme Moreira, para gente fechar com chave de ouro, o CEPESE me enviou os dados daquela família. Pela foto não tenho dúvida que eram eles, com 27 anos em 1918, inclusive minha mãe até confundiu achando que se tratava do pai dela, muito igual kkkkk Obrigado amigo, saúde.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.