Grafias distintas

Bom dia a todos,

Estou ajudando meu pai a recuperar sua nacionalidade portuguesa, por intermédio de seus avós, ambos portugueses, com casamento transcrito em Portugal. Os portugueses são:

>Acacio do Santos (nasc. 1901) - Freguesia de Tamanhos; Concelho de Trancoso - registro 5, folha 2 verso

>Lusia Augusta da Silva ( nasc. 1914) - Freguesia de Britelo; Concelho de Celorico de Basto

Estou com dúvidas com o preenchimento do 1D, já que o mesmo me solicita o ano dos documentos. Onde poderia localizá-los? Tenho cópia do livro no qual consta a certidão de Lusia e a certidão de Narrativa de Nascimento de Acacio. Preciso de outro documento para enviar? Além disso, o nome de Acacio nas certidões brasileiras está com dois "Cs", há a possibilidade de cair em exigência pela diferencia na grafia? Estou anexando as fotos que tenho desses documentos para facilitar a compreensão da narrativa:



Outra coisa, um dos documentos obrigatórios para o processo de meu pai é a certidão de nascimento de meu avô, no caso, pai do meu pai, em inteiro teor. Como posso solicitá-la haja visto que ele já faleceu? Através das dicas aqui do fórum, pude recuperar a certidão de nascimento no site do Arquivo Nacional, consigo solicitar o inteiro teor em cartório?

Além disso, eu, como filho, apenas poderia solicitar minha nacionalidade após transcrição do casamento do meu pai, se der tudo certo em seu processo de nacionalidade, ou há como eu pedir sem essa transcrição?



Muito obrigado mesmo!!!

Comentários

  • @AurisMei , o casamento dos bisavós está transcrito em Portugal.

    Para a atribuição de seu pai, tem que mandar o assento certificado de um dos dois, obtido no Arquivo Distrital da Guarda - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

    A certidão de nascimento de seu avô , inteiro teor, apostilada, pode ser pedida no 10 º RCPN - https://www.cartoriomeier.com.br/

    A certidão de seu pai, como requerente, tem que ser por cópia reprográfica, apostilada.

    A questão de Accacio e Acacio não é relevante, não constitui divergência.

    Depois que a atribuição (neto - Art. 1D) de seu pai for aprovada, com a emissão do assento, você pede a sua, como filho, pelo artigo 1C , no Arquivo Central do Porto.

    Boa sorte!!

  • editado July 2021

    @Leticialele muito obrigado pela vossa ajuda! Vc é a rainha das respostas! Mas então eu preciso dessa certidão de forma preliminar, não? Só o fato de eu saber localizá-la n é o suficiente, certo? A certidão narrativa de nascimento que possuo foi exatamente retirada do arquivo distrital da guarda, mas tenho apenas uma cópia dela, precisaria ser a original?

    Muito obrigado por tudo!

  • @AurisMei , tem que pedir uma cópia narrativa certificada ao Arquivo Distrital da Guarda. É igual à cópia que você tem, mas, no processo, tem que mandar uma original, exatamente como está no roteiro.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.