Tempo de atribuição consulado do RJ

Boa noite pessoal,

To no meu processo de atribuição (neto de portuguesa falecida, porém vou passar para minha minha mãe viva primeiro) e vou começar a averbação do casamento da minha vó essa semana.

Vi aqui no forum que muita gente tem mandado o processo pro ACP que demora em torno de 6 meses mas como eu resido na cidade do RJ gostaria de saber se é realmente melhor mandar pro Porto ou dar entrada pessoalmente no consulado, como vou fazer com a averbação.

A ajuda de vocês é incrível! Ia dar entrada com advogados, morreria em torno de 1000 euros só com honorários mas com as dicas de vocês decidi dar entrada sozinho.

Muito obrigado :)

Comentários

  • Eu também tô querendo saber isso. Antes estavam pipocando relatos de rapidez no consulado do rj. Cheguei a ver relatos de gente saindo com assento no mesmo dia. Agora parece que parou.

    só fique atento que para realizar o processo da sua mãe pelo consulado sua avó terá que ter o cartão cidadão. Minha família está se instruindo disso e ao menos a próxima geração ainda faremos em Portugal por conta disso. Minha avó é extremamente idosa e ninguém quis correr risco de expor ela de forma desnecessária.

  • @brunoqueiroz , @Brasileiroforadobr , algumas pessoas, no Facebook, afirmam que os processos têm durado 2 meses no Consulado.

    Parece que o problema é o agendamento.

    Se quiserem optar por segurança, mandem os processos (ar. 1C - filhos) para o Arquivo Central do Porto. Leva 6 meses.

  • então é isso

    provavelmente vai ser melhor mandar mesmo direto pro Porto, mas vou me informar melhor pelo processo no consulado do RJ quando for lá e mando notícias.


    Obrigado @Leticialele @Brasileiroforadobr :D

  • @brunoqueiroz , isso! Compartilhe informações obtidas de fontes fidedignas, no caso, o Consulado.

    Este Fórum é sobre solidariedade, todos se ajudando e economizando, ao fazerem seus processos sozinhos, sem "assessorias especializadas".

    Aliás, vários "assessores" frequentam o Fórum, especialmente quando encontram casos difíceis, que não conseguem resolver... E os voluntários que trabalhem, para que eles apenas aufiram os lucros!!! :(

  • @Leticialele nossa deve acontecer mesmo!

    Aqui tem todas as informações para dar entrada no processo e, como vc falou em outro post por aqui (já que vc é onipresente kkkkk), o mais dificil é reunir todos os documentos.

    Inclusive minha cunhada tá nesse processo dos documentos e contratou um genealogista pra achar o registro do bisavô dela, incrivelmente sem sucesso.

    Vê se vcs conseguem me ajudar a encontrar esse cara, @Leticialele e @gandalf , grandes mestres.

    Nome: Manuel ou Manoel Antônio Pereira

    Nascimento: Não sabemos; Ano do nascimento estimado 1872

    No passaporte diz que ele embarcou no porto de leixões, em 1909, com 37 anos

    Localidade: Freguesia bouçõaes, concelho valpaços, distrito vila real

    Filiação: João Baptista Pereira; Maria José Alves


    Essas informações tiramos do FS, tem a certidao de casamento dele e também o passaporte.

    Já entramos em contato com o arquivo distrital de Vila real e disseram que nao está lá.


    Mais uma vez obrigado!

  • Documentos da transcrição de casamento dos meus avó enviados ontem pro consulado. Assim que minha família receber de volta com tudo certinho eu informo na postagem sobre transcrição no consulado do rio e depois minha irmã disse que vai lá se informar. Ela vai tentar verificar a possibilidade de fazer o processo lá sem minha avó tirar o cartão cidadão OU ver se há possibilidade deles irem em casa tirar foto e etc pro cartão cidadão. O que souber informarei!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.