Me ajudem a achar a certidão de Baptismo de Alfredo da Costa
guilherp114
Member
Sou trineto de Alfredo da Costa, toda minha árvore genealógica após ele está em vida.
Busquei em várias fontes de pesquisa mas não encontro sua certidão de baptismo, peço ajuda a vocês.
Nome: Alfredo da Costa
Pai: Manoel da Costa
Mão: Alexandrina Cerdeira (também usou Alexandrina de Jesus)
Nascimento: 1907 ou 1908
Distrito: Vila Real
Freguesia: Andrães
Consegui vários documentos, como imigração:
Certidão de Baptismo de seu irmão, José da Costa (número 59):
Certidão de casamento de seus pais Manoel da Costa e Alexandrina Cerdeira em 09/02/1907:
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Você tem algo que diz que ele nasceu em Andrães?
Se já procurou bem no livro de Andrães, tentaria na freguesia de Guiães. O pai morava lá quando casou. Aqui o casamento dos pais (páginas 194-195):
http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PVRL03-002-025A
Não tenho nada que diga que ele nasceu em Andrães, mas o irmão dele 2 anos mais novo nasceu lá, por isto a dedução.
Abaixo a certidão de baptismo do irmão na página 85 (José da Costa).
Após sua indicação, já folhei o livro de Guiães e também não encontrei. Vou procurar neste novamente para ver se não deixei passar algum detalhe.
Obrigado pelo apoio
Procurei novamente no livro de Guiães e não o encontrei.
Peço apoio a vocês novamente, sinto que estou tão próximo, mas está tão difícil dar este passo.
Agradeço desde já
Olha, pode ser daqueles casos chatos onde justamente o filho que procuramos foi batizado em uma outra freguesia - os pais podem ter vivido um tempo em outro lugar. Nesses casos, se começa a olhar os livros das freguesias vizinhas. às vezes elas são pequenas e a busca é bem rápida.
Quando tive que fazer isso, montei uma planilha com os nomes de todas as freguesias e os anos que tinha buscado, pois depois de um tempo tudo começa a ficar confuso.
Se fosse seguir esse caminho, a primeira que eu arriscaria seria Abaças, pois fica entre Andrães e Guiães e depois iria para as vizinhas. Não esquecer as vizinhas já no concelho vizinho. Também olharia as freguesias de onde são os avós etc.
Concelho de Vila Real (para ver as freguesias):
https://geneall.net/pt/mapa/271/vila-real/
Distrito de Vila Real (para ver os concelhos vizinhos, como Sabrosa, Peso da Régua etc):
https://geneall.net/pt/mapa/17/vila-real/
Já procurei em 15 freguesias e ainda não localizei. A dica acima foi boa, fiz uma planilha com td q foi pesquisado até o momento, mas realmente está muito difícil.
Talvez eu tenha encontrado, acham que pode ser? Registro nº 25
http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PVRL18-001-023A&imgfile=galleries/PRQ/PT-ADVRL-PRQ-PVRL18-001-023A/PT-ADVRL-PRQ-PVRL18-001-023A_m0088.jpg
@guilherp114 , esse Alfredo é filho de Silvino Henrique de Faria.
Leticia, tem razão, obrigado pela contribuição. Sigo no trabalho, me organizei da forma abaixo.
Freguesias com eventos da família:
Ferreirim: Nascimento do pai
São DInis: Nascimento da mãe
Andrâes: casamento dos pais e nascimento do irmão
Guiães: morada do pai antes no período do casamento
Plotei em roxo no Google Earth estas 4 freguesias, e marquei todas as que estão entre elas em amarelo (que ainda não pesquisei) e em verde (que já pesquisei).
Que já pesquisei:
Que está na lista para pesquisar:
Qualquer contribuição é bem vinda. Obrigado pelo apoio.
@guilherp114 , você pediu a reprodução do passaporte? Peça para descarregar pela web, custa 0,25 euros por página. Pode ter o batismo das duas crianças- Alfredo e José.
Pedi sim Leticia, segue abaixo:
Na ocasião não tive custo, pois já estava disponível digitalmente, tem alguma forma de solicitar mais informações?
@guilherp114 , foi o Arquivo Distrital que mandou essa página, quando você pediu?
@Leticialele sim foi o Arquivo Distrital de Vila Real. Abaixo o print da ocasião.
A cada nome parecido o coração bate mais forte rs..
Mais um Alfredo no período correto, na mesma freguesia que da origem dos padrinhos de casamento dos pais.
Aparentemente o nome dos pais deste Alfredo também não bate.
Alguém sabe decifrar o que está escrito aqui?
@guilherp114 "logar de São Cypriano"
@guilherp114 , em que Freguesia você está procurando?
Qual está faltando?
Achei São Cipriano em Serapico, Valpaços, Vila Real, mas os registros só vão até 1903
Os livros estão no AD de Vila Real, mas não há imagens disponíveis