Busca por certidão de Nascimento de cidadão português de Traz-os-Montes

Boa noite pessoal !

Iniciei minhas buscas sobre meu bisavô português para dar entrada no processo da minha mãe. Contudo, apesar de eu já ter conseguido descobrir o nome dos pais e data de nascimento dele, com relação ao distrito, freguesia e concelho, está sendo muito difícil descobrir, uma vez que meus parentes mais velhos só sabem que ele veio de Trás-os-Montes, que correspondia a vários territórios da composição atual.

Poderiam me ajudar com nomes de locais para pesquisa ?

Eu também sei que ele desembarcou no Rio de Janeiro, onde ficou até falecer.

Seguem os dados:

Nome: José João de Almeida

Pai: João de Deus Almeida (No family search diz "Joad" , mas creio que seja João mesmo.)

Mãe: Thereza de Jesus Pinheiro

Nascimento: 30/03/1897

Muito, muito obrigado por qualquer informação ou ajuda :)

Comentários

  • @Joao_V , a irmã dele, Maria de Jesus Almeida, era de Fradizela, Mirandela, Bragança

    Registo n.º286 - f.35 Filho de: João de Deus Almeida e de Theresa de Jesus Pinheiro; Natural de: Fradizela-Fradizela-Mirandela; Idade: 18 anos; Literacia: não sabe escrever; Estado Civil: Solteiro(a); Profissão: Doméstica; Destino: Brasil.

    Pode procurar nos livros: https://tombo.pt/f/mdl14

  • @Joao_V

    registro nº 10 https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1302959 ...m0013.tif freguesia de Fradizela / Mirandela / Bragança

  • @Kleber Silva Aguiar , ontem eu não consegui abrir o livro de Fradizela. Não sei se era minha conexão ou um problema com eles!!

  • Era o site mesmo @Leticialele , ia postar ontem mas o tombo.pt não ajudou

  • Joao_VJoao_V Member

    @Leticialele e @Kleber Silva Aguiar , muito, muito obrigado !

    Acredito que ela seja irmã dele sim !

    Obrigado de verdade pela ajuda, pessoal ! E desculpem pela demora em responder haha

  • @Joao_V , não sei se você reparou, mas o @Kleber Silva Aguiar encontrou o assento dele!

    Basta pedir ao Arquivo Distrital de Bragança!! https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

  • @Leticialele e @Kleber Silva Aguiar , podem me tirar uma dúvida ? O assento do meu bisavô acabou de chegar em minha casa. No entanto, na certidão e no livro de batismo não constam o sobrenome dele, ainda que na certidão de nascimento da minha mãe conste o sobrenome. Vocês acham que eles podem criar algum problema com relação a isso no momento de eu dar entrada no processo de obtenção de nacionalidade ?

    Uma outra pergunta também relacionada a sobrenomes. Quando meu bisavô registrou meu avô no cartório, ele não colocou o sobrenome dele no filho, e sim um outro que ele achava mais bonito. Com isso, nem meu avô, nem minha mãe, nem eu temos o sobrenome dele mesmo, e sim esse outro que inventou. Será que existe algum risco de isso dar problema também ?

    Obrigado por quaisquer esclarecimentos !

  • @Joao_V , normal!! No batismo, só colocavam o primeiro nome da criança.

    Quando casavam ou morriam é que o nome na vida adulta era fixado!!

    Seu bisavô casou no Brasil? Que nome ele adotou? O mesmo que o que declarou no nascimento dos filhos?

    O sobrenome que ele achava mais bonito era de alguém da família dele?

  • @Leticialele , ele casou no Brasil sim ! Então, na certidão de casamento dele consta "José João de Almeida". A certidão de nascimento do meu avô eu não tenho ainda, mas tenho quase certeza que consta no nome do português como "José João de Almeida" também. No entanto, ele registrou meu avô, pai da minha mãe, como Taine Stuart. Eu acredito que ninguém na família dele tem esse sobrenome, o "Stuart", até porque nem é um sobrenome de Portugal.

  • @Joao_V , Taine Stuart? Meu Deus!! De onde ele pode ter tirado isso!!

    Será difícil comprovar que se trata da mesma pessoa!!

  • @Leticialele pelo que eu entendi, o nome do português é o mesmo... Taine Stuart é o nome que ele deu ao filho

  • @gsilvestre , @Joao_V , se ele deu esse nome ao filho, não há o que fazer!! Tem que manter!!

  • @Leticialele , é exatamente isso que o @gsilvestre falou. O português é José João de Almeida, meu bisavô. Só que ele registrou meu avô com um outro sobrenome, Taine Stuart. São pessoas diferentes.

    Será que isso pode causar algum problema ? Porque eu acredito que na própria certidão de nascimento consta o nome do pai da criança, que nesse caso é o José João de Almeida, o português. Na certidão de nascimento da minha mãe, a neta, também consta o nome do português como avô paterno.

  • @Joao_V não tem problema. esse foi o nome que ele deu ao seu avô!

  • @Joao_V , não terá problema. Eu tinha entendido, erradamente, que o português tivesse trocado o próprio nome quando registrou o filho!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.