Mãe neta de Português e Pai o declarante na minha certidão - o que fazer?

Bom dia pessoal do fórum!!!

Minha mãe é neta de Português e eu bisneta, para poder tirar a minha cidadania terei que tirar a de minha mãe primeiro e depois para mim. Então, só que chegando nessa parte há um problema

Meus pais não são casados e apenas vivem juntos mesmo, e meu pai foi o declarante do meu nascimento, não sou batizada e não sei como comprovar a atribuição pela minha mãe, apenas tenho em mãos o cartão vacina infantil mas não consta a assinatura dela, apenas o nome mesmo. Será que se eles ainda se casarem melhora a minha situação? ou será que consigo comprovar de outras formas? já vi muitas pessoas dizerem aqui sobre a Declaração Maternidade mas não sei como obter, se alguém souber aí outras formas também como alguma coisa escolar ou matrícula, ela sempre fazia todas essas coisas porque meu pai sempre trabalhava. Obrigada a todos.

Comentários

  • @Karilali , se você nasceu após 1978, basta sua mãe assinar uma declaração dizendo, sob as penas das leis brasileiras e portuguesas, que não era casada com seu pai quando você nasceu. Não tem problema algum.

    Se nasceu antes, mande seu processo para Ovar. Embora lá o processo seja mais demorado, a Conservadora entende que o Código Civil que entrou em vigor em 1978 retroage.

  • @Leticialele Vou guardar esse nome pra quando eu for tirar a cidadania Portuguesa, mas como seria essa declaração? Sou de 1999.

  • KarilaliKarilali Member
    editado July 2021

    @Leticialele Obrigada mesmo, ajudou muito!

  • @Karilali , uma coisa bem simples - Eu, Fulana de tal, portuguesa, declaro, sob as penas das leis brasileiras e portuguesas, que não era casada com Beltrano de tal, pai de minha filha Sicraninha de tal, nascida em xx/xx/xxxx Requerente no atual processo de nacionalidade.

    Data, assina e reconhece a firma por autenticidade

  • @Leticialele

    Você está cada vez mais resumida nesse seu modelo de declaração. Menos de 2 linhas dessa vez. Hehehe

    Convém sempre na "qualificação" incluir alguns números de documentos que identifiquem logo após o nome: portuguesa, Assento, RG, CPF.

  • @gandalf , já escrevi essa declaração umas 500 vezes.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.