Divergência de nacionalidade na certidão de casamento
Olá, pessoal.
Preciso de uma orientação de como proceder com relação ao pedido de averbação do casamento e óbito da minha avó. O contexto é o seguinte: minha avó nasceu no Brasil durante uma viagem dos meus bisavós, portugueses, e, com poucas semanas de vida ela voltou a Portugal, onde viveu por 35 anos antes de retornar ao Brasil, país que viveu até sua morte. Ela se casou duas vezes, uma em Portugal, enquanto viveu lá, e depois novamente aqui. Agora que complica:
- Apesar de ter nascido no Brasil, ela possui um assento português (já consegui com o arquivo da Madeira), porém, parece que ela não tem uma certidão de nascimento brasileira (estou no processo de tentar localizar);
- Minha avó casou-se em Portugal, teve três filhos e depois se separou (separação judicial de pessoas e bens, e não divórcio - apesar de constar divórcio com retificação para separação de bens e pessoas em seu assento de nascimento);
- Quando ela voltou ao Brasil, se casou novamente sem necessariamente ter se divorciado em Portugal. Aqui ela teve mais duas filhas, sendo uma delas a minha mãe;
Na certidão de casamento brasileira, consta que ela é natural de São Paulo e não Funchal, apesar de todos os outros dados estarem corretos. E agora, minhas dúvidas:
- É possível que ainda bebê minha avó tenha tido duas certidões de nascimento?
- É possível averbar o casamento realizado no Brasil, mesmo que ela não tenha se divorciado em Portugal (a separação foi de pessoas e bens)?
- É possível averbar o casamento e óbito com a divergência de naturalidade (nas certidões de casamento e óbito consta como brasileira, apesar de der o assento português)?
Tenho já todos os documentos em mãos e agora preciso saber se consigo dar entrada na averbação ou se preciso retificar algo.
Muito obrigado,
Victor