Decifrar documento brasileiro para busca de certidão portuguesa

Amigos, embora eu esteja solicitando a cidadania através de um outro ramo da família, continuo muito intrigada para entender a origem o ramo Teixeira de Queiroz (também portugueses) e possivelmente, tendo essas informações, ajudar alguns primos.

Encontrei no Sian o pedido de naturalização de José Teixeira de Queiroz, mas não consegui decifrar se consta a naturalidade dele. http://imagem.sian.an.gov.br/acervo/derivadas/BR_RJANRIO_A9/0/PNE/06791/BR_RJANRIO_A9_0_PNE_06791_d0001de0001.pdf


Alguém consegue ajudar a ler? Na certidão de casamento e óbito dele e do irmão consta apenas "Portugal" (vasculhei tudo que era possível no Family Search!).

Obrigada desde já

Comentários

  • @moura_schmidt acerca do local de nascimento, fala apenas que ele é de Portugal

  • @moura_schmidt , só consta Portugal.

    Trata-se de solicitação, feita por advogado, para saber se José Teixeira de Queiroz havia se naturalizado brasileiro. Fizeram buscas de 1871 a 1918, nada tendo sido encontrado. Cobram do advogado a procuração e o reconhecimento de sua firma no requerimento. Não há nada que indique de onde veio o português.

    José Teixeira de Queiroz - filho de João Teixeira de Queiroz e de Joaquina Alves Queiroz

  • obrigada @gsilvestre e @Leticialele . Vocês sabem se existe alguma forma de obter as certidões que ele apresentou para iniciar esse processo? Talvez assim eu conseguisse desvendar a origem dele.

  • @moura_schmidt Eu solicitei ao Arquivo Nacional pesquisa com nome de meu avô e eles descobriram o processo de naturalização dele. Fui lá presencialmente ver os documentos anexos ao processo e tirei fotos.

    Vou entrar com processo pela minha avó (tb portuguesa), pois estou com receio dessa naturalização. No assento de baptismo dele no arquivo distrital não consta nenhuma averbação, mas mesmo assim não estou seguro.

  • @leompts , pode mandar o processo pelo seu avô, se não está averbado no assento dele, não tem problema. Nunca vi comunicarem a naturalização a Portugal. relaxe!!

  • Boa noite pessoal, creio ter encontrado a certidão do meu bisavô, porém não consigo entender muito o que esta escrito em alguns detalhes. Alguém poderia "transcrever" ou me ajudar com essa interpretação por favor? Registro n 131, não consegui entender bem o sobrenome do pai, o primeiro nome da mãe, os detalhes das anotações de quando veio ao Brasil.

    Nome- José Augusto

    https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=355827&FileID=1119007

    Agradeço muito a atenção!

  • @claudio_cmsc86 assento de batismo de José Augusto, filho de Manuel Rodrigues Tavera e de Umbelina de Jesus.

    Batismo ocorrido na Freguesia de Mira, Concelho de Mira, Coimbra, em 15 de junho de 1890. Ele nasceu em 13 de fevereiro de 1890.

    Avós paternos - Bartholomeu Rodrigues Tavera e Maria dos Santos

    Avós maternos - José de Miranda Simãosinho e Innocencia de Jesus.

    Averbações: - de Casamento, em SP, com (? ) em 11 de janeiro de 1928 (? pode ser 1918) e de falecimento, em 18 nov 1952, do distrito de Barretos, SP

  • Bom dia. Muito obrigado pela ajuda!!!! Você acha que existe a possibilidade desse sobrenome Tavera ser Cravo?

  • @claudio_cmsc86 , o Tavera está bem nítido, sem chance de ser Cravo!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.