Cartório não encontra certidão

Estou buscando a certidão de nascimento do meu bisavô, João de Almeida Rodrigues nascido em 16/05/1910 em Foz do Jutaí-AM, filho de Joaquim de Almeida Rodrigues (português) e Vicência Lopes Linhares.


Entrei em contato com o único cartório de Jutaí-AM mas os telefones e e-mail disponíveis on-line não funcionam. Consegui contatar alguém do cartório de lá que ficou de buscar e desapareceu (faz mais de um mês). Também solicitei a certidão de nascimento pelo site registro civil mas negaram o pedido por “dificuldade em encontrar o assento de nascimento.”


Quando algo assim acontece, o que posso fazer pra reaver essa certidão?

Comentários

  • @Milscav1202 você tem certeza de que o registro dele foi feito nesse cartório? A depender da localidade, em 1910 é possível que ainda não estivesse instalado o registro civil.

    De qualquer forma, você precisa insistir com o cartório ou procurar a corregedoria do TJAM para apresentar uma queixa sobre a situação (problema para contato, etc.)

  • @gsilvestre 100% de certeza não tenho mas como ele e o irmão dele nasceram lá e é o único cartório da cidade, se tiverem se registrado, foi lá.


    mas caso não tenham feito esse registro, existe outra forma de provar que meu bisavô foi registrado pelo pai português pro meu avô poder aplicar pra nacionalidade? Na lista dos documentos que o consulado me enviou pedia essa certidão de nascimento dele.

  • @Milscav1202 creio que a única alternativa seria você localizar o registro de baptismo dele e o registro civil não existir na época no município (e mesmo assim creio que teria dificuldade em comprovar isso e PT aceitar)

  • editado August 2021

    @Milscav1202

    existe casos, e são bem comuns, de crianças que não eram registradas quando pequenas e elas mesmo se registravam quando maiores, além disso o registro pode ter sido feito em outro lugar, por exemplo, se ele casou, ele precisar de ter o registro de nascimento e ele pode ter feito isso antes de casar.

    To te dando esses exemplos pq já vi isso acontecer, infelizmente tem que pensar em todas as possibilidades.

    Seu bisavô sempre morou no mesmo lugar que nasceu?

  • @Ferpirj até onde pude encontrar ele nasceu em Foz do Jutaí, morou um tempo em Fonte Boa ainda criança e também morou em Itacoatiara e depois Manaus. Como ele casou em Manaus, solicitei a busca pelo registro dele nos cartórios de registro civil que existiam na cidade (eram dois).


    Em Itacoatiara não localizaram o registro de nascimento dele e Foz do Jutaí e Fonte Boa só foram ter cartório em 1940 e 1989.


    Estou esperando o resultado da busca dos cartórios torcendo para que encontrem algo. Cheguei a encontrar o falecimento dele também pelos arquivos do cemitério mas o cemitério não tem a certidão de óbito e não tem registro dele no cartório que constava no cemitério (inclusive o cartório nem tinha iniciado as atividades na época de falecimento dele).

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.