Pedido de Nacionalidade (Neto) - Precisa realizar a transcrição de casamento do avô antes?
Olá pessoal, tudo bem?
Estou realizando o Pedido de Nacionalidade (Neto) para o meu pai. O avô dele é natural da Vila do Conde, em Portugal.
Nas minhas pesquisas vi que a documentação básica seria pedir o assento de nascimento no site do Arquivo Distrital do Porto, no qual já fiz. Encontrei o documento, fiz a solicitação, já realizei o pagamento e eles confirmaram dizendo que o documento será enviado pelos correios.
Até aí tudo bem, mas conforme vou pesquisando, as informações dos sites vão sempre aumentando uma documentação ou omitindo a importância de outro. Então a minha dúvida é: eu deveia ter feito a transcrição de casamento do meu bisavô antes de ter solicitado o assento de nascimento?
Já perguntei a família do meu pai, e ninguém sabe onde ele casou com a minha bisavó para solicitar a 2° via de casamento, tampouco a certidão de nascimento da minha bisavó brasileira, somente a identidade antiga dela.
Sabem dizer como fica a minha situação? Gastei dinheiro à toa? Tem como reverter? Se puderem, me ajudem por favor!
Obs. Acredito que conseguiria a certidão de óbito do meu bisavô e os documentos da minha avó, que tem dizendo que ele é o pai natural de Portugal. Além disso a família possui a carteira profissional e o visto dele da época, então isso ajudaria? O problema é que no documento está escrito que a data de nascimento é 29 de agosto de 1909, e no assentamento está 30 de agosto de 1909.
Ainda tenho muitas outras dúvidas, mas não quero incomodar logo de cara. Se puderem me ajudar com isso, já serei grata. Obrigada!
Comentários
@Laiize para processos de neto, costuma-se recomendar a transcrição. contudo, mais recentemente parece que Lisboa tem dispensado a transcrição se o avô português foi o declarante do nascimento do(a) filho(a) ainda na menoridade.
sobre o seu pedido de certidão, não há prejuízo, pois como o registro é mt antigo eles n fazem mais a anotação à margem do registro, somente emitem um assento de casamento. A única “perda” é que você precisa do assento de baptismo certificado para a transcrição, então facilitaria já ter pedido 2 cópias. Mas alguns consulados no BR fazem a transcrição e devolvem os documentos, entao essa seria uma saída pra n ter que pedir outro assento certificado caso vc tenha q fazer a transcrição