Dúvida alguns documentos

Bom dia a todos.

Sou neto de português já falecido, minha mãe (filha do português) também é falecida. Tenho 60 anos e pretendo requerer a minha nacionalidade por atribuição para netos, estou com dúvida em alguns documentos e como deverão ser emitidos (apostilados ou não). A seguir listarei os documentos em que estou com dúvidas e se são realmente necessários ou como os mesmos deverão ser emitidos (apostilados ou não). Sou Brasileiro nato e sempre morei no Brasil, concluí o ensino médio/técnico em escola técnica profissionalizante do Estado de São Paulo:

1 - Diploma Escolar ou Histórico Escolar (qual enviar?)

   É necessário Sim/Não......................................... => Resposta = ________

Se afirmativo é necessário reconhecer firma de quem assina o diploma....Sim/Não => Resposta = ________

   Se afirmativo é necessário Apostilar Sim/Não => Resposta = ________

2 - Atestado de Antecedentes Criminais (Emitido pela Polícia Federal online com Validação no Verso)

É necessário efetuar a materialização do mesmo  Sim/Não..................... => Resposta = ________

   É necessário Apostilar Sim/Não..................... => Resposta = ________

3 - Certificado de Reservista

   É necessário Sim/Não........................................ => Resposta = ________

   Se afirmativo é necessário Apostilar Sim/Não => Resposta = ________

Contando desde já com a colaboração de todos.

Atenciosamente,

José Luiz

Comentários

  • @Joséluiz :

    1 - Diploma Escolar ou Histórico Escolar (qual enviar?)

       É necessário Sim/Não......................................... => Resposta = Não é necessário. O domínio da lingua, para brasileiros, é presumido

    Se afirmativo é necessário reconhecer firma de quem assina o diploma....Sim/Não => Resposta = ________

       Se afirmativo é necessário Apostilar Sim/Não => Resposta = ________

    2 - Atestado de Antecedentes Criminais (Emitido pela Polícia Federal online com Validação no Verso)

    É necessário efetuar a materialização do mesmo Sim/Não..................... => Resposta = Sim, imprima o atestado e, no verso, a validação. Não precisa apostilar.

      É necessário Apostilar Sim/Não..................... => Resposta = ________

    3 - Certificado de Reservista

       É necessário Sim/Não........................................ => Resposta = Não é necessário

      Se afirmativo é necessário Apostilar Sim/Não => Resposta = ________


    Boa sorte!!

  • Bom dia Leticia.

    Agradeço imensamente pela pela resposta.

    Estou com dúvida quanto a materialização do atestado, como devo proceder:

    è feito no cartório ou devo ir na Polícia Federal?

    Outro esclarecimento se possível é quanto a necessidade de envio de um envelope de segurança com os dados do destinatário preenchido junto com a documentação, para que o IRN de Lisboa no final do processo retorne algum documento para a minha residência?

    Agradeço desde já,

    Att.

    José Luiz

  • editado July 2021

    @Joséluiz

    O IRN não devolve os documentos.

    O atestado da PF você mesmo imprime em casa, diretamente do site da PF. Não precisa levar no cartório. Os dois links, um na frente, outro no verso da folha. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/253568/#Comment_253568

  • Boa tarde Gandalf.

    Grato pela resposta, mas só para confirmar, estou confirmando informações pois estou ajudando uma prima minha que também irá entrar com o pedido: não é necessário enviar envelope de segurança correto?

    Quanto ao Atestado de Antecedentes validação e materialização são a mesma coisa? Li em alguma discussão aqui no fórum que seria necessário a assinatura de funcionário da Polícia Federal para a materialização do mesmo.

    Grato.

    José Luiz

  • @Joséluiz não é necessário envelope de segurança, como o gandalf disse, o IRN não devolve os documentos.


    O Atestado de antecedentes é obtido online, você obtêm preenchendo os dados no link que foi passado, imprime em uma folha, faz a validação do atestado que você emitiu e imprime essa validação no verso do atestado. Não precisa de assinatura de funcionário porque o site gera um código para verificação da autenticidade do mesmo.

  • Boa noite a todos.

    Recebi a numeração do processo anteontem (09/02/22), processo este enviado pelo correio em outubro do ano passado (2021). Encontra-se na bolinha 1 verde. Poderiam informar se possível o link da planilha de acompanhamento dos processos enviados para CR de Lisboa onde está o meu processo.

    Boa sorte a todos.

    Att.

    Luiz

  • Boa tarde.

    Grato Letícia.

    É para neto sim.

    Att.


    Luiz

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.