Podem implicar por não ter imprimo frente e verso?

Olá pessoal,

Enviei todos os documentos corretamente para ACP. Porém estava lendo aqui no forum e, aparentemente, aquela certidão do civil online deve ser impressa frente e verso. A minha eu enviei em duas folhas e coloquei um clipzinho.

Será que implicam com isso?

Está o código de acesso junto.

O formulario 1c eu já sabia que devia ser frente e verso e eu imprimi ele assim.

Me deu uma insegurança agora

Comentários

  • @Matheus07 , não terá problemas!! O que interessa a eles é o número da certidão. Relaxe.

  • @Matheus07

    Mesmo que tivesse mandado somente a primeira página, sem o clipzinho, não teria problema. :-)

    Depois que mandou, relaxe e aguarde. Não tem muita coisa que você possa fazer. Se algo estivesse errado, digamos, você mandou um xerox simples de alguma certidão, eles lhe comunicam e então você tem um tempo razoável para suprir a deficiência.

    Então, ficar pensando no que mandou ou deixou de mandar, é somente alimentar a sua ansiedade. Não muda nada no processo. Acompanhe pela planilha os processos quando os que estão próximos ao seu começarem a ficar verdinho o Despacho. Essa é sua próxima data crītica.

    Como filho pelo ACP, 5 meses. Como neto pela CRCentrais, uns 2 anos. Marque uma data. Olhar todo dia dá ansiedade.

  • @gandalf @Leticialele

    Muito obrigado, gente! Fiquei aliviado.

    Vocês são muito prestativos aqui no fórum, gratidão ^^

  • @Matheus07

    O da minha mãe mandei assim rsrs sem querer.....graças a Deus não houve problema.

  • @Matheus07 Deu certo esse pedido do tópico?

    Sobre o reconhecimento de assinatura, você conseguiu um cartório que não riscasse os espaços em branco aqui em São Paulo?

    O formulário 1C só precisa do reconhecimento de assinatura, e não precisa do apostilamento, né?

  • editado September 2022

    Deu certo esse pedido do tópico?

    @carolinepferreira Sim, o processo deu certo sem nenhum problema, apesar de impresso em duas folhas.

    Sobre o reconhecimento de assinatura, você conseguiu um cartório que não riscasse os espaços em branco aqui em São Paulo?

    Sim, o cartório da Rua da Consolação, 2222. Não implicaram com isso lá. Mas se você explicar direitinho, talvez o cartório mais próximo da sua casa não se importe com isso ou até mesmo nem peça para riscar.

    O formulário 1C só precisa do reconhecimento de assinatura, e não precisa do apostilamento, né?

    Sim, porém atenção: O reconhecimento da firma é por autenticidade e não por semelhança!

  • @Matheus07

    Sim, porém atenção: O reconhecimento da firma é por autenticidade e não por semelhança!

    Obrigada pela dica, eu não sabia da diferença. Vou tentar no cartório da Mooca e se negarem, busco o da consolação.

    Se puder me ajudar com mais essas dúvidas, por favor:

    Você mandou um envelope com seu endereço dentro do pacote para o ACP retornar seus documentos? Vi alguém comentando sobre isso, que paga uma taxa separado e não achei muitas informações.

    E quanto tempo demorou para você receber a chave de acesso para consultar no site https://nacionalidade.justica.gov.pt/ ?

    Quanto tempo demorou para finalizar o processo?


    Obrigada

  • @carolinepferreira

    Você mandou um envelope com seu endereço dentro do pacote para o ACP retornar seus documentos? Vi alguém comentando sobre isso, que paga uma taxa separado e não achei muitas informações.

    Não fiz isso, pois eles já possuem o endereço, uma vez que essas informações estão (e devem estar) escritas no formulário 1C.

    Além do mais, se o processo for bem-sucedido, eles ficam com os documentos enviados e apenas encaminharão para o seu endereço o assento de nascimento do novo português (que muitas extravia, mas geralmente eles enviam também por email ou você pode obtê-lo no civilonline).

    Já no caso de processo que caiu em exigência, possivelmente enviarão uma carta para o endereço contendo a exigência.

    Em algumas situações excepcionais a conservatória é orientada a devolver todos os os seus documentos. Por exemplo, quando o pagamento está ausente ou insuficiente.

    quanto tempo demorou para você receber a chave de acesso para consultar no site https://nacionalidade.justica.gov.pt/ ?

    5 dias para receber a chave do processo de minha mãe e 7 dias a do meu processo. Mas essas informações, assim como a de ''quanto tempo demorou para finalizar o processo'' são irrelevantes para você. O que te interessa são as pessoas que enviaram e concluíram recentemente o processo delas. Você vê isso na nossa planilha: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1dU3knhFfjDA2c-uNLSrs7pDAgM7gmh9LLhir4zdFwZE/edit#gid=0

    Como você pode perceber, algumas pessoas que enviaram o processo em agosto tiveram uma demora (anormal se você comparar com outros meses) de mais de 20 dias para receber a chave de acesso! O mesmo pode ser dito para algumas pessoas que enviaram o processo em julho.

    Isso se deve a alguns fatores: 1) lá em PT, em Julho e Agosto muitos tiram férias. 2) Houve uma greve. 3) talvez tenham dado preferência aos processos daqueles com ancestralidade sefardita no mês de agosto, por motivos complexos de serem expostos aqui.

    Já em relação ao tempo para a finalização do processo, se olharmos a tabela e ignorarmos aqueles que são menores de idade (''grátis'' na aba da forma de pagamento) , a última pessoa que teve seu processo aprovado (bolinha 6 verde despacho aprovado) é o @Ramondce no dia 01/09. O processo dele foi recebido lá na ACP no dia 21/03 e sua chave de acesso foi enviada em apenas 4 dias (25/03). Portanto, 164 dias. Ou se preferir, cerca de 5 meses e meio para virar tuga.

    Essa é a média, as vezes subindo para 6 ou 7 meses. Depende das circunstâncias e acontecimentos do ano, como as supracitadas.

  • @Matheus07 obrigada!

    Estava vendo muitas pessoas falando dessa planilha no fórum, mas não tinha encontrado o link para ela.

    Vou acompanhar as atualizações. :)

  • editado September 2022

    Ano passado mandei até o 1C da minha mãe em duas folhas e não implicaram. A certidão de nascimento com certeza não dá pra problemas porque a primeira coisa que fazem é só puxar no sistema deles.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.