Fixação do nome do filho de português incompleto na certidão de nascimento

Caros, a dúvida é a seguinte: em um processo de atribuição para neto, o nome do filho de português está incompleto na certidão de nascimento. Consta apenas Alfredo Lameiro, porém o nome utilizado por toda a vida foi Alfredo Lameiro da Costa, constando em todos os demais documentos, como RG, certidão de casamento e certidão de óbito, bem como nas certidões de nascimento de seus filhos.

Assim, para fixar o nome devo enviar a certidão de casamento ou de óbito? Pode ser qualquer uma das duas? Qual o formato necessário? Cópia reprográfica? Inteiro teor? É necessário apostilar?

Agradeço demais a quem se dispuser a ajudar. Esse fórum é excepcional. É a primeira vez que escrevo, mas acompanho há muito tempo e aprendi demais com pessoas como @Leticialele, @gandalf e vários outros! Vocês ajudam muito mesmo! Obrigado!

Comentários

  • @leonardotlc . para fixar o nome, pode mandar certidão de casamento OU de óbito, inteiro teor. Não precisa apostilar.

    Boa sorte!!

  • @leonardotlc

    Exatamente. Preferencialmente a certidão de casamento inteiro teor, certificada apenas.

  • Muitíssimo obrigado @Leticialele e @gandalf. Restou apenas uma dúvida, o que seria essa certidão "certificada"?

  • editado July 2021

    @leonardotlc

    certificada = autenticada, com firma reconhecida

    A certificação pode ser por semelhança ou por autenticidade. Fica mal se você falar "autenticada por autenticidade". Então o mais correto é dizer "certificada por autenticidade" (presencial) ou "certificada por semelhança" (quando quem assinou não está presente).

    Mas dá tudo no mesmo. Pode falar autenticada se preferir. :-)

  • Perfeito, Muito obrigado.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.