Conservadora se equivoca ao analisar documento, o que fazer?

Pessoal, boa tarde. Olha o que aconteceu comigo. Estou sem entender. Se alguém tiver alguma sugestão, agradeço.

Nosso processo caiu em diligência, pois constava apenas uma copia da certidão do avô de minha mãe e os dados de onde obtê-la.

Fomos informados disso por e-mail e conseguimos que o Arquivo Distrital de Aveiro enviasse a certidão autenticada direto para a Conservatória Geral em Lisboa mediante serviço pago. Na página reproduzida consta a certidão do meu bisavô João (assentamento nº 45) no topo da página e logo abaixo tem a de um Serafim (assentamento nº 46). Na página constam as duas.

Vejam o que recebi por e-mail hoje da conservadora:

"Acontece, que a certidão de batismo junta não pertence ao avô da requerente João de Souza Miguel, foi remetida a de um Serafim, pelo que o processo será indeferido."

É como se a conservadora não tivesse percebido que a certidão do meu bisavô também consta do documento e vai indeferir o processo por esse equívoco.

O que sugerem que eu faça para resolver isso antes que o processo seja aquivado?

Mandei diversos e-mails e amanhã pela manha tentarei contato por telefone.

Se alguém tiver outra sugestão, agradeço!

Comentários

  • @hgurgel

    Você teve acesso ao documento que o Arquivo enviou à Conservatória? Se eles mandaram diretamente, pode ter chegado qualquer coisa lá. Raramente os Conservadores se enganam nessas coisas. Exigências raramente se resolvem por e-mail.

    Se você sabe que o documento que chegou na Conservatória é o documento correto, pode apenas fazer um requerimento à Conservadora explicando que pode ter havido algum engano, e que o documento exigido corresponde ao bisavô João (assentamento nº 45), que consta da mesma folha. Caso tenha havido algum equívoco por parte do Arquivo, você já está solicitando uma nova cópia para sanar a exigência. Para tal, solicita uma dilação do prazo para que seja cumprida a exigência. Seja formal. Faça o requerimento, certificado por autenticidade.

    Mande por DHL.

    Se tiver, junte uma cópia xerox do documento, destacando com marcador na margem o assentamento referido.

    Imagino que tenha tirado uma cópia de todos os documentos enviados, incluindo esse documento. Tendo mandado direto pode ser que não, mas pode ser que a Conservatória lhe enviou uma cópia em PDF.

    Peça ao Arquivo uma nova certidão certificada impressa, para ser entregue na sua casa. Junte um requerimento ao Conservador (busque no Google por modelos de requerimento simples), e anexe o documento. Mande por DHL.

  • Agradeço as orientações! Entrei em contato com o arquivo e vou fazer isso tudo que disseste. Grato.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.