Transcricao de casamento com certidão de casamento da igreja.

Pessoal, BOA tarde!

Preciso fazer a transcrição de casamento dos meus bisavós português, gostaria de saber se consigo fazer com a certidão de casamento da igreja aqui de SP com firma reconhecida, pq na certidão de casamento do cartório o nome do pai do meu bisavô está errado, está LINO ao invés de LUIS quero fugir de ter que fazer essa correção?

Alguém poderia me ajudar?

Comentários

  • @rafamaia_14 conseguiu descobrir? Estou com situação semelhante

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado July 2021

    @rafamaia_14 se a certidão do cartório foi lavrada tendo como base o casamento religioso, o cartório teria que retificar com base nisso...

    mas, respondendo a sua pergunta, pela lei portuguesa é possível a transcrição do casamento religioso católico. nunca vi essa situação na prática. se eu fosse você, questionaria o consulado sobre isso, pois em algumas situações os consulados se recusam a fazer e informam que somente direto em PT é possível (lembro de ver um relato de alguém que tentou transcrever o casamento com o assento de baptismo do nubente brasileiro e o consulado recusou informando que não faria, apenas as conservatórias em PT fariam).

    e, para complementar, além da firma reconhecida do pároco, teria que ser feito o apostilamento desse reconhecimento de assinatura.

  • Meu caso eh parecido,

    minha duvida eh a seguinte:

    o documento tem que vir da curia da igreja com firma reconhecida por autenticidade ou eh possivel reconhecer a firma por semelhanca?

    pq ai no caso eu nao ficaria dependente da boa vontade do pessoal da curia...


    valeuu...

  • @guilhermepimentel , reconheça a firma por semelhança e apostile!

    A única assinatura que tem que ser reconhecida por autenticidade é a do requerente!!

  • @Leticialele @gandalf

    Pessoal boa tarde!


    Vou mandar os documentos para lisboa processo de neto.

    No formulário tem um papel com o endereço Rua Rodrigo da Fonseca 200.

    Mais vi outros endereços na Internet com mesmo nome da rua mais com número 202 ou 198 qual eh o certo?

  • @rafamaia_14 , o prédio é imenso. Pode usar 198, 200 ou 202. Toda a correspondência chega na CRCentrais.

  • @Leticialele

    Muito obrigado por toda ajuda Letícia, já enviei a portugal e já chegou, tive um problema inesperado com um documento vc poderia me ajudar por favor.

    Meus bisavós são os portugueses, o processo é para meu pai vivo e neto do portugueses, na certidão de nascimento do meu avô filho dos portugueses está tudo em ordem tanto que por foto reprográfica tava meio ilegível aí mandei uma digitada tudo certinha apostila de Haia inteiro teor, no corpo da certidão notei que foi averbado o casamento do me avô certinho tbm, porém notei que foi averbado o óbito do meu avô em data errada e local, meu avô nasceu em 1904 e se casou em 1930, o falecimento correto dele foi em 1970 mais lá consta 1954, isso pode entrar em exigência?

    O meu pai requerente nasceu em 1944 então teoricamente as datas bateriam com o erro, eu creio que o consul não teria como descobrir esse erro somente se estive com um atestado de obtido para bater as datas, sabe me dizer se posso ter problemas com isso ou fico em paz?

  • @rafamaia_14 , relaxe.

    Seu pai nasceu antes da data errada do falecimento e o óbito não importa para a nacionalidade.

  • @Leticialele

    Sem palavras por tudo que me ajudou Deus te ilumine mto

  • @rafamaia_14 , boa sorte em seu processo! Vai dar tudo certo, confie!!

  • @Leticialele

    Boa tarde Letícia gostaria de perguntar a ti por favor uma informação que li aqui no fórum sobre uma questão de preferência a processo de nacionalidade para pessoas acima de 76 anos, enviei os documentos do meu pai para lisboa e chegou lá no dia 10/01/22 meu pai é neto dos Portugueses e meu pai tem 77 anos ira fazer 78 em 2022 tem alguma preferência na espera?

    Enviei os documentos normal sem pedir possível preferência de idade.

  • @rafamaia_14 , essa questão da prioridade por idade é decorrente da observação dos dados da planilha. Nota-se que os processos de maiores de 76 anos têm sido concluídos com mais rapidez que o normal.

    Mas isso deu uma parada, no momento. Creio que é por Lisboa estar com pessoal reduzido por causa da covid

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.