Cidadania portuguesa


boa noite

quem puder me ajudar fico grato

meu pai deu entrada na cidadania dele portuguesa por ser filho de português pelo consulado do RJ no dia 14/07/2021

Quando chegar o assento do meu pai a documentação será de filho de português que eu devo dar entrada ? Meu pai não casou com minha mãe ,porém foi o mesmo que me registou no cartório

qual seria a minha documentação quando chegar o assento dele ?

Comentários

  • @Christianf94 , depois que o registo português de seu pai for criado, você tem que juntar os seguintes documentos:

    Formulário 1C impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras, com sua assinatura reconhecida por autenticidade, obtido após o pagamento dos emolumentos de 175 euros;

    Cópia simples do registo português do seu pai;

    Certidão de nascimento, por cópia reprográfica do livro, apostilada;

    Cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte que contenha filiação.

    Não sei se os Consulados exigem outros documentos. A relação acima é para mandar para o Arquivo Central do Porto, onde os processos levam, atualmente, 6 meses para serem concluídos.

    Que prazo o Consulado do Rio deu para o processo de seu pai?

  • Consulado disse 3 meses ,porém fiquei com a dúvida que quando o assento dele ficar pronto eu terei que preparar a documentação de filho de português e como ele não é casado com minha mãe não teria o que transcrever

  • @Christianf94 , se seus pais não são casados, não há casamento a transcrever.

    E, se ele foi o declarante de seu nascimento até que você tenha completado 1 ano de idade, não precisa de mais nada, além dos documentos exigidos.

  • Muito obrigado pela ajuda

    que Deus te abençoe

  • @Christianf94

    Entendo que as pessoas tendem a fazer as nacionalidades seguindo os mesmos passos porque deu certo antes. Sendo assim, sua tendência natural seria fazer a sua pelo consulado.

    No entanto, tenha em mente que você tem a opção de fazer a nacionalidade diretamente pela conservatória, em PT. Fica ligeiramente mais barato, porque pedem menos documentos, e se fizer pelo Arquivo Central do Porto (ACP), leva 6 meses.

    Consulado também é uma opção, mas somente a marcação pra entregar os documentos leva mais de 3 meses, e paga um valor em R$ diferenciado que inclui os €175 mais taxas consulares.

    Mantenha o ACP no seu leque de opções (seria preferencial, mas a escolha é sua). Pela conservatória não pediriam a transcrição, mesmo se seu pai fosse casado.

  • Obrigado @gandalf pelo esclarecimentos :)

    Que Deus te abençoe

  • Olá a todos, especialmente a Letícia que a tantos ajuda.

    Estou retificando dados em certidões, quase tudo pronto para mandar ao ACP.

    É a atribuição de nacionalidade do meu pai.

    Perguntas: 1 - preciso mandar um comprovante de residência do mau pai?

    2 - posso informar no formulário o meu endereço para a futura entrega do assento dele?

    Obrigado,

    Rogério.

  • @Rogeriof

    1 - Não precisa mandar comprovante de residência;

    2 - Sim, pode usar seu email e seu endereço para eventual envio de cartas de exigência (não haverá!!) e , ao final, o assento.

  • Bah, muito obrigado Letícia, esse Fórum é dez!

  • @Christianf94 boa noite, desculpe perguntar mas já teve alguma novidade da conclusão do seu pai?

    É que também fiz a minha nacionalidade pelo consulado do RJ e queria ter uma ideia de quando fica pronta... Obrigado!

  • Ainda não @Rafadiass.

    fui com ele no dia 14/07 e o prazo foi de 3 meses que foi informado a ele

  • Bom dia , estou precisando tirar uma dúvida. O processo da minha mãe já está com a bolinha 7 em marrom e agora só aguarda que seja criado um registro de cidadão português. Minha dúvida é , quanto tempo demora para que seja criado esse registro ?

    Está assim : O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.


  • @Alex_Valeiro depende qual o tipo de processo e em qual conservatória está. Em alguns lugares demora 1 semana e em Lisboa pode demorar entre 4 e 6 meses (ou mais, se der azar deles encaminharem o processo a uma conservatória menor fazer o registo)...

  • @gsilvestre Está na Conservatória dos Registros Centrais

  • @Leticialele Boa noite!

    Hoje a cidadania do meu pai foi deferida! Agora estamos só esperando o assento dele sair.

    Assim que sair, pretendo entrar com o pedido da minha cidadania, já como filho de português.

    Lendo sua mensagem nesse post, fiquei com uma dúvida: quando você diz "com sua assinatura reconhecida por autenticidade", isso quer dizer que tenho que ir ao consulado português para autenticar com um agente consular português, ou basta reconhecer a firma num cartório brasileiro e apostilar?

    Outra coisa, ainda está valendo mais a pena enviar para a ACP do Porto, certo? Tem demorado mais ou menos uns seis meses, né?

    Muito obrigado! A ajuda desse fórum tem sido essencial nesse processo!

  • @avdcwb , a assinatura pode ser reconhecida por autenticidade em qualquer Cartório de Notas. Você tem que levar identidade e assinar na frente do atendente do Cartório.

    Sim, no momento, ACP é a Conservatória mais segura e rápida - os processos de atribuição de filhos (art, 1C) estão levando uns 6 meses.

  • Ótimo, @Leticialele ! Muito obrigado!

    Achei que teria de ir ao consulado, mas vou só ao cartório brasileiro para reconhecer a firma por autenticidade e depois apostilar.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.