Atribuição para Filha de Português.

editado July 2021 em Dúvidas básicas

Pessoal, bom dia.

Estou fazendo o processo de atribuição de cidadania para a minha avó (processo de filho), posteriormente para a minha mãe e depois o meu, ou seja, os três processos serão para atribuição de filho(a).

Eu tenho em mãos:

  • *Certidão narrativa original do meu Bisavô português (enviada do Arquivo Distrital da Guarda);
  • Certidão de nascimento em inteiro teor (Foto e digitada) de minha avó, onde consta o meu bisavô como declarante;
  • RG atualizado de minha avó;

(todos estes documentos enviarei para apostilar no dia 19/07/21)

Feito isso, vou preencher o formulário 1C após todos os documentos estiverem devidamente apostilados (e com ctz vou precisar de ajuda no preenchimento rsrsrs).

Será necessário comprovante de residência nominal de minha avó ou posso colocar os meus dados? Pergunto porque acabei de saber não há nenhuma conta em nome da minha avó, somente dos filhos...

Será necessário enviar algum documento de minha bisavó (Espanhola) neste processo? Li que será necessário a certidão de nascimento da minha bisavó, isso será realmente necessário?

E por último, na certidão narrativa do meu bisavô consta o seguinte:

  • AVERBAMENTOS: Assento nº 1XXX/2013. Informatizado.

Alguém sabe me dizer se este nº de assento se refere a transcrição de casamento ou nascimento?

*Na certidão narrativa consta apenas o nome (sem sobrenome). Neste caso como eu conseguiria comprovar a fixação do sobrenome do bisavô?

desde já agradeço a tds.

Anderson I.

Comentários

  • @AndersonIsidoro , não precisa mandar comprovante de residência;

    Não precisa mandar documento da bisavó espanhola.

    O averbamento apenas diz que a certidão do seu bisavô já está informatizada. Apaguei o número para sua segurança.

    Pode mandar uma certidão de casamento OU de óbito de seu bisavô, não precisa apostilar, APENAS para fixar o nome usado na vida adulta.

    Mande o processo para o ACP - é a Conservatória mais rápida, no momento.

    Boa sorte!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.