Não consigo achar a CERTIDÃO DE NASCIMENTO do meu BISAVÔ BRASILEIRO, RJ
Olá!
Alguém poderia me ajudar a achar a CERTIDÃO DE NASCIMENTO do meu BISAVÔ BRASILEIRO, só falta esse documento para conseguir dar entrada na nacionalidade para meu pai, neto de português.
Nome: Jair Carrapatoso Ribeiro
Nascimento: 23/06/1929
Pai: Alfredo Augusto Carrapatoso Ribeiro
Mãe: Rosa Carrapatoso
Já consegui achar a certidão de casamento e de óbito do meu bisavô (Jair Carrapatoso Ribeiro). Segue os links do family search:
Certidão de casamento do meu bisa (Jair Carrapatoso Ribeiro)
Certidão de óbito do meu bisa ( (Jair Carrapatoso Ribeiro)
Por favor, não consigo achar a certidão de nascimento do meu bisavô, só falta esse documento, poderiam me ajudar, por gentileza?
Já fiz uma busca no cartório do Méier, 10 circunscrição, pois, encontrei nesse cartório o registro de alguns irmãos do meu bisavô, nas freguesias de Inhaúma e Engenho Novo, mas o resultado foi negativo para certidão do meu bisa.
Já tenho também a certidão de nascimento do meu tataravó português (Alfredo Augusto), pois, uma parente já tirou nacionalidade e já fez essa busca no passado.
Comentários
@gloriacarrapatoso
observou que no registro consta natural de Mesquita?
@Kleber Silva Aguiar
Bom dia, Kleber!
Reparei sim, pelo o que pesquisei, o município de Mesquita não existia quando meu bisavô nasceu, no ano de 1929.
Por esse motivo, a certidão dele suspostamente estaria no cartório de Nova Iguaçu, pois em 1929 era tudo Nova Iguaçu (Nova Igassu, em 1929). Entretanto, a busca no cartório de Nova Iguaçu pela certidão do meu bisavô custaria em torno de R$200,00.
Achei um pouco caro, pois a busca no cartório do Méier, 10 circunscrição, por exemplo, foi R$23,00.
Saberia me dizer se eles realmente fazem essa busca? Já ouvi de pessoas de dentro de cartórios que a qualidade das buscas depende muito.
Eu também já pesquisei no SIAN (Arquivo Nacional) nos registros que eles disponibilizam digitalmente, mas não encontrei nada do meu bisavô... Estou querendo ir até o Arquivo Nacional, mas por conta da pandemia o atendimento presencial está fechado.
@gloriacarrapatoso não sei se lhe entendi bem, mas para seu pai tirar cidadania como neto de português o seu bisavô não deveria ser português também? Pelo que li ele era brasileiro. Bom, já li por aqui que quando um cartório é transferido, você pode mandar um e-mail parece que para a Arpen, para saber a respeito.
Aconteceu mais ou menos o mesmo comigo. Meu pai nasceu em uma cidade que depois deixou de ser cidade, sendo incorporada a outro município e posteriormente vindo a ser criado um outro município. Eu apenas pesquisei a história das cidades e descobri o nome do novo município. Então dei sorte de existir apenas 01 cartório nessa cidade. Liguei para eles e disse que precisava saber se um registro estava lá para poder solicitar uma certidão e passei o nome do meu pai, data de nascimento e nome dos pais.
Você já tentou olhar nesse site do detran? https://www.detran.rj.gov.br/_monta_aplicacoes.asp?cod=15&tipo=certidao_nascimento
Fora isso, dizem que você deve pedir para o cartório emitir um documento dizendo que realmente não foi encontrado o registro lá para que você possa de alguma maneira enviar isso depois para comprovar.
@carolviegas
Desculpe, eu confundi mesmo, No caso, estou o tempo todo falando do meu avô! Meu avô é brasileiro, meu pai também. Meu bisavô que é português (tenho o assentamento dele por conta de uma parente que tirou a cidadania portuguesa).