Dúvida alguns documentos
Bom dia a todos.
Sou neto de português já falecido, minha mãe (filha do português) também é falecida. Tenho 60 anos e pretendo requerer a minha nacionalidade por atribuição para netos, estou com dúvida em alguns documentos e como deverão ser emitidos (apostilados ou não). A seguir listarei os documentos em que estou com dúvidas e se são realmente necessários ou como os mesmos deverão ser emitidos (apostilados ou não). Sou Brasileiro nato e sempre morei no Brasil, concluí o ensino médio/técnico em escola técnica profissionalizante do Estado de São Paulo:
1 - Diploma Escolar ou Histórico Escolar (qual enviar?)
É necessário Sim/Não......................................... => Resposta = ________
Se afirmativo é necessário reconhecer firma de quem assina o diploma....Sim/Não => Resposta = ________
Se afirmativo é necessário Apostilar Sim/Não => Resposta = ________
2 - Atestado de Antecedentes Criminais (Emitido pela Polícia Federal online com Validação no Verso)
É necessário efetuar a materialização do mesmo Sim/Não..................... => Resposta = ________
É necessário Apostilar Sim/Não..................... => Resposta = ________
3 - Certificado de Reservista
É necessário Sim/Não........................................ => Resposta = ________
Contando desde já com a colaboração de todos.
Atenciosamente,
José Luiz
Comentários
@Joséluiz :
1 - Diploma Escolar ou Histórico Escolar (qual enviar?)
É necessário Sim/Não......................................... => Resposta = Não é necessário. O domínio da lingua, para brasileiros, é presumido
Se afirmativo é necessário reconhecer firma de quem assina o diploma....Sim/Não => Resposta = ________
2 - Atestado de Antecedentes Criminais (Emitido pela Polícia Federal online com Validação no Verso)
É necessário efetuar a materialização do mesmo Sim/Não..................... => Resposta = Sim, imprima o atestado e, no verso, a validação. Não precisa apostilar.
É necessário Apostilar Sim/Não..................... => Resposta = ________
3 - Certificado de Reservista
É necessário Sim/Não........................................ => Resposta = Não é necessário
Boa sorte!!
Bom dia Leticia.
Agradeço imensamente pela pela resposta.
Estou com dúvida quanto a materialização do atestado, como devo proceder:
è feito no cartório ou devo ir na Polícia Federal?
Outro esclarecimento se possível é quanto a necessidade de envio de um envelope de segurança com os dados do destinatário preenchido junto com a documentação, para que o IRN de Lisboa no final do processo retorne algum documento para a minha residência?
Agradeço desde já,
Att.
José Luiz
@Joséluiz
O IRN não devolve os documentos.
O atestado da PF você mesmo imprime em casa, diretamente do site da PF. Não precisa levar no cartório. Os dois links, um na frente, outro no verso da folha. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/253568/#Comment_253568
Boa tarde Gandalf.
Grato pela resposta, mas só para confirmar, estou confirmando informações pois estou ajudando uma prima minha que também irá entrar com o pedido: não é necessário enviar envelope de segurança correto?
Quanto ao Atestado de Antecedentes validação e materialização são a mesma coisa? Li em alguma discussão aqui no fórum que seria necessário a assinatura de funcionário da Polícia Federal para a materialização do mesmo.
Grato.
José Luiz
@Joséluiz não é necessário envelope de segurança, como o gandalf disse, o IRN não devolve os documentos.
O Atestado de antecedentes é obtido online, você obtêm preenchendo os dados no link que foi passado, imprime em uma folha, faz a validação do atestado que você emitiu e imprime essa validação no verso do atestado. Não precisa de assinatura de funcionário porque o site gera um código para verificação da autenticidade do mesmo.
Boa noite a todos.
Recebi a numeração do processo anteontem (09/02/22), processo este enviado pelo correio em outubro do ano passado (2021). Encontra-se na bolinha 1 verde. Poderiam informar se possível o link da planilha de acompanhamento dos processos enviados para CR de Lisboa onde está o meu processo.
Boa sorte a todos.
Att.
Luiz
@Joséluiz , se é processo de neto - https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IYzPeWFrqiEF5MxruxslpFRjlkk-7ob9An3rdPLKzWE/edit#gid=0
Boa tarde.
Grato Letícia.
É para neto sim.
Att.
Luiz