Caso complexo, não sei que estratégia usar

Pessoal, estou na seguinte situação. O meu ascendente português adotou na maioridade o nome: Joaquim Pinto de Sousa Martins. Mas, em diversos documentos do Brasil, omitiu-se o sobrenome Pinto.

Na certidão de nascimento de Fausto, seu filho (brasileiro), o nome do pai está correto, porém o da avó paterna está como Maria Augusta Martins em vez de Maria Martins.

Na certidão de casamento de Fausto, a data de nascimento dele está incorreta e o nome do pai está omitindo o sobrenome Pinto (Joaquim Souza Martins).


Agora às dúvidas:

1 - Qual dessas divergências realmente pode cair em exigência quando enviada a Portugal? A ausência de um sobrenome (Pinto) é menos pior que ausência de nome (Augusta)ou indiferente??

2 - Eu entrei com pedido de retificação na certidão de nascimento de Fausto, aqui no RJ, no que a Juíza do Ministério Público solicitou certidão de casamento de Joaquim e Maria. Dessa certidão deles (ambos portugueses) encontrei um Termo de Justificação no Arquivo do Porto onde consta que casaram no Brasil. Qual a validade legal disso?


3 - Joaquim tinha bilhete de Identidade, emitido cerca de 1928 (tenho o número). Consigo algo no civil online com essa informação??

4 - Por último, estou na dúvida entre:

  • Deixar morrer essa retif. nascimento (que parece que não vou conseguir) e tentar retificar só o casamento de Fausto (ignorar o erro do nome da avó no nascimento, correr risco em Portugal).
  • Pensar em outro meio de comprovar os sobrenomes vindos do português (mandar certidão de batismo do Arquivo Distrital??) e insistir em retificar o nascimento de Fausto, embora improvável de dar certo e gastar mais dinheiro.


Obs.: CEREJA DO BOLO, o cartório brasileiro onde eles disseram que casaram em 1896 só foi fundado em 1899!!

Já estou quase desistindo e deixando de lado essa pequena fortuna que gastei em cartório :(

Comentários

  • @moura_schmidt :

    1 - Já conseguiu o assento de batismo do avô? Vai precisar de cópia narrativa, certificada pelo Arquivo Distrital.

    2 -Peça uma cópia certificada desse "Termo de justificação de casamento"

    Coloque:

    Nome do avô e bisavós, como constam do assento de batismo

    Nome do avô e bisavós como constam da certidão de nascimento do filho

    Nome do avô e do pai como constam da certidão de nascimento do neto.

    Não faça retificações desnecessárias!

    Se não quiser colocar público, mande por mensagem privada (envelope no canto superior direito)

  • @Leticialele estou desesperada! já tem 1 retificação em andamento. não estou habilitada a enviar mensagem privada aqui, como posso fazer?

  • @moura_schmidt , não se desespere!! Relaxe, para tudo tem solução.

    Para mandar mensagens privadas: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/18193/mensagens-privadas#latest

  • @Leticialele vou mandar os dados aqui então.

    Assento de batismo do avô

    • Joaquim (sem sobrenome). Pais: José Pinto de Sousa e Maria Martins

    Certidão de nascimento do filho

    • Fausto (sem sobrenome). Pais: Joaquim Pinto de Sousa Martins e Maria da Conceição Martins. Avós paternos: José Pinto de Sousa e Maria Augusta Martins. Avós maternos: Antonio da Rocha e Ana de Jesus.

    Certidão de nascimento do neto

    Pais: Fausto Souza Martins e Carolina de Souza Martins. Avós paternos: Joaquim Souza Martins e Maria da Conceição Martins. Avós maternos: Albano Teixeira de Queiroz e Josepha Gonçalves de Queiroz.


    Vai precisar retificar, não? Se não, menos uma preocupação (embora eu já tenha pago retificação, na afobação, mas caiu em exigência)

  • @moura_schmidt , o declarante do nascimento do Fausto foi o Joaquim? Só vejo problema em Maria Martins e Maria da Conceição Martins.

    Talvez valha a pena procurar a certidão de casamento do José Pinto de Souza e da Maria (Augusta?) Martins

    Alguns assentos de batismo portugueses são assim, em cada filho a mãe ou o pai aparecem com um nome!! Tenho uma antepassada (4a avó), que ora era Luíza da Ressurreição, ora Luíza da Ressurreição Proença, ou Luíza Páscoa!!!

  • @Leticialele sim, o declarante de Fausto foi Joaquim.

    Então a diferença entre "Joaquim Pinto de Sousa Martins" e "Joaquim Souza Martins" não é relevante?

    Outro ponto é que o casamento de Fausto (que vai provar o nome que ele usou na maioridade) está com data de nascimento 2 anos antes do nascimento certo. Também não vai dar problema?

  • @moura_schmidt , do Fausto, você só precisa mandar a certidão de nascimento inteiro teor, apostilada. Não precisa mandar certidão de casamento.

    Não vejo problema com Joaquim Pinto de Souza Martins e Joaquim Souza Martins, se os outros dados (nomes dos avós) estiverem corretos.

  • @Leticialele na certidão de nascimento só consta Fausto, sem sobrenomes. não preciso enviar algo que comprove o nome usado pelo Fausto na idade adulta?

  • @moura_schmidt , não, basta os nomes dos pais e avós estarem corretos. O Fausto é apenas a ligação entre o avô português e o neto.

  • @Leticialele muito obrigada! Se eu tivesse consultado o fórum antes, e desconfiado da opinião do atendente do cartório, teria economizado uns 400 reais rs.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.