Atribuição de filho ou neto?

Olá pessoal! Já postei uma dúvida em relação ao processo de neto aqui, mas vi em outros tópicos que é mais vantagem fazer o de filho.

Vamos aos dados:

- Minha avó (viva) é filha de português e de uma brasileira, sendo o pai que a registrou antes do 1 ano de vida.

- Temos a identidade da minha bisavó e o visto de permanência do meu bisavô português.

- A minha avó é a única pessoa que aparece na certidão de nascimento do meu pai. Não constando nenhuma filiação paterna no seu registro.

- Não sei a idade exata dela, mas minha avó tem mais de 70 anos e é um pouco doente.

- Já solicitei o assento de batismo do português pelo Arquivo Distrital de Porto, estou esperando chegar pelos correios.

Minhas dúvidas:

1) Se eu fizer o processo da minha avó como Atribuição para Filho, terei que fazer a transcrição de casamento dos pais dela antes? Se sim, teria o link da documentação e o melhor local para solicitar o processo?

2) Após a averbação, teria que solicitar outro assento de batismo do português atualizado ou posso usar o que solicitei no ADP para o processo de filho?

3) Por ela ter uma idade avançada, o processo dela seria mais rápido?

4) No momento minha avó não é casada, mas não sei se ela casou em algum momento com alguém (vou me informar com a família). Mas caso ela tenha casado e divorciado, essa informação deve constar no processo de atribuição de filho? E respectivamente no processo do meu pai, quando ele fizer o requerimento dele?

4) Os documentos originais e antigos que temos dos meus bisavós servem para algo?

5) O passo a passo que eu deveria seguir para que minha família ganhasse a cidadania por atribuição seria assim?

- Averbação do casamento do português e brasileira;

- Pedido de Atribuição (Maior) para minha avó;

- Pedido de Atribuição (Maior) para o meu pai, sem necessidade da certidão de nascimento do pai dele, já que não há registro;

- Averbação do casamento do meu pai e da minha mãe;

- Pedido de Atribuição (Maior) para minha irmã e eu;

- Pedido de Atribuição (por casamento) para a minha mãe.

No mais, é isso. Agradeço quem puder me ajudar!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.