Neto de Português

Meu marido deu entrada no Pedido de Cidadania como Neto quando estava saindo a Lei que dispensava os vínculos, + ou - 10 meses atras. Ele Acompanha sempre pela internet o processo, até ontem estava no Nr. 1 "Recebido" e hoje passou para "Registrado". Alguém tem como me falar o tempo que está demorando para chegar no 3, 4, 5... Tem alguém com experiência recente nessa situação? A documentação está toda OK. foi dado entrada por um advogado, mas ele informa que não pode fazer nada, tem que aguardar. Pretendemos ir a Portugal ano que vem, tipo Junho/Julho e já poderia dar entrada na transcrição do casamento direto na Conservatória de Lisboa? e tirava logo o Cartão cidadão como casado e Passaporte.

Aguardo um ajuda, se possível...

Édila

Comentários

  • @Edila_Cordeiro , os processos de netos levam de 24 a 30 meses para serem concluídos. Apenas após a criação do registo português de seu marido é que poderá transcrever o casamento e fazer o CC e o passaporte.

  • @Edila_Cordeiro

    Só pra seu entendimento, você só consegue consultar um processo depois que ele foi registado (é quando recebe o número, e geram a senha).

    O processo não está "na bolinha verde". O processo está sempre na fila da próxima bolinha (branca ou marrom). Isso é o que o texto logo abaixo das bolinhas vai explicar.

  • Boa tarde pessoal, estou muito feliz por ter sido aprovada para fazer parte aqui do fórum … Eu tenho um processo em andamento e está na bolinha 4 marrom escuro… recebi a chave de acesso por e-mail no dia 16-01-2020 …

    meu avô (falecido) pai da minha mãe (falecida) é o Português! Ontem tentei colocar na planilha e não faço a menor ideia de como inserir… A bem verdade é que não sou muito ligeira em Internet… Alguém poderia me ensinar…? Kkkkk

    Desde já agradeço a todos pela paciência

  • editado July 2021

    @Criscarvalhoma

    Basta incluir na última linha, ao final da planilha, preenchendo os dados que possui da esquerda para a direita. Vá lá e atualize seus dados. Tendo pelo menos os dados de Processo, Nome, DtRecepção, alguém irá movê-lo para a linha correta por ordem de data. Mas já complete também as informações de Senha, forma de pagamento, idade (se quiser), e status do processo. Quando tiver Despacho de aprovação (bola-6 verde), conclusão (bola-7 verde), ou Exigência, também informe.

    Se houver alguma janela de pop-up é porque você está tentando escrever em alguma célula que é calculada automaticamente. Apenas clique Cancelar e prossiga com os outros dados que possui.

    Para escrever, você pode logar diretamente na planilha com uma senha de Gmail, ou ter um Gmail aberto em outro TAB do browser.

  • gandalf e Leticialele

    Agradeço a atenção, mas ele já tem a senha, sempre consulta e depois que entrou no nr. 2 Registrado, após 10 meses, está indo rápido. Hoje passou para o 3 "Aguarda Consultas" bolinha laranja. Esse é meu pedido, será que alguém está nessa fase (Bolinha laranja..ou depois dessa), rsrs ou já passou, quanto tempo demorou? Desculpe o incômodo, mas isso seria fundamental para ter um idéia, pois era de 24 a 30 meses, mas a coisa mudou, a pandemia melhorou, não existe mais vínculos para neto, quem sabe não vai andar mais rápido, concordam? A minha intenção é ajudar a todos e minha torcida que saia logo para todos.

    Um abraço

    Édila

  • @Edila_Cordeiro

    Todos acham que o processo dele vai andar mais rápido e liderar a manada. Ele agarra é nas fases 3 e 4.

    Ele não será analisado antes de todos os outros que estão na frente pelo processo antigo. Os processos saem em ordem, a menos que haja algum motivo que justifique. Aparentemente processos de maiores de 76 anos parecem ter prioridade automática, porque alguns têm concluído bem rápido, mas não são todos.

    Sugiro voce incluir os dados dele na planilha e observar os que caminham junto. Quando os outros começarem a sair, o de seu marido também sairá. É assim que funciona.

    A menos que tenha algum motivo comprovado para pedir urgência no processamento. Proposta de trabalho, matrícula em universidade, tratamento de saúde.

    Descreva aqui: N.Processo, Nome, DataRecepção (pelo rastreio do DHL ou Correios), DataSenha (pelo e-mail recebido), idade (opcional), e forma de pagamento (cartão, VP, Nubank, dinheiro, etc), e eu incluo na planilha para você acompanhar. (ou você mesma pode faze-lo)

  • gandalf

    Entendi, vou deixar quieto, aguardar sair da bolinha 3, depois volto a falar algo aqui.

    Obrigado!

  • Boa noite pessoal, o processo do meu pai como neto de português em novembro vai completar 6 meses na bolinha nr 1 verde é normal esse tempo?? Pois sei que a média é 2 anos ou mais porém 6 meses parado achei estranho. Desde já agradeço...

  • @Diegog sim, é normal

  • @gsilvestre entendi, e outra dúvida entrei com o processo de Neto com um advogado de Portugal encontrei no face e por sorte não me cobrou nada porém ele é de poucas palavras sabe rss, ele disse de 2 a 3 anos mas parece que por Portugal é mais rápido ou não?? O processo completa 6 meses agora em novembro. Obrigado pessoal

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado November 2021

    @Diegog os processos de neto só são feitos em Portugal mesmo, então todos levam o mesmo tempo - 2 a 3 anos. se vc já tem a chave de acesso, só continuar acompanhando pelo site

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.