Para qual conservatório enviar o meu processo de atribuição?

Boa tarde!

Estou fazendo o processo de atribuição da nacionalidade portuguesa do meu pai. Meu avô e avó são portugueses.

Gostaria de revisar se segui todos os passos corretos e entender os próximos passos no processo de cidadania do meu pai.

Documentos que tenho em mãos:

  • RG - Cópia autenticada
  • Certidão de nascimento inteiro teor cópia do livro
  • Cópia simples Certidão de nascimento do Português - Meu avô - Declarante do nascimento do meu pai (Consegui pelo civil online)
  • Formulário 1 c - Pago por cartão de crédito (Falta preencher e assinar no cartório)

Próximos passos:

  • Enviar a cópia do RG e certidão de nascimento para um cartório em Santa Catarina que eu entrei em contato, onde lá será feito a apostila de haia desses documentos.
  • Preencher o formulário 1C e ir no cartório autenticar a assinatura
  • Enviar os documentos por DHL para alguma conservatória

Dúvidas:

  • Referente ao formulário 1C - Meu pai foi casado a muitos anos e se divorciou, atualmente está em união estável com a minha mãe, qual estado civil devo colocar no formulário? (Divorciado?? Solteiro??)
  • Referente a apostila de haia - Moro em São Paulo, optei em mandar para outro estado pela economia, é uma boa escolha?
  • Referente ao envio - Para qual conservatória eu envio os documentos? Como eu faço esse envio? Existe algum tipo de formulário que precisa ser preenchido para o envio? Eu posso enviar ou precisa ser o meu pai?
  • Após o envio - Como faço o acompanhamento do processo?


Ficarei muito grato com a ajuda!

Comentários

  • editado July 2021

    @Willian Pilar

    • RG - Cópia autenticada [e apostilada]
    • Certidão de nascimento inteiro teor cópia do livro [apostilada[
    • Cópia simples Certidão de nascimento do Português - Meu avô - Declarante do nascimento do meu pai (Consegui pelo civil online)
    • Formulário 1C - Pago por cartão de crédito (Falta preencher e assinar no cartório [e certificar por AUTENTICIDADE])
    • [Sendo os dois avós portugueses e casados, se o casamento não estiver averbado no assento, incluir o assento de casamento se realizado em PT, ou a transcrição de casamento se realizado no exterior]
    • [Email de confirmação do pagamento impresso (copia simples)]
    • [Se seu pai tiver mais de 70 anos, recomenda-se fazer presencialmente uma Prova de Vida no consulado português]

    Próximos passos: OK

    • Enviar a cópia do RG e certidão de nascimento para um cartório em Santa Catarina que eu entrei em contato, onde lá será feito a apostila de haia desses documentos.
    • Preencher o formulário 1C e ir no cartório autenticar a assinatura
    • Enviar os documentos por DHL para alguma conservatória

    Dúvidas:

    • Meu pai foi casado a muitos anos e se divorciou. qual estado civil devo colocar no formulário? [Divorciado]
    • Moro em São Paulo, optei em mandar para outro estado pela economia, é uma boa escolha? [É uma decisão pessoal mas não tem problema em fazê-lo. É somente uma análise de custo, tempo, e risco de extravio]
    • Para qual conservatória eu envio os documentos?

    Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto | Telefone: +351 22 557 3849

    • Como eu faço esse envio? Existe algum tipo de formulário que precisa ser preenchido para o envio? [Não. Só o form-1C]
    • Eu posso enviar ou precisa ser o meu pai? [Qualquer pessoa pode postar, mas terá que apresentar seu RG, porque a DHL se responsabiliza pela origem e conteúdo perante a fiscalização aduaneira]
    • Após o envio - Como faço o acompanhamento do processo? [ACP lhe manda um e-mail depois de 4-6 semanas com o código de acesso]

    Faça uma cópia xerox de todos os documentos que estão no envelope, grampeie e guarde com você como referência

  • @gandalf ,

    Muito obrigado!!! Ajudou muito!

  • boa tarde,

    Levei o formulário 1c ao cartório para autenticar a assinatura, lá a atendente fez um risco nos campos em branco para inutilizar esses campos.

    Tem algum problema?


    Um exemplo de como ficou:


Entre ou Registre-se para fazer um comentário.