Nome de casada na certidão do neto x nome de solteira no assentamento do filho

Boa tarde, pessoal

Estou estudando o assunto e me deparei com um problema.

Minha avó é portuguesa. Ela veio para o Brasil, se casou com meu avô e alterou o nome. O casamento já foi transcrito para Portugal.

Meu pai deu entrada na dupla cidadania dele há um ano e já foi aceito. Mesmo com todos os documentos brasileiros do meu pai constando o nome de casada da mãe dele no assentamento de nascimento português do meu pai o nome que consta é o de solteira.

Depois de ler diversas páginas e perguntas sobre o assunto, vi que como ela tirou todos nomes de família no casamento Portugal se referiria a ela com o nome de solteira.

A empresa que esta me auxiliando no meu processo me informou que como na minha certidão de nascimento esta o nome de casada dela e no assentamento do meu pai o nome de solteira seria necessário a retificação nos meu documentos.

Não sei se isso é necessário ou até mesmo possível por ela já ter falecido.

Alguém saberia me responder e me ajudar nesse dilema?

Comentários

  • @MateusCvarela no assento de casamento português consta alguma coisa em relação à alteração de nome?

    Eu não creio que precise de retificação... Aliás, a retificação nem é cabível no seu caso. A questão do nome é um 'problema' da legislação portuguesa, que não se repete no Brasil... Logo, no Brasil não houve erro que justifique uma retificação, pq o nome da sua avó está correto de acordo com o casamento celebrado no BR, de modo que nenhum cartório ou juiz vai (ou deveria rs) deferir uma retificação.

    Eu encaminharia somente a certidão de casamento inteiro teor brasileira da sua avó para que fique demonstrado o nome dela no BR.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.