Falta de ligaçao efetiva com Portugal

Pessoal, pesquisando no google, achei esse processo q foi indeferido por falta falta de ligaçao efetiva com a comunidade portuguesa. Achei as desculpas mt esfarrapadas.


I - A dúvida ou a falta de certeza sobre a verificação do requisito de efectiva ligação à comunidade nacional justifica a denegação da nacionalidade portuguesa.
II - O casamento com cidadão português, único facto em que a requerente, titular de passaporte brasileiro, baseou o seu pedido para aquisição da nacionalidade portuguesa não pode, só por si, ser havido como elemento constitutivo de ligação da interessada à comunidade nacional.
III - Merece algum relevo a existência de uma filha com nacionalidade portuguesa, nascida na Suíça, onde actualmente reside o agregado familiar. Mas esse facto também não é suficiente para demonstrar a ligação efectiva da requerente à comunidade nacional.
IV - Igualmente irrelevante é o facto de a requerente falar português, uma vez que é a sua língua mãe, ou o facto de o seu passaporte possuir diversos carimbos de entrada e saída em aeroportos portugueses, por não se saber se estão relacionados com meras passagens ou estadias mais ou menos prolongadas.
V - O facto de o marido português estar a construir uma casa em terrenos de que é nu-proprietário não é indício suficiente de que a requerente planeia radicar-se em Portugal, podendo a casa em construção servir como mera residência de férias



«1

Comentários

  • Falaram q ter casa em Portugal nao eh indicio o suficiente pq a pessoa pode ir soh pra passar ferias. Achei mt sem noçao isso. Se for assim nao existe nenhuma ligaçao que seja 100% garantida. Qualquer coisa podem inventar uma desculpa. Se uma pessoa tem casa lah o mais certo é ela ir sempre a Portugal, ter contato com as pessoas, com a cultura, etc... 

    Tb achei que nao explicaram bem pq a filha nao era uma ligaçao. Se falaram que nao era e ponto.


  • Eh isso msm Al Tri. Eu vou participar mais de eventos culturais aqui, caso peçam mais vinculos eu jah tenho
  • Eu andei lendo sobre isso. Eh ligaçao efetiva mesmo como eu disse. Efetiva no entender deles talvez seja uma coisa mais ampla. Alem de ligaçoes diretas como provar q jah viveu lah, eles querem ligaçoes afetivas tb, como vc citou.

    Eu enviei documentos como carta de residencia, cartao de utente, carta da junta da freguesia, da segurança social, contrato antigo de arrendamento, documento de inicio de atividade dos recibos verdes e mais alguns, entre eles uma certidao de nascimento do meu pai adotivo (eu sou filha adotiva mas sou registrada no nome dele). 

    Agora eu estou vendo se me associo a uma associaçao aqui e começo a participar dos encontros, dos passeios, etc. Espero q nao me neguem a cidadania por falta de vinculos.
  • Eu nao moro em Portugal agora nao jah morei. Eu estou receosa de ter o pedido negado por falta de vinculos.
  • Eu moro em Luxemburgo atualmente
  • [APAGADO]
  • imageAl Tri:

    Voce mora em Luxemburgo e deve estar com problema de autorização de residencia. Se for isto realmente incomoda.

    Nao AlTri, eu nao tenho esse problema. Eu tenho a residencia de Portugal e a de Luxemburgo também
  • Agora é esperar pra ver Al Tri. 
    Depois eu conto aqui
  • [APAGADO]
  • Ola Patricia e Al Tri. Melhor procedimento é aguardar mesmo. Eu nunca recebi noticias de pessoas que conseguiram fora de portugal. Cai em exigencia sempre e as exigencias sao dificeis de preencher. Caso vc consiga nos envie noticias aqui nesse post. Fica mais organizado. Boa sorte
  • http://www.dgsi.pt/jtca.nsf/170589492546a7fb802575
    imageAl Tri:

    Ausência de lógica

    Se a nacionalidade e em função do casamento e o casamento hoje em dia nao e considerado efetivo(duradouro), como conceder uma nacionalidade de carater permanente ?

    O que seria um casamento duradouro ? 30 anos de casamento ?

    O vinculo com a comunidade termina quando termina o casamento, porque o conjuge e de outra cultura.

    Eles querem que exista prova que a pessoa e sociologicamente portuguesa. Como fazer esta prova ?

    A pessoa pode ter um canal de TV para ver no noticias de Portugal e nao fazer, pode ser associada a uma associaçao portuguesa e nao frequentar.

