Busca do meu Avô Possivel Casamento

TegTowerTegTower Member

Boa noite prezados, estou perdido, já achei nascimento do meu pai e o assento de minha Avó em Portugal.

Agora do meu Avô não consigo achar nada, já paguei busca no Cemitério (nada encontrado)

Segui o conselho da @Leticialele não foi encontrado nenhum casamento averbado em Portugal Leticia :-(.

Já procurei no Family Search com ENE possíveis filtros e sem filtros , Arquivo do Sian as certidões de casamentos (vi centena de paginas) Não encontrei nada entre 29 e 33 na mesma região onde o filho deles (meu pai) nasceu.

Sinceramente estou perdido na Certidão de Nascimento do meu Pai diz que ele é português e "casados" em Portugal , mas uma Tia minha viva me afirma que ele não era Português era 100% Brasileiro e Carioca. Então será isto uma mentira na certidão de nascimento? Eram somente amigados, e declaram "casados em Portugal" .

Não sei mais onde , o quê, e como procurar :-( .

Não consigo encontrar absolutamente nada parece que estou procurando um personagem fictício :-(

Avô:João Dos Santos ele tinha 29 anos em 1932 , (É o que diz na certidão de nascimento do meu pai) logo ele deve ter nascido em 1903/1904. (Minha Avó tinha só 19 anos.)

Mãe:Anna dos Santos

Pai: Agostinho Xavier

Comentários

  • @TegTower , em que Freguesia sua avó nasceu?

  • @Leticialele Freguesia de Travancas

    Um Adendo: Minha avó veio para o RJ em 1921 (9 anos) , em 1932 com 19 teve meu pai, Já o avô como disse ninguém na familia faz a mínima ideia de onde nasceu de onde veio, Uma Tia diz que ele era Carioca contrariando o que diz na certidão de nascimento do meu Pai "Portugues casado em Portugal".

  • Você menciona uma tia. É irmã do seu pai? Ele tem outros irmãos? Já olhou as certidões de nascimento deles (ou melhor ainda, os livros se estiverem online)? O que diz em relação ao avô (português, brasileiro, idade, de onde veio etc)? Cada escrivão colocava uma informação diferente; nisso pode aparecer algo mais sobre ele.

    Caso não tenha feito ainda, crie no Family Search a árvore genealógica de sua família. Mas acrescente o máximo de parentes possíveis que souber (irmãos do seu avô, do seu pai etc). Isso porque o sistema vai automaticamente tentando achar certidões e elos com essas pessoas. Numa certidão de casamento, nascimento etc de um desses pode aparecer algo interessante.

  • TegTowerTegTower Member
    editado July 2021

    @CarlosASP Tia no modo que tratar desde criança , na verdade ela é prima de um primo do meu pai rsrs (É a única viva que ainda me deu algo relevante) Fora ela todos já morreram meus tios verdadeiros, pais, outros primos do meu pai etc...

    No caso seria uma outra Árvore. Sim Já montei Arvore e não me apareceu nenhum registro, o sistema não encontrou nada :-( .

  • @TegTower , se ela casou em Portugal, a certidão de casamento não estará nos livros dos Arquivos Distritais.

  • @Leticialele então onde pode estar? (onde procurar?)

  • @TegTower , ela deve ter casado após 1911. Só pedindo uma certidão de casamento pelo civil online você pode ter a certeza de que o casamento ocorreu em Portugal.

  • TegTowerTegTower Member
    editado July 2021

    @CarlosASP @Kleber Silva Aguiar @guimoss Ele era Português sim, deve ter ido e vindo para o Brasil algumas vezes. nascido em 1903 ou 1904 pode ser que seja de travancas (não sei ao certo), não existe nenhum banco de dados pra filtrar isto por filiação? ( sem ser o familysearch, pois no mesmo os filtros nada correspondeu ) só o registros de batismo "manuais" checar um por um com aquelas letras :( ?

    Filiação é

    Mãe:Anna dos Santos

    Pai: Agostinho Xavier

  • @TegTower

    A grande maioria dos livros de batismo portugueses pré-1911estão digitalizados, mas não indexados. Um ou outro AD tem isso feito para alguns períodos.

    Por isso se tenta achar as freguesias por vias indiretas, através de outras certidões, emissão de passaporte, registros de serviço militar etc.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.