Cidadania portuguesa
Christianf94
Member
boa noite
quem puder me ajudar fico grato
meu pai deu entrada na cidadania dele portuguesa por ser filho de português pelo consulado do RJ no dia 14/07/2021
Quando chegar o assento do meu pai a documentação será de filho de português que eu devo dar entrada ? Meu pai não casou com minha mãe ,porém foi o mesmo que me registou no cartório
qual seria a minha documentação quando chegar o assento dele ?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Christianf94 , depois que o registo português de seu pai for criado, você tem que juntar os seguintes documentos:
Formulário 1C impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras, com sua assinatura reconhecida por autenticidade, obtido após o pagamento dos emolumentos de 175 euros;
Cópia simples do registo português do seu pai;
Certidão de nascimento, por cópia reprográfica do livro, apostilada;
Cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte que contenha filiação.
Não sei se os Consulados exigem outros documentos. A relação acima é para mandar para o Arquivo Central do Porto, onde os processos levam, atualmente, 6 meses para serem concluídos.
Que prazo o Consulado do Rio deu para o processo de seu pai?
Consulado disse 3 meses ,porém fiquei com a dúvida que quando o assento dele ficar pronto eu terei que preparar a documentação de filho de português e como ele não é casado com minha mãe não teria o que transcrever
@Christianf94 , se seus pais não são casados, não há casamento a transcrever.
E, se ele foi o declarante de seu nascimento até que você tenha completado 1 ano de idade, não precisa de mais nada, além dos documentos exigidos.
Muito obrigado pela ajuda
que Deus te abençoe
@Christianf94 , amém. Obrigada!
@Christianf94
Entendo que as pessoas tendem a fazer as nacionalidades seguindo os mesmos passos porque deu certo antes. Sendo assim, sua tendência natural seria fazer a sua pelo consulado.
No entanto, tenha em mente que você tem a opção de fazer a nacionalidade diretamente pela conservatória, em PT. Fica ligeiramente mais barato, porque pedem menos documentos, e se fizer pelo Arquivo Central do Porto (ACP), leva 6 meses.
Consulado também é uma opção, mas somente a marcação pra entregar os documentos leva mais de 3 meses, e paga um valor em R$ diferenciado que inclui os €175 mais taxas consulares.
Mantenha o ACP no seu leque de opções (seria preferencial, mas a escolha é sua). Pela conservatória não pediriam a transcrição, mesmo se seu pai fosse casado.
Obrigado @gandalf pelo esclarecimentos :)
Que Deus te abençoe
Olá a todos, especialmente a Letícia que a tantos ajuda.
Estou retificando dados em certidões, quase tudo pronto para mandar ao ACP.
É a atribuição de nacionalidade do meu pai.
Perguntas: 1 - preciso mandar um comprovante de residência do mau pai?
2 - posso informar no formulário o meu endereço para a futura entrega do assento dele?
Obrigado,
Rogério.
@Rogeriof
1 - Não precisa mandar comprovante de residência;
2 - Sim, pode usar seu email e seu endereço para eventual envio de cartas de exigência (não haverá!!) e , ao final, o assento.
Bah, muito obrigado Letícia, esse Fórum é dez!
@Christianf94 boa noite, desculpe perguntar mas já teve alguma novidade da conclusão do seu pai?
É que também fiz a minha nacionalidade pelo consulado do RJ e queria ter uma ideia de quando fica pronta... Obrigado!
Ainda não @Rafadiass.
fui com ele no dia 14/07 e o prazo foi de 3 meses que foi informado a ele
Bom dia , estou precisando tirar uma dúvida. O processo da minha mãe já está com a bolinha 7 em marrom e agora só aguarda que seja criado um registro de cidadão português. Minha dúvida é , quanto tempo demora para que seja criado esse registro ?
Está assim : O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.
@Alex_Valeiro depende qual o tipo de processo e em qual conservatória está. Em alguns lugares demora 1 semana e em Lisboa pode demorar entre 4 e 6 meses (ou mais, se der azar deles encaminharem o processo a uma conservatória menor fazer o registo)...
@gsilvestre Está na Conservatória dos Registros Centrais
@Leticialele Boa noite!
Hoje a cidadania do meu pai foi deferida! Agora estamos só esperando o assento dele sair.
Assim que sair, pretendo entrar com o pedido da minha cidadania, já como filho de português.
Lendo sua mensagem nesse post, fiquei com uma dúvida: quando você diz "com sua assinatura reconhecida por autenticidade", isso quer dizer que tenho que ir ao consulado português para autenticar com um agente consular português, ou basta reconhecer a firma num cartório brasileiro e apostilar?
Outra coisa, ainda está valendo mais a pena enviar para a ACP do Porto, certo? Tem demorado mais ou menos uns seis meses, né?
Muito obrigado! A ajuda desse fórum tem sido essencial nesse processo!
@avdcwb , a assinatura pode ser reconhecida por autenticidade em qualquer Cartório de Notas. Você tem que levar identidade e assinar na frente do atendente do Cartório.
Sim, no momento, ACP é a Conservatória mais segura e rápida - os processos de atribuição de filhos (art, 1C) estão levando uns 6 meses.
Ótimo, @Leticialele ! Muito obrigado!
Achei que teria de ir ao consulado, mas vou só ao cartório brasileiro para reconhecer a firma por autenticidade e depois apostilar.