Retificação de sobrenome (casado/solteiro) dos ascendentes do português

Bom dia, @Leticialele .

Estou com os docs para enviar o pedido para portugal mas vi um potencial problema que nao consegui esclarecer nos grupos que li.


Certidão de nascimento da avó (portuguesa): tudo ok. Consta o nome da sua mãe (Bisavó) como ROSA MARIA ALVES e do pai (Bisavô) como ANTONIO RIBEIRO DE SOUZA

Certidão de casamento da avó (portuguesa) no Brasil, com um brasileiro: tudo ok, o nome dos pais dela constam da mesma forma.

Certidão de nascimento do pai (filho da portuguesa): consta o nome do avo materno ANTONIO RIBEIRO DE SOUZA (idêntico) e da avó materna como ROSA *DE SOUZA* ALVES (como se ela tivesse adotado o sobrenome do seu marido português).

Como não se trata do nome da cidadã que vai transmitir a nacionalidade, e a diferença é apenas na certidão de nascimento do seu NETO (pois no nascimento e casamento da filha está ok), é preciso buscar essa retificação no cartório brasileiro?

Devo iniciar o processo e fazer a retificação em paralelo para o caso de necessidade ou nem há esperança em começar desta forma?


MUUUUUITO OBRIGADO!

Comentários

  • @fmmendesbr

    Estou com o mesmo caso no processo do meu pai, ele é neto e na certidão do pai dele, o nome da mãe do português está incorreto. Fui orientado a retificar e estou aguardando a certidão do Portugues chegar para fazer.


    Neste caso, o processo não seria direto de avô para neto. É necessário provar que a linha é a mesma, do avô-avó para filho e depois para o neto, por isso os dados devem estar todos corretos.

  • Muito obrigado, @jaimeqz .

    Só fiquei na dúvida porque neste caso a diferença é pela "incorporação" (que é de certa forma informal) do nome do cônjuge formalmente casado.

    Como a certidão de casamento vai no processo, me parece bem inquestionável que se trata da mesma pessoa, mas sei que não necessariamente o bom senso prevalece sobre o legalismo...

    Obrigado novamente!

  • @fmmendesbr

    Realmente, eu também fiquei com essa dúvida algumas semanas atrás, mas no meu caso eu não tinha a certidão de casamento, até localizar na semana passada.

    Pedi uma cópia no cartório e aparentemente pelo que me informaram está correto lá também (ainda não retirei a cópia pra saber). Então como eu não tinha essa certidão, preferi aguardar e seguir com a retificação antes de enviar.


    Realmente, disse tudo, nem sempre o bom senso prevalece..rsrs

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.