Avô português, me ajudem a achar ?

Meu avô, português, se chamava Ernesto Augusto Baptista,

Nasceu na região de Trás-os-montes (me parece ser distrito de Bragança ou Vila Real)

Nascido em 22/07/1893

filho de: Antonio Augusto Baptista e Maria dos Prazeres Cardoso.

Não consigo achar a certidão de nascimento nem saber mais especificamente onde nasceu … me ajudem?

Comentários

• guimossguimoss Beta
    editado July 2021

@Joliejob

Bom dia,

Primeiro, não faça um mesmo pedido em diferentes tópicos, por favor.

Isso atrapalha o funcionamento do fórum, pois pode confundir os demais membros e atrasar a resposta que você busca.

Possível Bisavô. O nome final está escrito errado, mas deve ter sido um erro de digitação. O distrito é de Viseu, mas a freguesia abaixo se encontrava em Trás-os-montes:

ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

171562 António Augusto Baptosta São João da Pesqueira São João da Pesqueira Francisco António Baptista &bnsp;&bnsp; 13 Pará Solteiro

Possível Bisavó. O Distrito é de Guarda. A freguesia de "Juncais" (deve ter sido outro erro de digitação) fica perto do Distrito de Viseu:

179535 Maria Dos Prazeres Cardoso Juncal Fornos de Algodres José Cardoso Maria do Patrocinio Bernardo Sem Indicação 14 Rio de Janeiro Solteiro

Possível bisavó e Trisavô:

ID Nome ID Titular Nome Titular Grau Idade Sexo Civil

57245 Maria Dos Prazeres 190283 José Pereira Cardoso Filha 2 Feminino Sem Indicação

190283 José Pereira Cardoso Vila Chã de sá Viseu Sem Indicação Sem Indicação Agricultor 46 Rio de Janeiro Casado

Onde ocorreu o desembarque no Brasil? Geralmente é no local onde fixou residência ou em um porto próximo.

Um passaporte custa 10 euros e 8 euros cada, a partir do segundo.

Sugiro uma pesquisa nesses dois locais.

Boa sorte!

• Muito obrigada @guimoss !

meu avô Ernesto Augusto Baptista desembarcou no Rio de Janeiro.

Ele veio sozinho, sem os pais, veio antes de 1918 (pois casou-se com minha avó aqui em 1920), mas não sei o ano que ele veio.

Eu descobri mais uma informação, meu avô tinha uma irmã com o mesmo nome da mãe dele, Maria dos Prazeres.

Obs: @guimoss me perdõe o comentário duplicado, sou nova aqui e tentei apagar o comentário na outra discussão mas não consegui!

• guimossguimoss Beta
    editado July 2021

@Joliejob

Sem problemas. Só estava te informando.

Conseguiu achar os seus antepassados nos locais acima?

Se não conseguir, basta pedir uma ajuda adicional.

Abraços e Boa sorte!

• guimossguimoss Beta
    editado July 2021

@Joliejob

Possível irmã do avô. Pai homônimo. Local diferente:

42251 Luísa Maria Gomes Baptista Porto Porto António Augusto Baptista &bnsp;&bnsp;16 Rio de Janeiro Solteiro

Possível parente. Mesma localidade e estrutura do nome dos passaportes supracitados:

217499 José Maria Baptista São João da Pesqueira Sem Indicação António Joaquim Baptista &bnsp; Proprietário 66 Rio de Janeiro Casado

Possivel irma do avô. O marido no passaporte principal tem o mesmo sobrenome da Bisavó:

28123 Maria Dos Prazeres 369657 José Cardoso Mulher 47 Feminino Sem Indicação

369657 José Cardoso Fontelo Armamar Francisco Cardoso Maria Florinda Jornaleiro 34 S. Paulo Casado

Os ids 171562 e 179535 (bisavós) são aqueles que mais se aproximam dos dados dos seus antepassados.

Boa busca!

• @guimoss mt obrigada!

Mas ainda não consegui achar de onde é o Ernesto Augusto Baptista. Nasceu em 22/07/1893, veio para o Brasil por volta de 1908-1919, chegou no Rio de Janeiro.

• @Joliejob

Boa noite,

É exatamente por isso que mencionei esses dois IDs do site do cepese.

Você utiliza essas duas freguesias (São João da Pesqueira e Juncais) na pesquisa pelo Ernesto (avô).

Você procura na data estimada (coloque uma margem de erro de +ou- 5 anos) e tenta localizar o batismo do seu avô, pois o nascimento geralmente acontece na freguesia de um dos pais.

Voce também pode se cadastrar nos ADs de Viseu e Guarda e fazer um pedido de busca na data estimada e nas freguesias e concelhos desses ids. Acredito que a cobrança só aconteça se o assento for achado.

Em caso de desespero, vc pediria um ou os dois passaportes, para saber o ano de nascimento deles e procura pelo casamento deles a partir do ano em que eles completaram 16 anos até o possível ano de nascimento do ernesto (1893).

É meio trabalhoso, mas pode ser a unica alternativa para achar o seu avô.

Boa sorte!

• @Joliejob,

Tudo bem? Você chegou a encontrar a certidão de nascimento?

O Ernesto é meu bisavô.

Se você não conseguiu, por favor, me avise, que vou ajudar e contribuir nesse processo!

Um abraço!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.