Naturalização Brasileira do meu Pai.

Consta na minha certidão de nascimento e casamento do meu pai que ele era naturalizado Braslieiro.Porém, não tenho nenhum certificado de naturalização dele e nem no consulado consta que ele se naturalizou.Sera que é vantagem eu pedir uma certidão negativa de naturalização junto ao Ministério da Justiça( Departamento de Estrangeiros).

Comentários

• Vc não precisa pedir certidão negativa nenhuma, pode fazer a sua atribuição normalmente, so não menciona que ele se naturalizou.
  • Como posso pedir por atribuição, porque no consulado Português em Santos eles não aceitam dar entrada no processo se na minha certidão de nascimento ,consta que o meu pai era naturalizado Brasileiro.gostaria de saber também se por atribuição é mesma coisa de dupla cidadania.obrigado.
  • Se você ver pra mim ficarei muito agradecido.meu Pai chegou com 40 anos no BRASIL em 1934 e se apresentou no consulado em 17/09/1939.vindo de Paris onde ele viveu 25 anos. No consulado não consta nenhum documento dele ,ele está sómente inscrito em ficha.não tem nenhuma averbação de naturalização dele. como eu nasci antes de 1981 o consulado fala que eu não tenho direito da dupla c. e que o meu pai teria que pedir direito de igualdade junto ao ministério da justiça.sera que eu poderia pedir por ele mesmo ele (falecido).
  • Tenho sim, pedi a certidão de nascimento(batismo) dele em junho,está comigo autenticada pelo arquivo distrital de aveiro mais sera que eu não tenho que averbar o seu óbito e casamento em portugal. quais são os primeiros passos que eu devo tomar?
  • Mas se ele nasceu aqui , não sei na europa, dificilmente é a mãe que declara o nascimento, se foi o pai e é ele o portugues, não precisa transcrever o casamento, e obito muito menos.
  • Na minha certidão de nascimento foi declarante a mãe e no item natural de está brasileiro naturalizado.
  • é que aqui no Brasil ,o registro civil de santos e cubatão erraram tanto na certidão de nascimento como na de casamento isso o própio oficial do cartório relatou para mim ,em vez deles colocarem no item que pede natural ;que deveria constar Portugal consta Brasileiro naturalizado, então eu pensei em entrar como uma ação na justiça para que o Juiz corregedor possa corrigir esse erro mais vai demorar muito ,então eu pensei em transcrever o casamento do meu pai assim mesmo, mais eu fico com receio da justiça Portuguesa querer explicações sobre a naturalização dele que nem eu tenho prova que ele se naturalizou.é tanta exigência que eu pensei em até largar tudo e não correr mais atrás de mais nada.peço desculpa a vocês ,que são muito solidário comigo e se vocês precisarem de alguma informação daqui do consulado ou documento pode contar comigo.obrigado.
  • Paulo

na certidao do portugues da minha familia estava no obito dele estava a mesma coisa q na de seu pai. Eu entrei com processo de retificacao, levando como prova a certidao de nascimento dele portuguesa.Fiz com uma advogada de Umuarama no Parana, levou 45 dias, pq a cidade e pequena e bem rapido la!! qualquer coisa escreve aqui!!
  • DANI , obrigado pela dica é bom eu saber que você conseguiu fazer a retificação na certidão de óbito,por incrivel que pareça a certidão de óbito do meu pai está correta no item natural não consta qu ele é brasileiro naturalizado consta que ele nasceu em portugal.segundo o advogado falou para mim vai demorar uns 6 meses .achei na net mais uma prova de que a mimnha certidão de n. está errada aqui vai uma dica para a comunidade que estão passando pela mesma situação que eu estou passando :
    presente trabalho objetiva oferecer ao leitor uma idéia geral sobre a nacionalidade brasileira, sua aquisição, perda e reaquisição, à luz da Constituição Federal de 1988, já com as alterações promovidas pela EC 54/2007, possibilitando a reflexão sobre o assunto.
    .5. NATURALIDADE E NACIONALIDADE

A expressão nacionalidade também não se confunde com naturalidade, uma vez que esta é uma terminologia utilizada para indicar o lugar do nascimento da pessoa, em certa região ou lugar. Por esta razão que quando se pergunta qual a naturalidade de determinada pessoa, a resposta geralmente se relaciona com a cidade de seu nascimento e não com seu Estado Nacional (nacionalidade).
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.