Transcrição óbito
Boa tarde!
Estou levantando os documentos para fazer a cidadania do meu pai que é filho de mãe portuguesa e já estou com quase todos os documentos para dar entrada no processo. Me faltava a certidão de nascimento de minha avó que já foi emitida e encaminhada ao Brasil (ainda não recebi, mas já tenho o documento em meio digital) onde consta a averbação do casamento com meu avô (brasileiro). Porém fiquei na dúvida sobre a transcrição do óbito, minha avó já faleceu e meu avó faleceu posteriormente a ela e minha prima, que já fez a cidadania dela, me disse que tanto o casamento quanto o óbito de minha avó já haviam sido informados / feitos em Portugal, todavia não consta na certidão de nascimento o óbito (só a averbação do casamento).
Alguém sabe me informar como consigo verificar em Portugal se o óbito realmente já foi transcrito? Se há algum e-mail onde eu possa solicitar está informação?
Desde já agradeço pela ajuda.
Obrigada,
Dani
Comentários
@Danifernanda a transcrição do óbito não é necessária para o processo de nacionalidade
contudo, você pode tentar pedir a certidão de óbito no civilonline, que existirá se tiver sido feita a transcrição (tutorial: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1)
ps.: o tutorial é para certidão de nascimento, mas é só marcar no civilonline que é de óbito
Obrigada!
Eu já fiz a solicitação.
Sabe me dizer se para enviar o processo diretamente a ACP eu preciso da certidão de nascimento original de minha avó (para a atribuição de cidadania do meu pai) eu preciso mandar a original ou passo mandar uma cópia da digital que recebi? Digo isso, pois eles enviaram para mim hoje via Correio e deve demorar um pouco para chegar a cópia física aqui no Brasil / São Paulo.
Abs,
Dani
@Danifernanda precisa da original, se ela tiver nascido antes de 1911
Ela nasceu em 1900. Então vou precisar aguardar chegar a certidão de nascimento física aqui em casa...
Muito obrigada!