Certidão de inteiro teor necessita do reconhecimento de firma do funcionário do cartório

boa tarde pessoal !

precisa do reconhecimento de firma das certidões brasileiras !

agradeço desde já a ajuda !

Comentários

  • @Norton_Castro1973 quais certidões e para qual processo? o reconhecimento de firma não precisa, mas em geral vai precisar do apostilamento

  • obrigado pelo comentário é para transcrição de casamento pelo escritorio consular em Santos.

  • Vim aqui com esta mesma dúvida. Vi algumas ocasiões em que alguns colegas de fórum mencionam ser necessário mas sem explicar o fundamento. Com a Apostila de Haia feita (essencialmente reconhecendo as firmas no documento e a legitimidade da certidão) o documento já não fica apto para apresentação perante as conservatórias portuguesas?

  • @trcoelho é que antigamente o sistema da Apostila de Haia não era integrado, então em alguns casos tinha que reconhecer a assinatura do tabelião para conseguir fazer a Apostila de Haia em outro cartório (geralmente quando a certidão era de um estado e a apostila de outro). Desde agosto do ano passado (ou 2019, não me recordo), a Apostila é feita num sistema integrado do CNJ, então não precisa mais desse reconhecimento nas certidões, bastando a apostila. Os únicos documentos que precisam reconhecer firma são os formulários (1C, 1D, requerimento de transcrição de casamento...).

  • @gsilvestre você tirou a minha dúvida tb. As minhas certidões eram do RJ e eu fiz o apostilamento em Brasília, e não precisei reconhecer a firma. No apostilamento já tem os dados da escrevente que assinou as certidões.

  • MeroMero Member

    Bom dia,

    Pedi a emissão da certidão de inteiro teor apostilada da mamis para adiantar o processo, mas tive que pedir por correio, pois é outro estado. Ela chegou amassada e com um rasgo de 1 polegada na lateral. Mandei um e-mail para o cartório e eles nem respomteram. Vou ligar amanhã.... Alguém já passou por isso? Eles mandaram num envelope inadequado para documentos... foi num envelope comum....

  • @gsilvestre

    Boa tarde,

    Além de apostilar a certidão de nascimento de inteiro teor repográfica, há também a necessidade de autenticar e apostilar o RG ou Passaporte(doc. de identificação)?

    Obrigado

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.