  • Logica Portuguesa

    Depois de 1981 resolveram administrar que a esposa esteja casada por 3 anos de depois de 2006 que esteja literalmente em Portugal morando. Isso é tentativa de evitar venda de casamento. Por isso é que enrola o meio de campo. AgOra, esperar o que dum Pais em que os netos, sangue de segundo grau, teem que ser "NATURALIZADOS" porque o filho do portuga ja é falecido. Ora pois, sangue nao pode ser naturalizado, é Portugues de ius sanguinis, pois...
  • Olha, eu acho muito justo que o Governo Português conceda a Naturalização aos Cônjuges de portugueses, mas somente para aqueles que realmente estejam ligados efetivamente a comunidade Portuguesa. Caso contrário vai virar bagunça!!

    Eu  e meu marido moramos 3 ANOS em Portugal para ele ter direito a a Naturalização!Ele teve residência de 5 anos, conta em banco, trabalho efetivo, carta de condução,segurança social com descontos, numero fiscal, contrato de arrendamento da casa , IRS(muito importante),comprovante de conta de luz, agua.
    Pronto em 7 meses e meio saiu a cidadania!

    Agora será que é justo que uma pessoa que não VIVE aqui se naturalize Português????

    É minha opinião, mas eu acho injusto até com o País! Acho que a pessoa tem que morar aqui, viver a realidade do País e realmente ama-lo, conhecer sua cultura, seus reais problemas.
    Simples seria se TODOS casados com Portugueses "ganhassem " a cidadania Portuguesa!
    Pronto , mas é minha opinião!
    E eles estão bem exigentes, o IRS é muito importante, se não tiver IRS prova que vc realmente não mora aqui!


  • [APAGADO]
  • Muito legal o video!!!
    Não sabia que faz sol em 300 dias por ano!!! 
  • Eu ja gosto bastante de frio! No inverno me sinto muito bem na região sul do Brasil, Serra gaucha....beira o 0° por lá! Maravilha de lugar!! Tenho certeza que vou gostar muito da Europa!
  • Que legal!! Gaucho de onde??
    Tenho muuutos parentes no RS! Nas cidades de Mostardas, Rio Grande, Stna do Livramento, Passo fundo, Pelotas (tudo macho!! rsrsrs)

    Mas o lugar que mais gosto lá é de Bento Gonçalves! A empresa que eu trabalho possui fábrica lá....cidade mto bacana, pessoas ótimas!! Clima maravilhoso!!!
  • Deixe-os ai! Logo logo o tópico volta para o assunto original sozinho!
  • image**DANI **:
    Olha, eu acho muito justo que o Governo Português conceda a Naturalização aos Cônjuges de portugueses, mas somente para aqueles que realmente estejam ligados efetivamente a comunidade Portuguesa. Caso contrário vai virar bagunça!!

    Eu  e meu marido moramos 3 ANOS em Portugal para ele ter direito a a Naturalização!Ele teve residência de 5 anos, conta em banco, trabalho efetivo, carta de condução,segurança social com descontos, numero fiscal, contrato de arrendamento da casa , IRS(muito importante),comprovante de conta de luz, agua.
    Pronto em 7 meses e meio saiu a cidadania!

    Agora será que é justo que uma pessoa que não VIVE aqui se naturalize Português????

    É minha opinião, mas eu acho injusto até com o País! Acho que a pessoa tem que morar aqui, viver a realidade do País e realmente ama-lo, conhecer sua cultura, seus reais problemas.
    Simples seria se TODOS casados com Portugueses "ganhassem " a cidadania Portuguesa!
    Pronto , mas é minha opinião!
    E eles estão bem exigentes, o IRS é muito importante, se não tiver IRS prova que vc realmente não mora aqui!


    Também acho justo, no entanto ha casos e casos. O meu caso por exemplo... Vivi 3 anos em Portugal antes de me mudar para Luxemburgo (temporariamente pois temos casa la e pretendemos voltar para Portugal assim que a poeira baixar). Sempre trabalhei e tenho contrato de trabalho antigo, tenho carta de residencia do SEF, cartao de utente, contribuinte, da Segurança Social, conta no banco, inicio de atividades do recibo verde, atestado da junta, etc...  Conheço bem a realidade de Portugal e sou muitissimo bem integrada com os portugueses. Tenho amigos portugueses aqui e em Portugal, vou duas vezes ao ano a Portugal e na minha casa so assistimos TV portuguesa.

    Também sou filha de pai portugues (filha adotiva mas registrada) mas nao dei entrada no meu pedido atraves dele pq a advogada que eu arrumei deixou o processo  de revisao da sentença de adoçao ser indeferido no Tribunal da relaçao do Porto, entao como tinha que gastar muito mais dinheiro e perder muito tempo eu dei entrada pelo casamento. Cresci dentro da comunidade portuguesa, comendo bacalhau e ouvindo fado. Acho que os meus vinculos sao mais do que convincentes, nao entanto eu nao sei quais sao criterios da CRC para avaliar esses vinculos.

