Novo na comunidade.. Duvidas, lógico !!
Ola galera,
Estou mto feliz em estar participando dessa comunidade...
Já em um bom tempo que estou procurando informações sobre a cidadania porém sendo bem sincero.. a preguiça falou mais alto até agora...
Bom, vamos aos fatos.
Toda minha familia por parte da minha mãe inclusive ela são de Portugal e miha mãe me confirmou ontem que o casamento dela com meu pai (Brasileiro) está averbado e tudo certo por lá.
Bom, dando uma olhada em outro topico existe a tal da "Aquisição" ?? o que vem a ser isso ?
Para eu conseguir a cidadania, qual seria a melhor forma ?
[]´s
Estou mto feliz em estar participando dessa comunidade...
Já em um bom tempo que estou procurando informações sobre a cidadania porém sendo bem sincero.. a preguiça falou mais alto até agora...
Bom, vamos aos fatos.
Toda minha familia por parte da minha mãe inclusive ela são de Portugal e miha mãe me confirmou ontem que o casamento dela com meu pai (Brasileiro) está averbado e tudo certo por lá.
Bom, dando uma olhada em outro topico existe a tal da "Aquisição" ?? o que vem a ser isso ?
Para eu conseguir a cidadania, qual seria a melhor forma ?
[]´s
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Aquisição é naturalização geralmente quem opta por essa linha é quem é neto de português e o pai é falecido ou que o pai não tem interesse em adquirir a cidadania portuguesa.
Como vc é filho de portuguesa está tudo bem fácil, só não pode ter preguiça seu processo será por atribuição.
Com o casamento da sua mãe averbado vc já está com a mão na roda.
Se vc for ligeiro vc será português ainda esse ano. Se pintar mais dúvidas volte a perguntar.
boa sorte
Serio mesmo cara ??
Pode ser assim rapido ?
Pra ter certeza mesmo qto a documentação lá em Portugal, tem como checar antes ?
E sobre a documentação em si, o que eu preciso levantar de papelada ?
Se tiver facil mesmo, acho que vou agilizar com minha irmã e primos para fazermos td junto.. hehe
[]´s valeu a ajuda !!
Voce vai precisar do numero do assento de sua mãe, sua certidão de nascimento de inteiro teor autenticado no itamaraty e no consulado portugues, copia de sua identidade com firma reconhecida e autenticada no consulado, fazer um pagamento de 175 euros em vale postal para a CRC de Lisboa, preencher um formulario e tambem autenticar no consulado portugues, depois enviar tudo para Lisboa.
Vou te passar o link do formulario: http://www.rnpc.mj.pt/formcent/impressos
Esqueci de dizer que a sua certidão de nascimento de inteiro teor , tem que ser com firma reconhecida de quem emitiu, depois é que autenticada no itamaraty e no consulado.
Ve poderia informar de onde vc é, para que possamos informar em que endereço do itamaraty vc deve autenticar a certidão de nascimento e tambem onde autenticar no consulado.
Nossa.. muito obrigado a vocês dois pela pronta ajuda..
Acabei de postar aqui a duvida e vcs já estão dando a maior força !!
Então, essa documentação que eu preciso levantar tem "prazo de validade" não ??
Algumas dicas qto a ordem em que posso fazer as solicitações para não perder tempo com retrabalho ??
Amanha cedinho pretendo estar com o pdf boa parte preenchido hehe...
[]´s
Sou natural de São Paulo e resido em São Paulo.
Só não esqueça que cada caso é um caso, tudo deverá ser enviado individualmente.
Mas do jeito que vc falou, ta facinho sim.
Se eu fosse vc pegaria a certidão de nascimento da sua mãe agora mesmo (rs) caso ela tenha aí basta olhar o número e ano do assento e preencher o formulário e juntar os documentos que a Sandra citou.
A sua certidão de nascimento tem validfade de 6 meses.
Cara, valeu mesmo..
Vou pedir pra minha mãe separar a certidão e fazer a correria inicial...
Sandra, muito obrigado também pelas informações..
Amanha conversamos mais.. hehe
[]´s Bruno.
