Divergência de nacionalidade na certidão de casamento

Olá, pessoal.

Preciso de uma orientação de como proceder com relação ao pedido de averbação do casamento e óbito da minha avó. O contexto é o seguinte: minha avó nasceu no Brasil durante uma viagem dos meus bisavós, portugueses, e, com poucas semanas de vida ela voltou a Portugal, onde viveu por 35 anos antes de retornar ao Brasil, país que viveu até sua morte. Ela se casou duas vezes, uma em Portugal, enquanto viveu lá, e depois novamente aqui. Agora que complica:

• Apesar de ter nascido no Brasil, ela possui um assento português (já consegui com o arquivo da Madeira), porém, parece que ela não tem uma certidão de nascimento brasileira (estou no processo de tentar localizar);
  • Minha avó casou-se em Portugal, teve três filhos e depois se separou (separação judicial de pessoas e bens, e não divórcio - apesar de constar divórcio com retificação para separação de bens e pessoas em seu assento de nascimento);
  • Quando ela voltou ao Brasil, se casou novamente sem necessariamente ter se divorciado em Portugal. Aqui ela teve mais duas filhas, sendo uma delas a minha mãe;

Na certidão de casamento brasileira, consta que ela é natural de São Paulo e não Funchal, apesar de todos os outros dados estarem corretos. E agora, minhas dúvidas:

1. É possível que ainda bebê minha avó tenha tido duas certidões de nascimento?
  2. É possível averbar o casamento realizado no Brasil, mesmo que ela não tenha se divorciado em Portugal (a separação foi de pessoas e bens)?
  3. É possível averbar o casamento e óbito com a divergência de naturalidade (nas certidões de casamento e óbito consta como brasileira, apesar de der o assento português)?

Tenho já todos os documentos em mãos e agora preciso saber se consigo dar entrada na averbação ou se preciso retificar algo.

Muito obrigado,

Victor

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.