Bisavô português declarante - Processo em exigência

Olá. O processo do meu pai (neto de português) caiu em exigência porque o meu bisavô (de quem não tenho o registro de batismo) foi o declarante do nascimento da minha avó e não há registro de casamento dos meus bisavós em Portugal (ele e minha bisavó, também portuguesa, se casaram no Brasil, Rio de Janeiro, em 26/11/1921). Com isso eles não aceitaram somente o registro de batismo da minha bisavó que encontrei por saber da história da família. Não sei quase nada sobre meu bisavô. Com a certidão de casamento dos meus bisavós no Brasil, obtive a data de nascimento e filiação dos dois. No comunicado de exigência, eles permitiram, inclusive, entregar somente o registro de batismo do meu bisavô sem precisar da transcrição do casamento. Não tenho qualquer outra informação, somente essas que constam na certidão de casamento. Desconfio que o desembarque tenha sido no Rio, mas sem certeza.

Alguém pode me ajudar a encontrar? Tenho muitas dúvidas.

  1. Encontrei a certidão da minha bisavó no site Tombo.pt. Entretanto, no caso do meu bisavô, sem saber Concelho, Freguesia, e a data de batismo é uma busca interminável. Existe alguma forma prática de encontrar o registro do meu bisavô sem essas informações? Não sei nem se ele foi registrado (batizado) próximo à data de seu nascimento...
  2. Eles colocaram um prazo de 30 dias para entrega da documentação. O que preciso fazer para não indeferirem o processo nesse prazo caso eu não encontre o registro rapidamente?
  3. Que outros documentos posso procurar (e onde procurar) para ter mais informações?

Seguem os dados que possuo:

Nome do português: Eduardo Sebastião

Nascimento: 14/02/1886

Filiação: Jose Sebastião e Perpétua de Jesus

Cônjuge: Maria de Nazareth (portuguesa) , nascida na freguesia de Campo no Concelho de Viseu, em 12/09/1904, batismo em 02/10/1904.

Filha dos portugueses Eduardo Sebastião e Maria de Nazareth: Maria Adelaide de Souza (minha avó).

Obrigada.

Comentários

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.