Confusão no processo - neta de portugueses
iccvic
Member
Oi, pessoal!
Estou com dificuldade em entender quais são os próximos passos para o meu processo. O meu tio tirou a cidadania portuguesa da minha avó e a dele ano passado. Meus pais ainda são vivos.
Estava seguindo o processo de atrubuição e já tenhos todos os documentos solicitados pelo consulado nesse link.
Minhas dúvidas são:
- É só mandar para Portugal após o pagamento e formulário? Ou preciso tirar primeiro a da minha mãe (filha da minha avó portuguesa)?
- Além disso, se Portugal abrir as fronteiras para vacinados no Brasil, o processo é mais ágil se eu viajar para lá e fazer por lá direto?
- Vale a pena contratar um advogado para agilizar o processo?
Obrigada desde já!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@iccvic
Não pague nada pelo site do consulado. Fazendo pela ACP será bem mais rápido.
@iccvic
Há pequenas diferenças em fazer diretamente pela Conservatória, que é o que se recomenda. São menos documentos,e é mais simples do que fazer pelo consulado.
Se você tivesse perguntado, o conselho seria fazer primeiro a nacionalidade de seu pai (ou mãe) que é filho do português, pelo Arquivo Central do Porto (ACP). Fica pronto em 6 meses. O pagamento de €175 aqui: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C
Em seguida pode ter que fazer a transcrição do casamento em PT, e a descendente é a mãe. (demora 1 mês, e custa €120).
Em seguida você faz o seu processo como filha de português(a). (demora 6 meses, e custa €175)
A outra opção seria você fazer diretamente como neta, que é o que você tem em mente. Apenas o custo não deve ser o seu fator de decisão. Como neta demora 2,5 anos tipicamente. Depende de aprovação, e há algumas restrições p/ militares, promotores, juízes, e servidores públicos.
Você disse que já tirou todos os documentos para dar entrada como neta, e as certidões brasileiras são válidas por 1 ano desde a emissão. Dependendo de há quanto tempo você pediu os documentos brasileiros, pode ter que refazer alguns. Também teria que fazer uma certidão reprográfica apostilada para o processo de seu pai.
É possível você continuar fazer como neta (se não tiver os impedimentos mencionados), mesmo não sendo a melhor opção. Como neta, o processo terá que ser enviado para a CRCentrais de Lisboa, no endereço que vem nas instruções de preenchimento do form-1D que receberá por e-mail após o pagamento. Como neta aqui: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D
Olá @gandalf tudo bem? Primeiro queria agradecer pela aula e informações fornecidas aqui sobre o processo de cidadania para netos. Estou ainda juntando as documentações, mas vendo a sua recomendação me parece fazer mais sentido (em termos de tempo e sucesso) fazer primeiro o pedido de nacionalidade da minha mãe (filha de português) e depois a minha (neto de português).
Além disso, teria algum outro local do fórum que eu pudesse identificar os documentos e locais para pagamento e por onde devo fazer o pedido? Agradeço antecipadamente a ajuda.
@dennisasilva
O título desse tópico não ajuda muito no seu caso, porque sugere "confusão" e no seu não há nenhuma. :-)
Vamos mudar para o tópico do ACP, que e2 onde seu processo vai ser enviado e tem a informação que você busca. Veja também o envelope no canto direito da tela.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-37-81-de-2020-novo-processos-e-acompanhamento/
@dennisasilva
Só pra não deixar passar.
Vc disse: "fazer primeiro o pedido de nacionalidade da minha mãe (filha de português) e depois a minha (neto de português)."
Você vai fazer primeiro a de sua mãe (filha de português), e em seguida a sua (filho dessa que agora é portuguesa). Ambas são como filho de português. Quando sua mãe conseguir a dela, retroage ao nascimento dela, e ela passará a ser portuguesa desde que ela nasceu. Logo você é filho da portuguesa.
Nacionalidade como neto seria pulando uma geração, tipicamente se sua mãe (filha do português) tivesse falecido.
Oi @gandalf tarde!
Obrigado pela ajuda e pelas informações colocadas. Agradeço muito mesmo!!!