    Concluindo, estou em Luxemburgo temporariamente pq se eu nao viesse para ca a essa hora estaria morrendo de fome em Portugal e provavelmente jah teriamos entregado a casa ao banco, mas me sinto muito bem integrada e tenho um carinho enorme pelos portugues e por Portugal, pq pode nao ser meu pais de sangue, mas é de coraçao.
  • Acórdão do Tribunal Central Administrativo Sul
    Processo:08684/12
    Secção:CA-2ºJUÍZO
    Data do Acordão:28/06/2012
    Relator:TERESA DE SOUSA
    Descritores:OPOSIÇÃO À AQUISIÇÃO DA NACIONALIDADE PORTUGUESA
    ACÇÃO DE SIMPLES APRECIAÇÃO NEGATIVA
    ÓNUS DA PROVA
    Sumário:I - Verificando-se que a ré, menor à data do pedido de aquisição da nacionalidade portuguesa, para além dos laços familiares com portugueses, já fala a língua portuguesa - a qual não é a língua oficial do seu país de origem - e já possui uma real e convincente ligação à comunidade portuguesa, pois desloca-se com regularidade a Portugal, onde tem amigos, convive com a comunidade portuguesa na Suíça, conhece os usos e costumes portugueses e diversas regiões de Portugal, já tendo adoptado alguns costumes nacionais e está atenta à realidade portuguesa, foi demonstrada uma efectiva ligação à comunidade nacional, pese embora o facto de aquela residir com o seu pai e madrasta na Suiça;

    II - Tal prova, por se tratar de uma acção de simples apreciação negativa, competiria à Recorrida, sendo feita através de factos próprios do interessado, que é quem invoca o direito à nacionalidade portuguesa;

    III - Na presente acção, a Recorrida nada invocou, até porque não apresentou contestação, mas, essa prova foi feita através dos documentos juntos pelo próprio Autor, os quais permitiram considerar provados factos dos quais se retira a existência de uma efectiva ligação à comunidade nacional.
    Aditamento:
    1
  • imageAl Tri:

    Vc foi adotada na menor idade ? Seu batismo consta como pai o adotivo ?

    Sim Al Tri. Fui adotada na menor idade e sou registrada no nome dele

  • [APAGADO]
  • imageAl Tri:
    Certidao de batismo na igreja esta com o nome do pai adotado ?
    Deve estar, nem tenho acesso a isso. Mas pq Al Tri?
  • Com certeza Patricia, há casos e casos, e desconheço o seu!

    Torço para que vc consiga a nacionalidade, já que morou aqui , tem casa e tudo mais.O quero dizer é que eles estão dificultando. Uma amiga que mora na Alemanha, encaminhou e foi negado,ela morou aqui , tem filhos portugueses,casa no Algarve, mas as finanças responde na Alemanha ela e o marido e por isso foi negado.
  • Que pena Dani... Talvez fosse melhor se eu tivesse colocado o endereço de Portugal mas agora jah enviei. Se rejeitarem eu dou entrada novamente pelo meu pai, assim eh dificil negarem. Obrigada pelo apoio!
  • Al Tri, oq vale para pedir a cidadania no caso de adoçao é o menor ser adotado na menor idade. Eles querem os documentos do processo soh que antes de enviar para a CRC os documentos tem que ser enviados para o Tribunal da relaçao  para fazer a revisao. Eu jah tentei isso uma vez, mas a advogada q eu arrumei na epoca foi negligente. Engravidou, abandonou o caso, eles pediram alguns documentos e ela nao me avisou e eles indeferiram o processo. Ainda tive q pagar 500 euros de taxa. Eu posso fazer novamente mas teria q entrar novamente com o pedido, esperar varios meses e perder tempo pedindo documentos novos pra depois enviar para a CRC. Por isso q eu optei por pedir pelo casamento. Se nao der, eu eu contrato um advogado competente e tento dessa forma. Obrigada pelas dicas ;)
  • Al Tri, eu enviei a certidao de nascimento do meu pai tb. Acho q isso eh um bom vinculo tb...
  • Eu mandei a certidao e colei um papel dizendo que era a certidao de nascimento do meu pai... 
  • [APAGADO]
  • Nao Al Tri,

    para pegar a cidadania pela adoçao eh preciso fazer o reconhecimento da sentença de adoçao no Tribunal da relaçao antes.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.