Sumiço do Livro de Batismo

Boa noite!

Tenho realizados muitas pesquisas para poder encontrar documentos para poder tirar cidadania portuguesa através do meu bisavô, Adriano Augusto.

Depois de muitas buscas encontrei o passaporte do pai nos arquivos portugueses que consta o nome dele também. Pela idade que aparece no documento descobri o verdadeiro ano de nascimento (1906) que estava diferente dos registros brasileiros.

Também pelo passaporte descobri que a família veio da região do Vale de Porco e depois de solicitar a busca do registro de batismo no Arquivo de Bragança recebi a resposta que o ano de nascimento dele não tem livro.

Isso já aconteceu com alguém aqui? Será que é possível dar entrada no pedido de cidadania somente com o registro no passaporte?


Agradeço a atenção de todos!

Comentários

  • Peça os livros de 10 anos anteriores e 10 anos posteriores… Essas datas nunca batem certo. No passaporte de meus bisavós as datas não eram exatamente as mesmas que constavam no registro de batismo… vale a pena procurar pelos anos ao redor.

  • @Fabio23

    qual a filiação do Adriano e a data da emigração?

  • @Kleber Silva Aguiar

    No passaporte o nome dele consta como Adriano Augusto Pêra.


    Filiação: Domingos Manoel e Adelina Augusta dos Anjos casados em 26/11/1898 em Vale de Porco.

    Chegaram ao Brasil em 8/10/1913 no Porto de Santos.

    Vou anexar a imagem do passaporte aqui. Registro número 2042.

  • @Miragaia

    Eu fiz essa busca e realmente falta somente o ano de 1906. Encontrei até o registro da irmã dele.

    O que me passaram lá de Portugal foi para procurar em outras regiões porque não tinha nenhum livro de batismo de Vale de Porco de 1906.

  • editado July 2021

    @Fabio23 , o livro é um só, mas pula de 1905 para 1907, como se não tivessem batizado ninguém em 1906!!

    Não parece que as folhas tenham sido arrancadas. E em 1907, o Pároco era Antonio Francisco Pêra! Um parente, com certeza!!

    No registo do passaporte, consta a Freguesia de Vilar de Rei, Concelho de Mogadouro. Mas nos livros de batismo, não consta o Adriano Augusto! E o pároco é o mesmo Antonio Francisco Pera...

    Chegou a perguntar ao Arquivo Distrital de Bragança se eles têm o processo de passaporte?

  • @Leticialele

    Não cheguei a perguntar, eles podem ter a documentação que foi apresentada para a emissão do passaporte?

    Quanto ao Pároco eu não havia atentado, mas é interessante isso mesmo. Dá vontade de vasculhar a documentação mais antiga pra saber o grau de parentesco.

    Outra coisa que eu notei foi que também não tem livro de matrimônios do ano de 1906 em Vale de Porco e nem Villar de Rei. Eu faço algumas pesquisas de genealogia italiana e muitas vezes explicam que a documentação foi perdida em guerras por exemplo mas em Portugal nesse período não tenho notícia de nada nesse sentido.

    Obrigado pela sugestão!

  • @Fabio23 , vários livros do Concelho de Mogadouro foram transcritos em 1962, estão assinados por um Juiz de Direito.

    Escreva para o Arquivo, indicando o número do passaporte e pergunte se eles têm a documentação. Se tiverem, peça para descarregar pela web. Custa uns 0,25 euros por folha e eles mandam para o seu email. Nesses processos, há a transcrição dos batismos do titular e dos acompanhantes. Assim, ainda que o livro tenha desaparecido, você pode pedir uma cópia certificada.

  • @Leticialele

    Vou fazer agora mesmo! Muito obrigado pela ajuda!

  • @Leticialele

    Bom dia!

    Dabdo um retorno aqui que possa ajudar pessoas que estejam em situações semelhantes.

    O Arquivo de Bragança não dispões de processos de passaporte anteriores a 1924 então não é possível solicitar os processos de passaporte até esse ano.

    No meu caso o jeito vai ser procurar livro por livro em todas as freguesias próximas.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.