Como sua mãe é a portuguesa, ela deve aber o numero de assento dela, nome da freguesia , do concelho e tudo mais, assim fica mais facil, basta colocar esses dados no requerimento, ou se vc preferir pode pedir uma nova, pelo portal do cidadão, caso vc va pedir uma nova, deverá ser narrativa para devidos fins.
A sua certidão de inteiro teor, vc ja pode pedir, peça para o cartorio reconhecer a firma de quem emitir, dai vc vai ter que enviar para o titamaraty de Brasilia para autenticar, quando vc ja estiver com ela em mãos de volta, tira uma xerox da sua identidade autenticada, preenche o requerimento que te passsei, mas so assina no cartorio, quando for autenticar, porque tem que ser por AUTENTICIDADE, senão eles não aceitam em Portugal, mas presta bem atenção nisso, porque ja teve um caso do cartorio colocar por semelhança e a documentação voltou de Portugal.
Com todos os documentos ja autenticados, vc vai ter que enviar pelo correio , para o consulado portugues de São Paulo, para colocar o selo branco( pede pro Serginho te explicar como envia), depois disso tudo pronto, vc vai fazer um vale postal no correio, o nome é DINHEIRO CERTO, no valor equivalente a 175 euros, depois vai juntar todos os docs e enviar para a CRC de Lisboa, via SEDEX MUNDI e dai é so acompanhar o processo de sua atribuição.
Acho que ja a pra vc ter uma ideia de como fazer, qualquer duvida é so perguntar.
1º passo é descobrir o número do assento da certidão de nascimento da sua mãe e confirmar se o casamento está averbado.
2º Ir no cartório onde vc foi registrado e pedir a sua certidão de nascimento de inteiro teor com a firma do escrevente reconhecida.
3º Tirar no cartório uma cópia autenticada do seu RG.
4º mandar a sua certidão para o Itamaraty legalizar.
5º Preencher o Requerimento.
6º Reconhecer a sua firma no requerimento, no cartório peça para reconhecerem presencialmente e não por semelhança.
7ºMandar todos os documentos citados para o consulado paulista legalizar.
8º Mandar tudo isso mais os 175 Euros para a conservatória dos registros centrais em Portugal.
9º Aguardar
10º Pagar um pastel de bacalhau para nós do mercado municipal.
boa sorte
Oba eu quero tambem, rssss.
Nossa.. uma idéia?? hehe
Vocês 2 já ajudaram e mto.. obrigado mesmo ...
Quanto a autenticação, dei uma olhada rapida em outro topico e vi o problema que o Gabriel teve... Já fiquei pensando.. bom .. ficar esperto na hora de autenticar . hehe
Isso é bom, porque reforça a informação, hehehe.
Opa... Bora pra lá !!
Por sinal estive por lá semana retrasada .. hehe com direito a pastel e bolinho de bacalhau e pra fechar 1 humilde sanduba de mortadela.. hehehe
Quem sabe em breve não faremos um encontro por lá dos recem portugueses?
Aí poderemos comer bolinhos, pasteis, sanduba de mortadela, bacalhoada, vinhos, etc..... hehehe
Afinal, onde vcs estiverem semana passada/retrazada? Que comeram isso tudo.
O papo gastronomico ta muito bom, mas to indo dormir, amanhã continuamos com o papo, fiquei ate com fome, rsssssss.Beijos
Lá é o lugar ideal para comprar o legítimo bacalhau do Porto, frutas exóticas, frutos do mar entre outras coisas que não encontramos nos mercados convencionais.
Lá é a casa dos portugueses, seria um ótimo lugar para um encontro dos futuros portugas.
O pastel e o lanche de mortadela custam em média 9 Reais cada, mas vale a pena.
beijos
Curti bastante a ideia de reunir o pessoal no Mercadão...
Sandra, se vc não conhece o lugar, não faz ideia do que está perdendo.. hehe
Td bem que ao redor do mercado não é nada animador e convidativo, mas lá dentro eh bom demais ....
Amanha nos falamos mais pois tb to caindo de sono e amanha acordo cedão..
Valeu !!!
Cara, por acaso conhece o Clube Arouca ?? Qua fica na Fernão Dias??
Não somos associados (minha familia), mas já fomos algumas vezes nas bacalhoadas lá...
Cara come-se absurdamente nesses evemtos..
Bom demais...
[]´s