Dúvida na documentação

Olá, gostaria de ajuda de vocês com as informações referentes a minha situação.

Minha avó (portuguesa) veio para o Brasil e se casou com meu avô (brasileiro) e permaneceram aqui. Após o casamento, minha avó mudou o nome inserindo o sobrenome do meu avô. Os dois são falecidos e meu pai, que também é falecido, não solicitou a nacionalidade.

Sendo assim, farei a minha solicitação como neta de portuguesa (vó). Tenho a certidão de nascimento da minha avó (quê nasceu em 1912), e gostaria de saber se preciso transcrever o casamento e óbito em Portugal? Ou posso dar entrada no meu processo assim mesmo?

Se isso for necessário, devo recorrer ao Arquivo Distrital da Guarda (onde está o livro de registro do nascimento da minha avó)?

Sabem quanto tempo leva pro averbamento/transcrição?

Comentários

  • @julianaavila Sim terá de transcrever o casamento deles. Por ela ter nascido após 1911, verificou se já está disponível através do Civil online a certidão de nascimento?

    Poderá transcrever por Ponta Delgada ou através dos consulados de sua região. Se for do estado de SP ou MS (compensa fazer no escritório consular de Santos), caso do RJ ou ES (pelo consulado do RJ).

  • Olá @lucasbitte , obrigada pelo esclarecimento. Não encontrei a certidão no Civil On-line, mas consegui a informação de que o livro de registro encontra-se no Arquivo Distrital da Guarda, eles já me mandaram uma proposta para emissão da mesma. Ainda não consegui confirmar se eu posso fazer a transcrição por lá, será que seria mais fácil e rápido?

    Sabe mais ou menos quanto tempo demora se eu pedir a transcrição por Ponta Delgada ou pelo Consulado de Santos? Em questão de tempo, qual seria melhor?

    Mais uma vez agradeço!

  • @julianaavila os arquivos não transcrevem casamento

    se você mora em SP ou MS, faça por Santos… parece que tem demorado 1 semana e devolvem os documentos! PD está demorando mais de 1 mês

  • @gsilvestre , muito obrigada pelas informações!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.