Retificacao administrativa negada.

MarcelaRMarcelaR Member
editado July 2021 em Retificação de documentos

Prezados, boa tarde.

Recebi notificacao que minha solicitacao de retificacao administrativa da certidao de casamento da portuguesa foi negada por gerar maiores indagacoes e que preciso solicitar jucidialmente. As retificacoes sao nos nomes dos pais da portuguesa e enviei sua certidao de batismo devidamente apostilada para comprovar.

  • Nomes errados: Francisco Jose de Medeiros e Laurinda Rosa Vieira.
  • Nomes certos: Francisco de Medeiros e Florinda Roza.

Seria possivel contestar ou apelar essa decisao ou nao ha jeito e terei que contratar um advogado?

Desde ja agradeco a ajuda.

Comentários

  • @MarcelaR , só judicialmente, o nome Laurinda é muito diferente de Florinda! Terá que apresentar mais provas!!

  • @Leticialele Mas o que constituiria prova, se a certidao de nascimento da portuguesa nao eh suficiente?

  • @MarcelaR , outros documentos - passaporte, identidade, que provem que o nome é Florinda, e não Laurinda.

    Verificou na certidão por cópia reprográfica que o que está escrito é Laurinda?

  • @Leticialele Florinda e a mae da portuguesa e eu nao tenho nenhum outro documento dela. A certidao de casamento esta sim Laurinda, claramente um erro de grafia na lavracao do livro. Inacreditavel que nao poderemos dar continuacao ao processo devido a esse erro, ja que nao temos nenhum outro documento.

  • @MarcelaR , na ação judicial, o advogado vai usar as leis para provar que o alegado é verdadeiro. Não desista!!

  • Boa noite


    O IRN solicitou a transcrição do casamento ( exigência ) , do processo de atribuição de netos da minha esposa , documento este enviado por DHL.

    Porém identifiquei que consta diferença no nome do brasileiro na Transcrição , consta Manoel Francisco de Souza , conforme certidão de casamento ...... e o IRN me pediu carta de transcrição do Sr Francisco de Souza e Silva ( sobrenome do pai e mãe dele ), os dados da portuguesa estão corretos . Será que terei problemas , para finalizar ?

  • @Eder Sandro , não compreendi

    Qual o nome do brasileiro na certidão de nascimento e na certidão de casamento?

    Como está na certidão do filho(a)?

  • editado July 2021

    @Leticialele boa tarde

    Não tenho a certidão de nascimento , tenho somente uma negativa .

    Na certidão de Casamento consta Manoel Francisco de Souza

    Na certidão da filha do Manoel ( mãe da minha esposa ) consta Manoel de Souza e Silva ( sobrenomes dos pais dele ).

    Obrigado pela ajuda


    As duas certidões em que ele assina ,certidões reprográficas , as grafias são iguais , porém na de casamento ele assina Manoel Francisco de Souza e do nascimento da filha Manoel de Souza e Silva , porém tenho um documento posterior a estas datas em que ele usa a certidão de casamento para tirar documento ( RG ) , conforme prontuário do IRGD em que assina Manoel Francisco de Souza

  • @Eder Sandro , creio que você terá que fazer a retificação do nome dele na certidão da filha! Os nomes são muito diferentes!

    Creio que o Cartório vai indicar retificação judicial, pois precisará apresentar mais provas de que se trata da mesma pessoa.

  • @Leticialele , mais uma vez muito obrigado , vou aguardar o IRN se pronunciar ,pois eu enviei a exigência a poucos dias , se a transcrição passar por eles , processo finalizado , penso eu , se não vou ter que correr com a retificação , obrigado mais uma vez , talvez eu possa ir me adiantando quanto a este assunto da retificação .

    boa noite a todos

  • @MarcelaR , na certidão de nascimento da portuguesa tem o nome dos avós, tanto maternos, como paternos de portuguesa, certo?

    Então, neste caso, eu sugiro que vc tente localizar a certidão de casamento de Francisco de Medeiros e Florinda Roza.

    Neste caso deverá constar o nome dos pais dos nubentes que, deverão ser igual aos avós da portuguesa, comprovando que se tratam da mesma pessoa (família) e, a meu sentir, sendo elemento suficiente para comprovar q se trata de erro de grafia.

    Quanto ao recurso da decisão administrativa do cartório, até existe, mas cairia no juiz da vara de registros públicos, embora ainda seja um recurso administrativo. Salvo engano vc poderia fazer esse recurso administrativo sem advogado. è meio confuso, até os advogados que não trabalham na área e principalmente muitos oficiais de cartório e até alguns juízes, tem dificuldade em entender esse recurso administrativo que é processado no Poder Judiciário, mas é fruto de uma alteração relativamente recente da lei que, inclusive dá mais poderes aos oficiais de cartório, embora eles insistam em não querer se comprometer com esse "poder" extra.

    Mas antes de qq coisa, recomendo fortemente que vc, depois q conseguir o documento q indiquei (Certidão de casamento dos pais da portuguesa), entre em contato com o cartório e solicite uma reunião com o oficial de cartório, pessoalmente e, explique a ele a ligação que estará muito mais evidente. Vc poderá, de comum acordo com ele, propor nova solicitação de alteração, abandonando a que foi indeferida, ou se ele for gente boa, pode até aproveitar a mesma, já sabendo que ele aceitará.

    Não posso te prometer que o oficial de cartório terá boa vontade em fazer o trabalho dele, mas a maioria atende bem, principalmente nos estado em que as corregedorias dos Tribunais de Justiça são atuantes. Se houver negativa de atendimento, denuncie a corregedoria, normalmente funciona.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.