Busca por Certidão de Nascimento de brasileiro (AJUDA)

Olá pessoal, já estava desacreditado até achar esse forum, fiquei esperançoso.


Já procuro a certidão de nascimento do meu avô (filho de português) tem mais de 2 anos e não consigo achar.

Já estudei a vida dele, já perguntei familiares, ele ainda é vivo, mas não lembra muito.


Já fiz busca pelos cartórios do RJ, mapeei onde o pai trabalhava e morava, e tive negativa de todos. O irmão mais velho que criou ele morou entre as 5ª e 6ª pretorias.


Ele teve o ínicio da infancia em Baependi-MG, lá só tinha/tem um cartório de registro civil, já pedi busca, mas não tive sucesso, inclusive MG tem um banco de dados até bom que dá pra procurar online. Um irmão dele (Alfredo) foi registrado lá em MG, e uma irmã (Gloria) no bairro de São Cristovão-RJ, fiz busca no 7º, 8º e 9º RCPN no RJ e não tive sucesso também (mas não confio muito nessa busca).

Há boato que a mãe dele foi pra Baependi-MG ter o parto, mas todos os documentos do meu avô que eu tenho, diz que ele nasceu no Rio de Janeiro - Estado da Guanabara. Ele perdeu os pais cedo, ainda criança, e o irmão mais velho o pegou pra cria-lo no RJ. Mas pelas certidões dos irmãos, eles costumavam ser registrados dias após o nascimento.


Um amigo que entende de busca já me ajudou e não conseguiu também, já procurei no Detran-RJ, no INSS, no TJ-RJ, no family search e nada.


Meus avós casaram em Nilópolis, no RCPN 2º Distrito de Nilópolis - RJ, eu tenho a certidão, já fui lá e eles disseram que não tinha nenhuma informação do nascimento dele, mas tenho minhas dúvidas, porque li aqui no forum de uma moça que conseguiu informação lá, e vou tentar novamente. Já tentei pela Igreja que casaram, e não tem nada também.


Se puderem me ajudar, ficarei grato DEMAIS.



Dados:


Nome: Fernando Ferreira Barreto

Data de nascimento: 26/03/1938

Natural: Estado da Guanabara (RJ)

Pai: Adelino Ferreira Barreto

Mãe: Elisa de Oliveira da Cruz (pode ter algum registro como Eliza ou sem um "de" ou "da")

Emitiu a identidade dia 9 de junho de 1961 no Instituto Félix Pacheco-RJ


Dados que podem ajudar:


Irmão mais velho que o criou: Seblestiano de Oliveira da Cruz Barreto (nascido em portugal)

Filho do Seblestiano com idade mais próxima do meu avô: Sergio de Carvalho Barreto (Nasceu 02/03/1942)

Irmão com a idade mais próxima: Alfredo Ferreira Barreto (nascido em 22/12/1932 e registrado dia 26/12/1932 depois pelo tio José Fortunato da Cruz)

Irmã: Glória Ferreira Barreto (nascida 07/07/1926, registrada no dia 12/07/1926)

Outros irmãos: Florisbela, Florindo, Alberto, José.

Comentários

  • reispcreispc Member

    Alguém com algum conhecimento de busca pode ajudar?

  • @reispc , no site do Detran-RJ só consta a certidão de casamento - Livro 19 B; fl 74, Termo 6038. 2º Distrito de Nilópolis

  • reispcreispc Member

    @Leticialele SIM, verifiquei isso, a certidão de casamento eu já até tinha, fui la no Cartório de Nilopolis, mas disseram não ter nenhuma informação do nascimento.

    Sabe se consigo ver os livros digitalizados de 1938 em algum lugar?

  • @reispc

    Onde o seu avô residiu? No RJ ou Nilópolis? Se foi no RJ, em que bairro?

    Eu sugiro que você olhe no sian do arquivo nacional nos livros das circunscrições ou freguesias/ pretórias que os parentes nasceram com um intervalo de 06 meses para mais ou para menos da data do nascimento dele.

    Boa busca!

  • reispcreispc Member

    @guimoss o Pai e o irmão moravam na area de Sao Cristovão. Uma irmã dele foi registrada no cartório de São Cristovão

    obrigado!!!

  • reispcreispc Member

    @Kleber Silva Aguiar pode me ajudar? Já li em varios topicos, voce sempre presente com expertise.

  • @reispc

    Olhe pelo sian os livros da circunscrição de São Cristóvão 6 meses antes e depois da data do nascimento do seu antepassado.

    Parece ser o local mais provável para achá-lo.

    Boa sorte!

  • @reispc já perguntou ao Instituto Félix pacheco se eles não tem uma cópia arquivada?

    mande um e-mail. Eu solicitei busca no ano passado e cerca de um mês depois uma papiloscopista da polícia civil me respondeu. Eu mandei foto do rg do IFP junto. Não me cobraram nada. Boa sorte!


    iifp@pcivil.rj.gov.br

  • reispcreispc Member

    @guimoss fui lá, só tem de 1940 pra cá, meu avô nasceu em 1938


    @Brasileiroforadobr vou tentar isso também, obrigado pela dica amigo!!!

  • @reispc , tem as certidões de 1938. Olhei os arquivos de março a junho e não encontrei, no RCPN de São Cristóvão.

  • reispcreispc Member

    @Leticialele qual o fundo voce viu? posso ta perdido.

    Descobri que o irmão mais velho dele morava na Rua Riachuelo, no Centro do RJ, perto da Lapa, mas também caminho pra Sao cristovão, pode ter sido registrado tambem em algum cartorio no centro.

  • @reispc , foi aqui: https://sian.an.gov.br/sianex/consulta/Pesquisa_Multinivel_Painel_Resultado.asp?v_CodReferencia_id=1173&v_aba=undefined

    Quando você entra no Sian, vai em "Favoritos" e em "Registros Civis"

    Tem vários fundos, você escolhe o que quer pesquisar!

  • reispcreispc Member

    Valeu pela dica @Leticialele , vou procurar lá!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.