Onde reconhecer assinatura do 1c na Europa

Boa tarde pessoal,

Gostaria de saber (se alguém soubesse) se seria possível reconhecer a assinatura do Modelo 1-C em qualquer notaria/cartório na União Europeia.

Fiquei um pouco confuso com as instruções do 1-C Quandro 5:

O reconhecimento presencial da assinatura pode ser feito:- perante funcionário do serviço com competência para receber o impresso;- em Cartório Notarial ou Conservatórias do registo português;- em Consulado de Portugal no estrangeiro;

Entendo que Cartório Notarial não precisa ser português e sim pode ser de qualquer outro país sempre e quando a firma/assinatura seja legalizada depois.

Uma opção, penso, seria ir em qualquer consulado português e pedir para eles fazerem isso. O problema é que o agendamento (às vezes) é difícil e gostaria saber se há alguma outra alternativa. Sei que no Brasil, o reconhecimento de firma pode ser feito no cartório, mas não sei se essa alternativa também seria válida para qualquer cartório/notaria fora de Portugal ou Brasil.


Para mais informações moro na Espanha.


Obrigado pela ajuda.

Jorge

Comentários

  • @brafaar a orientação é reconhecer firma em um consulado português mesmo

  • @brafaar

    Nem todos os países têm um sistema de cartórios, como o BR e PT. Não sei como funciona na Espanha.

    Tem que ter o cartório, e PT considerar que o sistema de cartórios é confiável o suficiente. Se não for (como nos EUA), eles pedem pra refazer no consulado.

    Nem sempre precisa agendar no consulado para fazer o reconhecimento. Ligue e pergunte.

    Pode se dirigir a qualquer balcão de nacionalidade em PT, próximo da fronteira mesmo, e autenticar o documento, sem agendamento.

  • Obrigado @gsilvestre e @gandalf pela dica. Minha opinião é que sendo PT e ES países da União Europeia não deveria haver problemas, mas nunca se sabe.


    A fronteira não fica muito perto da onde eu moro, mas se não tiver outro jeito, vou ter planejar uma pequena viagem até a cidade (ou consulado) mais próximo :)


    De todo jeito, mandei um e-mail com esta mesma pergunta à CRC de Tondela (sem muita esperança de uma resposta). Caso tiver retorno, posto aqui a resposta por se alguém mais estiver na minha situação.

  • @brafaar

    "Minha opinião é que sendo PT e ES países da União Europeia não deveria..." Isso não é verdade com relação a nacionalidade.

    Na nacionalidade cada país mantem sua identidade e suas regras. Você pode usar uma certidão em formato internacional multilíngua, e nesse caso não precisa apostilar. Mas o formulário continua tendo que ser certificado presencialmente.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.