Transcrição óbito

Boa tarde!

Estou levantando os documentos para fazer a cidadania do meu pai que é filho de mãe portuguesa e já estou com quase todos os documentos para dar entrada no processo. Me faltava a certidão de nascimento de minha avó que já foi emitida e encaminhada ao Brasil (ainda não recebi, mas já tenho o documento em meio digital) onde consta a averbação do casamento com meu avô (brasileiro). Porém fiquei na dúvida sobre a transcrição do óbito, minha avó já faleceu e meu avó faleceu posteriormente a ela e minha prima, que já fez a cidadania dela, me disse que tanto o casamento quanto o óbito de minha avó já haviam sido informados / feitos em Portugal, todavia não consta na certidão de nascimento o óbito (só a averbação do casamento).

Alguém sabe me informar como consigo verificar em Portugal se o óbito realmente já foi transcrito? Se há algum e-mail onde eu possa solicitar está informação?

Desde já agradeço pela ajuda.

Obrigada,

Dani

Comentários

  • @Danifernanda a transcrição do óbito não é necessária para o processo de nacionalidade

    contudo, você pode tentar pedir a certidão de óbito no civilonline, que existirá se tiver sido feita a transcrição (tutorial: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1)

    ps.: o tutorial é para certidão de nascimento, mas é só marcar no civilonline que é de óbito

  • Obrigada!

    Eu já fiz a solicitação.

    Sabe me dizer se para enviar o processo diretamente a ACP eu preciso da certidão de nascimento original de minha avó (para a atribuição de cidadania do meu pai) eu preciso mandar a original ou passo mandar uma cópia da digital que recebi? Digo isso, pois eles enviaram para mim hoje via Correio e deve demorar um pouco para chegar a cópia física aqui no Brasil / São Paulo.

    Abs,

    Dani

  • @Danifernanda precisa da original, se ela tiver nascido antes de 1911

  • Ela nasceu em 1900. Então vou precisar aguardar chegar a certidão de nascimento física aqui em casa...

    Muito obrigada!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.