Confusão no processo - neta de portugueses

Oi, pessoal!


Estou com dificuldade em entender quais são os próximos passos para o meu processo. O meu tio tirou a cidadania portuguesa da minha avó e a dele ano passado. Meus pais ainda são vivos.

Estava seguindo o processo de atrubuição e já tenhos todos os documentos solicitados pelo consulado nesse link.

Minhas dúvidas são:

  1. É só mandar para Portugal após o pagamento e formulário? Ou preciso tirar primeiro a da minha mãe (filha da minha avó portuguesa)?
  2. Além disso, se Portugal abrir as fronteiras para vacinados no Brasil, o processo é mais ágil se eu viajar para lá e fazer por lá direto?
  3. Vale a pena contratar um advogado para agilizar o processo?


Obrigada desde já!

Comentários

  • editado July 2021

    @iccvic


    1. É só mandar para Portugal após o pagamento e formulário? Ou preciso tirar primeiro a da minha mãe (filha da minha avó portuguesa)? Precisa seguir a linhagem, além de mais rápido, o processo é garantido. Primeiro sua mãe, depois você. Aí o processo será pelo artigo 1C como filho.
    2. Além disso, se Portugal abrir as fronteiras para vacinados no Brasil, o processo é mais ágil se eu viajar para lá e fazer por lá direto? Não faz diferença nenhuma entregar pessoalmente ou enviar por DHL, sendo que pessoalmente teria que madrugar na fila para tentar conseguir uma senha (tendo risco de não conseguir) e na pandemia não estão aceitando presencialmente.
    3. Vale a pena contratar um advogado para agilizar o processo? Você pode fazer o processo inteiramente sozinha, esse é o intuito do fórum, vá até a sala de discussão sobre processo de filhos e tire todas dúvidas lá, sempre alguém responde.

    Não pague nada pelo site do consulado. Fazendo pela ACP será bem mais rápido.

  • @iccvic

    Há pequenas diferenças em fazer diretamente pela Conservatória, que é o que se recomenda. São menos documentos,e é mais simples do que fazer pelo consulado.

    Se você tivesse perguntado, o conselho seria fazer primeiro a nacionalidade de seu pai (ou mãe) que é filho do português, pelo Arquivo Central do Porto (ACP). Fica pronto em 6 meses. O pagamento de €175 aqui: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Em seguida pode ter que fazer a transcrição do casamento em PT, e a descendente é a mãe. (demora 1 mês, e custa €120).

    Em seguida você faz o seu processo como filha de português(a). (demora 6 meses, e custa €175)


    A outra opção seria você fazer diretamente como neta, que é o que você tem em mente. Apenas o custo não deve ser o seu fator de decisão. Como neta demora 2,5 anos tipicamente. Depende de aprovação, e há algumas restrições p/ militares, promotores, juízes, e servidores públicos.

    Você disse que já tirou todos os documentos para dar entrada como neta, e as certidões brasileiras são válidas por 1 ano desde a emissão. Dependendo de há quanto tempo você pediu os documentos brasileiros, pode ter que refazer alguns. Também teria que fazer uma certidão reprográfica apostilada para o processo de seu pai.

    É possível você continuar fazer como neta (se não tiver os impedimentos mencionados), mesmo não sendo a melhor opção. Como neta, o processo terá que ser enviado para a CRCentrais de Lisboa, no endereço que vem nas instruções de preenchimento do form-1D que receberá por e-mail após o pagamento. Como neta aqui: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D

  • Olá @gandalf tudo bem? Primeiro queria agradecer pela aula e informações fornecidas aqui sobre o processo de cidadania para netos. Estou ainda juntando as documentações, mas vendo a sua recomendação me parece fazer mais sentido (em termos de tempo e sucesso) fazer primeiro o pedido de nacionalidade da minha mãe (filha de português) e depois a minha (neto de português).

    Além disso, teria algum outro local do fórum que eu pudesse identificar os documentos e locais para pagamento e por onde devo fazer o pedido? Agradeço antecipadamente a ajuda.

  • @dennisasilva

    O título desse tópico não ajuda muito no seu caso, porque sugere "confusão" e no seu não há nenhuma. :-)

    Vamos mudar para o tópico do ACP, que e2 onde seu processo vai ser enviado e tem a informação que você busca. Veja também o envelope no canto direito da tela.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-37-81-de-2020-novo-processos-e-acompanhamento/

  • @dennisasilva

    Só pra não deixar passar.

    Vc disse: "fazer primeiro o pedido de nacionalidade da minha mãe (filha de português) e depois a minha (neto de português)."

    Você vai fazer primeiro a de sua mãe (filha de português), e em seguida a sua (filho dessa que agora é portuguesa). Ambas são como filho de português. Quando sua mãe conseguir a dela, retroage ao nascimento dela, e ela passará a ser portuguesa desde que ela nasceu. Logo você é filho da portuguesa.

    Nacionalidade como neto seria pulando uma geração, tipicamente se sua mãe (filha do português) tivesse falecido.

  • Oi @gandalf tarde!

    Obrigado pela ajuda e pelas informações colocadas. Agradeço muito mesmo!!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.