Certidão de nascimento de avó portuguesa

Boa tarde.

Tenho a certidão de batismo de minha avó portuguesa. Angelina Roza Ramos - nascida em Gestaçô, Baião, Distrito de Porto no dia 27/11/1887. Minha família deu entrada com todas as papeladas e não aceitaram a certidão de batismo on line, gostaria de saber onde posso encontrar essa Certidão de Nascimento certificada em papel? Não consigo encontrar nos Acervos Distritais de Porto, alguém poderia me dar uma força para ver se consigo essa certidão certificada? Aguardo retorno.

Comentários

  • Célia ReginaCélia Regina Member
    editado July 2021


  • Boa tarde @Célia Regina

    Dá uma olhada no site do tombo https://tombo.pt/f/bao05,

    tem um livro de bastismo de 1879 – 1893

  • Célia ReginaCélia Regina Member
    editado July 2021

    Ferpirj boa tarde.

    Então essa certidão de batismo eu já tenho, queria saber como faço para ter a certidão de nascimento certificada e apostilhada, pois essa certidão do livro não serviu, não aceitaram. Achei igual a certidão de batismo que tenho.

  • gsilvestre, boa tarde.

    Eu não consegui usar o link

  • @Célia Regina Até 1911, os nascidos eram registrados com assentos de batismo. Os livros correspondentes encontram-se nos Arquivos Distritais, alguns disponíveis para visualização, outros ainda não.

    Para solicitar um assento no Arquivo Distrital, siga o passo a passo:

    Entre no site do Arquivo Distrital que desejar. Exemplos:

    Viseu - https://digitarq.advis.arquivos.pt'

    Porto -https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/'

    Bragança - https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/', etc

    Se a certidão for de Ponta Delgada, mandar email para bpar.pdelgada.info@azores.gov.pt (Colaboração do @RafaelRR )

    Basta procurar no Google - "Arquivo Distrital de XXXXX"

    Cadastre-se , é grátis. Terá login e senha. Entrar .

    Vá em "Serviços em Linha"

    Clique em "os meus pedidos" e depois em "Novo pedido"

    Há quatro opções - Pedido de Reprodução

    Pedido antecipado de consulta - só vale para consulta presencial

    Pedido de pesquisa - é um serviço pago, mas fazem orçamento prévio

    Pedido de Informação - não serve para pesquisa.

    Para pedir certidões a serem usados em processos de Atribuição, elas têm que ser em papel, certificadas. Embora, para os portugueses, a simples cópia digital tenha valor, as Conservatórias NÃO ACEITAM cópias digitais, pois são passíveis de fraudes, infelizmente!

    Assim, entrar em "Pedido de Reprodução" (seta à direita) ;

    Marcar a opção "Preencher o formulário referente a documentos" "Paroquiais e Registo Civil" - Seguinte

    Vai abrir um formulário onde deverão ser preenchidos os campos obrigatórios (marcados com *) e os de preenchimento recomendável (marcados com ¹ ) e os de preenchimento de pelo menos um dos campos (marcados com **) , 

    Tipo de ato * - escolha "Batismo/nascimento"

    Distrito ¹ 

    Concelho *

    Freguesia *

    Nome do pai **

    Nome da mãe **

    Nome*

    Cônjuge **

    Cota atual (pode deixar em branco)

    Nº do assento ¹

    Nº da página ¹

    Data do documento Ano / Mês / Dia (a selecionar)

    Informação adicional - Qualquer informação que seja relevante, a seu juízo, para a localização do registo

    SEGUINTE

    Tipo de reprodução - Escolha Reprodução em papel

    Reprodução certificada - Marque SIM

    Nº de exemplares certificados - Coloque a quantidade que deseja (para mais de um familiar, por exemplo)

    Tipo de certidão - Escolha "Narrativa"

    Tipo de cópia - Escolha "Total"

    Finalidade - Escolha "Investigação" ou "Certificação"

    Método de entrega - Escolha "Envio por Correio Postal"

    SEGUINTE

    Verifique se tudo foi preenchido corretamente

    estando tudo certo, marque o quadradinho " Confirmo que os dados estão corretos. Se clicar em 'Cancelar', o pedido não será guardado nem enviado." 

    SUBMETER

    Eles vão preparar um orçamento, que você deverá aprovar e pagar . Após isso o documento será enviado pelos Correios. Leva umas 3 a 4 semanas para chegar.

    Fique consultando periodicamente a aba "As minhas tarefas" porque, após 10 dias sem haver manifestação do interessado, o pedido é cancelado sem aviso prévio!

    Na aba "Ajuda" há vídeos esclarecedores, se ainda houver alguma dúvida.

    As certidões costumam custar de 22 a 25 euros por pedido, incluindo o envio.

    Se forem pedidas mais cópias de um mesmo documento, o preço unitário vai diminuindo, sendo mantido, apenas, o custo de envio.

  • Célia ReginaCélia Regina Member
    editado July 2021

    gsilvestre obrigada por mandar detalhadamente o que estava escrito no link.

    Vou fazer o que está pedindo, volto á postar aqui depois se conseguir, agradeço imensamente pela ajuda, Muito obrigada.

  • @Célia Regina , o link está abrindo normalmente

  • Célia ReginaCélia Regina Member
    editado July 2021

    Ferpirj agradeço imensamente sua ajuda, obrigada.

    Se eu conseguir o documento, volto a contactar aqui.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.