Necessidade de transcrição de casamento

Bom dia!

Estou em processo para obter a cidadania do meu pai (cidadania por atribuição). Quando finalizado o processo dele, irei solicitar a minha. Neste caso, como ele foi o declarante do meu nascimento no Brasil, preciso realizar a transcrição do casamento dele com minha mãe em Portugal?

Se sim, qual seria o procedimento para isto?

obrigada!

Comentários

  • @Danifernanda não precisa

  • editado July 2021

    @Danifernanda

    Se sua mãe é brasileira e seu pai português foi o declarante no seu registro antes de 1 ano de idade, não precisa. (o caso + comum)

    Se sua mãe fosse portuguesa, casada com seu pai no BR, teria que transcrever.

    Se foi registrada depois de 1 ano de idade (antes dos 18), ou se foi outra pessoa (tio, avós, a mãe brasileira) o declarante, precisa transcrever.

    P.S. vi depois que você nem mandou o processo de seu pai ainda. Concentre-se em um processo por vez.

  • Olá @gandalf, obrigada pela resposta!

    Sim, eu já mandei o processo do meu pai e chegou ao ACP hoje, ainda não recebi a chave do processo, mas devem estar para me enviarem. Só estou levantando o que irei precisar para entrar com o meu processo futuramente.

    abs!

    Dani

  • @Danifernanda

    Você só precisa se mover quando o processo de seu pai estiver com o Despacho de Aprovado (bolinha-6 verde), mas está aqui o resumo.

    filhos: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/253963/#Comment_253963

  • É com imensa alegria que comunico que hoje o processo do meu pai chegou na bolinha 7!!!

    Agradeço demais a este fórum por toda ajuda e principalmente ao @gandalf pelos esclarecimento!

    Agora eu vou iniciar o meu processo. Então, hoje como vi que o processo chegou na bolinha 7, eles irão me enviar por e-mail com os dados do registro/assento português dele? Vou precisar de uma cópia da certidão portuguesa? Tenho essas dúvidas...

    Sobre os documentos, imagino que sejam os mesmos que enviei para o meu pai, claro trocando a solicitante por mim e os dados dele como cidadão português. Podem me ajudar nestes esclarecimentos? Quero manter meu processo o quanto antes pra Porto.

    Obrigada!

    Dani

  • editado December 2021

    @Danifernanda Parabéns ao seu pai, novo Tuga.

    algumas vezes mandam o assento no e-mail, mas a maioria pede pelo civilonline por €10. Se esperar, eles mandam pelo correio por carta, mas com o natal muitos se perdem. Eu não esperaria, porque o meu nunca chegou (e nem era natal, hehe). https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/secure/cert/CertidaoController?action=semCDO

    Se pedir no CivilOnline hoje, recebe o assento amanhã cedo por e-mail.

    Mas se ainda não tem os documentos prontos, pode esperar pra ver se chega pelo correio, carimbado e assinado. São 3-4 semanas. Você sabe se vão mandar por carta ou por e-mail no texto da consulta online. A segunda linha abaixo das bolinhas vai indicar a ação que tomaram. Ali onde tem a data do assento que vai por na planilha.

    "Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em DD/MM/AAAA, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo".

  • @gandalf

    No site, está com a bolinha 7 marrom que diz: O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um registro de Cidadão Português.

    Entendo então que o registro só estará criado quando a bolinha 7 estiver verde, correto?

    Assim, se eu não receber as informações por e-mail, eu posso solicitar via o Civil Online, mas o processo ai precisa estar 100% finalizado (bolinha 7 verde). É isto?

    Obrigada!

    Dani

  • @Danifernanda

    Então tem que esperar a bolinha-7 verde. Por enquanto está com o Despacho de aprovado. Não volta mais, mas precisa ter o assento, quando a bolinha-7 ficar verde. Aí vai ver no texto abaixo das bolinhas se vão notificar por carta ou mandar o PDF e-mail.

  • Show!

    Será que isto demora, sair do marrom pro verde? rs

    Abs!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.